Jornal do Cariri
Incidência de chuvas pode seguir em agosto
Chuva considerada fora de época é atribuída às áreas de instabilidade
Foto: Arquivo/ JC
Joaquim Júnior
09/08/22 8:30

O mês de agosto prenuncia a chegada dos meses mais quentes do ano. Entretanto, a incidência de chuvas e um tempo mais ameno permanecem – o que causou estranhamento em parte da população. O fato é atribuído às áreas de instabilidade, que contribuem para a formação das nuvens de chuva. A informação é de Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

“A pós-estação chuvosa no Ceará foi uma das melhores dos últimos anos”, afirma Meiry, ao explicar que o fenômeno das áreas de instabilidade é observado há alguns meses e permanece em agosto. “Essas chuvas também fazem com que a gente tenha uma sensação de que está mais frio que o normal, porque já era esperado um pouco mais de calor. Mas, do ponto de vista das medições meteorológicas, os termômetros estão indicado valores dentro do esperado para o período”, afirma.

A meteorologista conta que os modelos de previsão numérica estão indicando que, em agosto, as chuvas ainda devem permanecer no Ceará pelo menos nos próximos dias. Do Cariri, os municípios de Mauriti e Santana do Cariri estão entre aqueles que mais apresentaram desvio percentuais de chuva no mês de junho. Enquanto a normal climatológica é de 13,3 mm e 12,3 mm foram observados 512,2 mm e 484,1 mm, respectivamente. No Estado, o volume acumulado de 76,5 mm de junho ficou 104,1% acima da normal climatológica – maior registro desde 2004. Em julho, o volume acumulado foi de 26,1 mm – crescimento de 69,7%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ