Jornal do Cariri
Inscrições para III Semana de Artes Visuais encerram esta semana
Tema neste ano será "Curanderias da Arte em Tempos de Ebulição"
Edições anteriores aconteceram de forma presencial. Foto: Carlene Cavalcante, Verônica Leite, Carlos Robério Silva
Joaquim Júnior
21/10/20 8:30

Entre os dias 26 e 30 de outubro acontece a III Semana do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Com o tema “Curanderias da Arte em Tempos de Ebulição”, o evento será totalmente on-line e não se limita aos acadêmicos da instituição. Desta forma, artistas, produtores culturais, professores da rede pública e outros educadores podem se inscrever nas webconferências e webinários que integram a programação, que ainda conta com oficina, exposição virtual e lives com intervenção artística de grupos culturais. As inscrições para o evento permanecem abertas até esta sexta-feira (23).

Como explicou o professor Dr. Sérgio Vilaça, coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri, é comum que os cursos promovam eventos acadêmicos como complemento e avaliação das atividades de graduação. No caso das Artes Visuais da Urca, acontecem a Mostra Didática e a Semana do Curso: o primeiro tem como objetivo debater os resultados das disciplinas e processos, por meio de exposições e seminários; a Semana, por sua vez, possui produção mais complexa e conta com convidados para troca de experiências com a comunidade do Cariri.

“O terror de uma pandemia, o enclausuramento compulsório, o distanciamento social e a aberração política atual foram os principais fatores que inspiraram esta terceira Semana. Cujo tema é ‘Curanderias em Tempos de ebulição’. Como estava a saúde de um Curso e de uma Universidade que foi obrigada a parar as aulas presenciais?”, questiona Sérgio Vilaça.

Como lembra o professor Dr. Fábio José Rodrigues, as atividades do curso de Licenciatura em Artes Visuais foram iniciadas em agosto de 2008. Na trajetória, encontraram dificuldades como a falta de professores e de edificações para funcionamento do curso. A primeira edição do evento, em 2013, teve como tema “Artista/Professor/Pesquisador: territórios simultâneos de atuação”. Quatro anos depois, em 2017, a segunda edição teve como tema “Convergências Culturais: De dentro para fora, de fora para dentro”. Em ambas, parcerias com instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri foram firmadas.

Fábio Rodrigues destaca, ainda, que os temas são articulados com questões abordadas na arte contemporânea do cenário nacional e internacional. “Sendo a Arte conhecimento humano, sua dimensão representacional e presentacional provocam inquietações, questionamentos, perguntas no lugar de respostas, admiração, distanciamentos. Portanto, as ações promovidas pela Licenciatura em Artes Visuais do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da URCA, aproximam a universidade como lugar da formação inicial e continuada com a sociedade de um modo geral. A Arte é um conhecimento que se sustenta no tripé artista/arte/público”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ