Homicídios no Crajubar representam 59% das mortes no Cariri em 2022
Juazeiro e Crato lideram número de assassinatos em 2022
Foto: Governo do Ceará
Robson Roque
22/11/22 14:00

Maior conglomerado urbano do Cariri, o triângulo formado por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha soma 95 homicídios entre os dias 1o de janeiro e 18 de novembro de 2023. A quantidade de assassinatos no Crajubar representa 59% do total de 161 mortes no período, conforme dados coletados pelo Jornal do Cariri junto à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará.

Assim como em anos anteriores, Juazeiro do Norte lidera como o município caririense mais violento, com 58 assassinatos. Crato está logo em seguida, com 29 homicídios. Completam a lista Mauriti e Missão Velha, com dez e nove mortes, respectivamente, e Brejo Santo e Barbalha, que têm oito ocorrências cada cidade. Por outro lado, cinco municípios não tiveram registros do tipo este ano: Antonina do Norte, Caririaçu, Granjeiro, Penaforte e Santana do Cariri.

Pessoas jovens, com idade abaixo dos 30 anos, são as maiores vítimas de crimes letais, em um total de 84 homicídios (52% do total). A média de idade é de 30 anos. Os homens formam o perfil majoritário: são 144, em comparação com 18 mulheres mortas.

Segundo os dados da SSPDS, um homem de 21 anos e uma senhora de 78 foram vítimas de latrocínio, isto é, roubo seguido de morte. Duas mulheres, de 27 e 53 anos foram mortas em casos de feminicídio. A arma de fogo é o principal meio usado pelos agressores, em 137 dos 161 assassinatos, seguida pela arma branca, com 18 registros e “Outros meios” em sete casos.

Há casos em que pessoas de uma mesma família são mortas, a exemplo de um duplo homicídio no dia 21 de julho, quando mãe e filha, de 46 e 16 anos, foram mortas a tiros. No dia anterior outro membro da família também foi baleado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ