Jornal do Cariri
Influencer antes da internet: Jonathann Kiss
Professor da UFCA planeja escrever biografia de Jonathann Kiss
Foto: Arquivo pessoal
Robson Roque
24/05/22 15:30

Conhecido por sua inserção na alta sociedade caririense, sobretudo em Juazeiro do Norte, o promotor de eventos, radialista, decorador e editor de revistas, Jonathann Kiss, foi brutalmente assassinado em 10 de setembro de 2000. Mais de 20 anos depois, a biografia dele será escrita por meio de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A iniciativa é coordenada pelo professor Thiago Coutinho, que classifica Jonathann como influenciador de uma geração sem internet.

“Jonathann Kiss foi um marco para todas LGBTs do Cariri, tanto para as que conviveram com ele, quanto para as que só o conheciam pela fama. O seu jeito peculiar de se vestir, os seus cabelos, a sua ousadia marcou, sem dúvida, o movimento LGBT”, considera o professor Thiago. O assassinato repercutiu na imprensa nacional, com destaque no extinto Linha Direta, da Globo. Um dos suspeitos do crime foi entrevistado em 2002, pela Bandeirantes. Mas a história de Jonathann Kiss será contada para além do crime em si.

“Quando você coloca Jonathann Kiss no Google, só aparece, praticamente, notícia sobre o triste assassinato dele. Acho muito injusto que uma personagem tão complexa e fascinante seja lembrada por um crime de homofobia”, argumenta o professor.

Thiago Coutinho destaca outros adjetivos da vida do colunista social: era um empresário muito peculiar, comunicador, organizava desfiles de moda, treinava modelos. "Jonathann foi um abridor de portas para muitas modelos e artistas”, finaliza o professor. As pesquisas para a biografia começaram em agosto de 2021, com perspectiva de publicação em 2024.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ