JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Hemoce realiza campanha para doação de sangue no Carnaval
Demanda por transfusão de sangue aumenta nos feriados prolongados
Foto: Ismael Azevedo
Joaquim Júnior
25/02/25 9:30

Com a proximidade do Carnaval, uma preocupação comum durante os feriados prolongados retorna: os estoques dos bancos de sangue. No Cariri, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que atua a nível estadual, realiza a campanha “Não há alegria maior que salvar vidas”. O intuito é atrair aos hemocentros os doadores para suprir a demanda por transfusões de sangue que, normalmente, aumenta em feriados prolongados.

“Antes de pular o Carnaval, dê um pulinho no Hemoce”, convida Naiana Pinheiro, coordenadora de captação de doadores do Hemoce Crato. Como ela lembra, não há existe outra forma de obter o sangue que não seja através da doação, daí a importância no gesto. “Afinal, a doação de sangue é um ato de responsabilidade social, uma responsabilidade de todos nós”, menciona, ao chamar os doadores para que ajudem as pessoas que estão precisando antes de cair na folia carnavalesca.

Segundo a coordenadora, os períodos de feriados prolongados como o Carnaval exigem maior atenção devido ao aumento no número de acidentes e internamentos e à diminuição no número de doações, já que as pessoas viajam para aproveitar as festas ou descansar. “Então aumenta a demanda e diminui o número de doações. Aí precisamos intensificar as nossas campanhas, as convocações”, explica, ao convocar tanto as pessoas que já doam como aquelas que nunca doaram para que doem pela primeira vez.

“Precisamos que as pessoas tenham essa disponibilidade, esse ato de solidariedade, esse gesto de generosidade”, enfatiza. A campanha de Carnaval segue até a próxima sexta-feira (28), com ações como blitzes e bloquinho da solidariedade. “Ressaltamos, também, a importância das pessoas lembrarem da doação de sangue não só nesses períodos, mas sempre. Afinal, sempre temos pacientes e pessoas que estão precisando das doações de sangue”, conclui, ao apontar a necessidade que a doação de sangue seja entendida como um ato de responsabilidade social que deve ser feito de forma regular para que esses estoques estejam sempre suficientes para atender a todos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE