Hospital projeta centro de alta complexidade em oncologia
Equipamento tem nome em homenagem a beato católico
Foto: Jardel Matos
Natália Alves
06/08/24 10:06

O Hospital São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, pode virar um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), ampliando o diagnóstico e tratamento para todos os tipos de câncer. Na última quarta-feira (31), a unidade inaugurou o primeiro complexo oncológico pediátrico do interior do Ceará, que irá atuar no diagnóstico e tratamento de câncer em crianças e adolescentes.

O equipamento faz homenagem a Carlo Acutis, beato católico conhecido como “Padroeiro da Internet”, que faleceu aos 15 anos vítima de leucemia, tipo de câncer comum entre crianças e adolescentes. O complexo foi construído a partir de doações destinadas à unidade, da Receita Federal e de empresas parceiras.

Hoje, o hospital é classificado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), garantindo atendimento para os cinco tipos de câncer mais prevalentes. Tornando-se Cacon, a unidade poderá oferecer infraestrutura adequada à prestação de assistência de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de câncer. “Quando o hospital passar a ser Cacon conseguirá atender mais pessoas e também com efetividade no tratamento, pois passará a dispor de todo tipo de tratamento”, complementou a secretária estadual da saúde, Tânia Mara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ