Infraestrutura é desafiada por fortes chuvas em Juazeiro
Juazeiro registrou maior chuva nesta segunda-feira
Foto: Patrícia Silva
Natália Alves
19/12/23 0:00

O Ceará registrou precipitações em 93 municípios nesta segunda-feira (18), com chuvas intensas em algumas cidades, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Juazeiro do Norte teve o maior índice pluviométrico, com 104,5 mm, seguido por Graça (90mm) e Guaraciaba do Norte (88mm). As precipitações causaram transtornos em pontos já conhecidos pela população, com moradores impossibilitados de transitarem em algumas localidades, por conta do alagamento.

A Rua Manoel Balbino da Silva, no Bairro Lagoa Seca, teve parte do calçamento tomado pela chuva, além de formação de crateras e fios de postes derrubados. A Avenida Plácido Aderaldo Castelo, que faz cruzamento com a Rua Possidônio Bem, trecho conhecido como Lagoa da Apuc, ficou intransitável, após extenso alagamento, causando transtornos para populares e comerciantes do local. A drenagem do trecho é um desejo antigo dos moradores.

O principal cruzamento que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha, a Avenida Leão Sampaio, é mais um trecho que sempre causa transtornos aos populares. Diversos veículos ficaram ilhados na manhã desta segunda-feira (18), além de um muro de uma residência ter sido derrubado pela força das chuvas. Com o intenso alagamento, um ônibus da empresa Via Metro tentou passar pelo local, mas ficou preso.

Nas redes sociais, moradores relatam as consequências das fortes chuvas em Juazeiro do Norte. “No trecho próximo ao supermercado Assaí, na Avenida Padre Cícero, está tudo alagado, não tem como os carros passarem. As chuvas não têm nada a ver com isso, o problema é a infraestrutura”, comenta um morador do bairro São José, que tentou passar pelo local enquanto chovia. Além de Juazeiro, Milagres e Granja também registraram índices pluviométricos consideráveis, com 33.5mm e 33.4mm, respectivamente.

De modo geral, a previsão de chuvas é até esta quarta-feira (20), de acordo com a Funceme, com intensidade variando entre moderada e forte. As precipitações estão relacionadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que colabora com o aumento das chuvas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ