Jornal do Cariri
Hemocre Crato inicia serviço de recuperação intraoperatória de sangue
Prática possibilita reinfusão no próprio paciente durante a cirurgia.
Foto: Hemoce/ Divulgação
Joaquim Júnior
24/07/21 8:30

O serviço de recuperação intraoperatória de sangue, técnica que faz reaproveitamento de sangue do próprio paciente, agora é oferecido no Hemocentro Regional de Crato, unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A técnica foi realizada pela primeira vez no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha, na quarta-feira (21).

O responsável pelo serviço é o Hemoce, que conta com 20 profissionais aptos para o procedimento no Estado – três deles estão na unidade do Crato. A prática, conforme apresentado, ocorre por meio de uma máquina automática de autotransfusão, conhecida como Rios/Cell Saver, que realiza a recuperação do sangue perdido em procedimentos cirúrgicos de grande porte, possibilitando a reinfusão no próprio paciente durante a cirurgia.

O procedimento é utilizado, principalmente, em transplantes de órgãos sólidos, cirurgias cardíacas, vasculares e ortopédicas, pacientes em que a religião não permite a realização de transfusão e com tipos sanguíneos raros. As informações são do Hemoce.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ