Homem é preso por furto de energia em Juazeiro
No ano passado, mais de 180 pessoas foram presas por furto de energia no Ceará
Foto: Ascom Enel Ceará
Jornal do Cariri
29/01/26 9:15

Durante ação de rotina realizada em Juazeiro do Norte, um homem foi preso por furto de energia em uma residência no bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte. De acordo com a Enel Distribuição Ceará, a operação, que resultou em um Auto de Prisão em Flagrante (APF), foi conduzida em parceria com forças de segurança. O suspeito foi encaminhado à delegacia, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis. Somente neste ano, foram realizadas 13 operações especiais no combate a esses crimes, resultando em nove prisões em flagrante no Ceará. Durante o ano passado, mais de 180 pessoas foram presas por furto de energia no estado.

Tais ações, segundo a Enel, integram o conjunto de medidas contínuas da distribuidora para combater o furto de energia, reforçar a segurança da população e garantir a integridade da rede elétrica. “Como forma de combate, a Enel Ceará realiza inspeções regulares, com base em análise técnica e em operações conjuntas com a Secretaria da Segurança Pública. Além disso, também são feitas inspeções em sucatas e pontos de reciclagens em busca de materiais furtados”, afirma.

Furto de energia é crime

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. “As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa, então acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Eduardo Gomes, responsável Inspeções da Enel Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE