Jornal do Cariri
Idab está toda podre, aponta auditoria
01/06/21 0:00

Documentos obtidos com exclusividade pelo Jornal do Cariri mostram um mar de irregularidades na prestação de serviços da Idab na UPA Limoeiro e no Hospital São Lucas, em Juazeiro do Norte. A comprovação das fraudes foi possível por intermédio de uma auditoria executada pela própria prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde. Ciente que precisa oferecer um serviço de qualidade à população, a Prefeitura acionou a Secretaria de Saúde, que identificou ilegalidades e fez um parecer com 12 recomendações e advertências sobre as falhas ocorridas nos comprovantes dos repasses da prefeitura com a existência de despesas insuficientes. A auditoria cobra, no item 3, a apresentação de todos os comprovantes de pagamentos de salários e tributos incidentes sobre a folha de pagamento mensalmente na prestação de contas. O maior problema apontado no documento da Saúde: “a prestação de contas apresentada pela Idab para comprovar a quitação de suas obrigações decorrentes do custeio do mês de março de 2021, da UPA Limoeiro, não se presta ao fim para o qual foi determinada a sua obrigatoriedade. Isso porque não apresenta praticamente nenhuma comprovação de despesa, visto que não recebemos notas fiscais em relação a custos, boletos e, principalmente, comprovantes de pagamento, mesmo tendo sido apresentada aos 19 de abril de 2021, exatamente 10 dias após o pagamento do recurso do mês de março de 2021”.  

Idab deve ter contrato rompido e é logo

O rastro identificado pela própria auditoria da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juazeiro do Norte deve antecipar o destino da Idab no Município: seu contrato tende a ser rompido. As fraudes apontadas nos documentos da Saúde são irrefutáveis. O prefeito Glêdson Bezerra diz não compactuar com nenhuma ilegalidade, muito menos  denúncias de superfaturamento no pagamento de serviços e contratos, além da falta inexplicável de medicamentos e insumos na UPA Limoeiro e no Hospital São Lucas. Numa prova de transparência da administração, o controlador Wilson Melo esteve na Câmara dos Vereadores e anunciou que as denúncias contra a Idab serão encaminhadas para o Ministério Público de Juazeiro do Norte. A situação da Idab é insustentável no Município. Essa organização social não tem mais condições de permanecer prestando qualquer serviço, principalmente agora, que o Jornal do Cariri está disponibilizando todo o teor da auditoria em seu site, para que a sociedade tenha conhecimento das fraudes que a Idab é acusada de cometer com o dinheiro da saúde de Juazeiro do Norte.

Debate com Pergentina salva Wilson Melo
 
O tão esperado embate entre o vereador Capitão Vieira e o controlador de Juazeiro do Norte, Wilson Melo, acabou abafado pela boa impressão causada, junto aos vereadores, pela secretária de Educação, Pergentina Jardim. Na sua segunda convocação, a secretária aproveitou o tempo na tribuna para informar aos vereadores sobre as ações, tirar dúvidas sobre medidas e ouviu críticas dos parlamentares. A secretária Pergentina, sempre de forma muito educada e atenta, agradou ao plenário do Legislativo juazeirense. Conquistou aos vereadores, que a cercaram de elogios, agradecendo a atenção dispensada à Casa. Bem diferente de Wilson Melo, que acabou confrontandoCapitão Vieira e avisou que continuará usando as redes sociais para criticar a Casa. Essa postura agressiva foi condenada até pela base do prefeito Glêdson Bezerra. A desculpa de Melo, que suas críticas ocorrem como cidadão, e não ocupante do cargo de Controlador do Município, não convenceu ninguém. E nem poderia. Foi aconselhado por todos os vereadores a baixar a bola e ser mais humilde.

Giovanni resolve agora ser deputado
 
O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, anunciou sua pré-candidatura a deputado federal. Avisou a pretensão ao governador Camilo Santana e ao prefeito Glêdson Bezerra, de quem, já disse aos quatro ventos, espera contar com o apoio. Impossível, pois ao ser indicado vice-prefeito de Glêdson, deu a palavra que não seria candidato nem a deputado estadual nem a federal. Essa falta de palavra de Giovanni irritou tanto ao Governador, quanto ao prefeito de Juazeiro. Camilo deve se dedicar a eleição de Fernando Santana à Câmara Federal e Glêdson tem falado em apoiar a candidatura do presidente do Podemos, Fernandão. Ciente que não tem espaços políticos e que está rompendo compromissos, Giovanni tenta convencer o governador Camilo a dividir os colégios de Fernando Santana. Essa possibilidade é nula. Mesma chance do prefeito Glêdson apoiá-lo, pois na campanha o candidato a federal era Normando Sóracles. Com a partida de Normando, Glêdson se articula para fortalecer sua administração. Quanto a Giovanni, sua missão é concluir o mandato de vice-prefeito. Foi eleito para exercê-lo e assim precisa exercê-lo, ajudando a honrar os compromissos assumidos em praça pública por Glêdson e ele com o povo juazeirense. Sair na metade do mandato pode parecer traição.

Prévias do PSDB ajudam Tasso candidato

O PSDB divulgou hoje as regras das prévias do partido que escolherá em outubro o candidato a presidente da República. O grande vitorioso dos critérios da escolha do futuro presidenciável tucano foi o senador Tasso Jereissati. E o governador João Doria foi o grande derrotado. Essa informação é um golpe nas pretensões de Ciro Gomes chegar ao Planalto. Não há como dois candidatos do Ceará continuarem na corrida à sucessão do presidente Bolsonaro. Na última pesquisa divulgada pela revista Exame, Lula lidera no Ceará. Bolsonaro é o segundo, com pequena diferença para Ciro. Quando é colocado o nome de Tasso, Ciro despenca do 3° e fica empatado com Tasso em 4°. Quem tira votos de Ciro é Tasso. A comissão que coordenará as prévias definiu que os votos dos filiados sem mandato valerão apenas 25% do total. Os outros 75% serão dados por três grupos diferentes. O 1° é composto por prefeitos e vice-prefeitos filiados ao PSDB. O 2° inclui vereadores, deputados estaduais e distritais. O 3° terá deputados federais, senadores, governadores e os ex-presidentes da legenda.

Capitão Wagner se lança ao Abolição

A disputa pelo Governo do Ceará começou bem mais cedo do que em eleições passadas. A oposição centro-direita dos Ferreira Gomes resolveu lançar a pré-candidatura do deputado federal Capitão Wagner, no último sábado (29), durante solenidade de entrega do título de cidadania na Câmara Municipal de Acopiara. Lá, Capitão Wagner admitiu que não foi ao Cariri fazer o lançamento de sua candidatura na região, também neste último final de semana, devido “ as circunstâncias do covid”. E ressaltou: “ meu nome está à disposição, sendo lançado com a nossa pré-candidatura (ao Abolição). Estou com muita alegria, um sentimento de leveza muito grande, para construir no nosso estado do Ceará, um projeto capaz, que seja capaz de libertar nosso estado das facções, que tenha saúde pública de qualidade, educação e emprego, que é o que importa”. Além de Wagner, os FGs ainda terão seu candidato ao Governo, como também a aliança PT-MDB. A sucessão do governador Camilo deve pegar fogo em 2022.

Camilo sem direito a recuar do Senado

Há tempo para uma tomada de decisão. Porém, crescem as pressões sobre o governador Camilo sobre seu futuro político. Não há mais grandes dúvidas que Camilo será candidato ao Senado na chapa dos Ferreira Gomes. Como também não há mais espaço dentro do PT do Ceará para acreditar na possibilidade de um palanque duplo, através de uma aliança do PDT apoiando Ciro Gomes e Camilo votando em Lula. Essa chance deve ser descartada. O recado foi dado pelo próprio Lula ao dono do PT cearense, deputado José Guimarães. Assim, Camilo continua insistindo nesse acordo, entretanto sabe que seu destino político requer uma tomada de decisão. Ou Camilo deixa o PT para ser candidato a senador na chapa dos FGs, ou fica no governo do Ceará e não concorre ao Senado. A segunda hipótese hoje está descartada. Desse modo, a solução mais viável para o governador Camilo é conversar com Lula e ingressar no PSB, para ser candidato a senador, no entanto, assegurando que irá apoiar sua candidatura ao Planalto. Pergunta: Ciro e Lula como se comportarão diante desse caminho que Camilo quer percorrer nas eleições. O tempo responderá a todos esses questionamentos.
 
 Disse me disse...

Presidente Jair Bolsonaro decidiu se filiar ao Patriotas. Quem deve segui-lo no Ceará são os deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante.

No Cariri, todos os diretórios municipais do Patriotas sofrerão intervenção. Agora, a legenda está sob controle da família Bolsonaro.

Num grande entendimento com a direção nacional, e contando com o aval do atual presidente regional, Heitor Freire, o deputado federal Capitão Wagner está se filiando ao PSL.

Wagner chega ao PSL para assumir a direção estadual. Heitor Freire será o vice-presidente.

Mais três deputados federais negociam suas filiações: Danilo Forte, Vaidon e Pastor Jaziel.

Com cinco deputados federais,  o PSL se torna a maior bancada no Ceará ao lado do PDT. E trabalha para eleger um federal no Cariri.

Como anunciado por esta coluna, o ex-candidato a prefeito do Crato, Aloísio Brasil, deve mesmo se filiar ao PSD de Domingos Filho.
 
O encontro para acertar os detalhes aconteceu no dia 28, em Fortaleza. A articulação é do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, que esteve presente.
 
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, esteve no Cariri nos dias 28 e 29. Foi a vários municípios fazendo articulações políticas.
 
Roberto está apresentando a candidatura da filha, Fernanda Pessoa, à Câmara Federal. Atualmente, Fernanda é deputada estadual.
 
Com poucas exceções, no Cariri, Roberto Pessoa vota em Argemiro Sampaio para estadual. A outra opção no estado é Firmo Camurça.


Desculpe a ignorância, agora que o modelo das prévias no PSDB favorece ao senador Tasso Jereissati, Ciro Gomes pensa em desistir de sua candidatura presidencial?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ