Jornal do Cariri
Hemoce esclarece mitos e verdades sobre doação de sangue
Ato voluntário contribui para que vidas sejam salvas
Foto: Tiago Stille/ Hemoce
Joaquim Júnior
28/02/22 11:00

Em todo Ceará, inclusive na região do Cariri, a atuação do Centro de Hematoloia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) contribui para que vidas sejam salvas através da doação de sangue voluntária. Diante de dúvidas e especulações, a instituição, vinculada à Secretaria Estadual do Ceará, preparou material que desmistifica e esclarece informações sobre o tema:

1. Doar sangue é seguro?

Verdade. A doação não traz dano ao doador. A coleta é feita por profissionais especializados e todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o voluntário passa por uma avaliação clínica antes de doar, momento em que são avaliadas suas condições físicas e comportamentais.

2. Quem tem tatuagem não pode doar sangue?

Mito. Doze meses após a realização do procedimento é possível se candidatar à doação.

3. Quem teve covid-19 pode doar sangue?

Verdade. Dez dias após a completa recuperação da doença é possível se candidatar à doação.

4. Só pode doar sangue se souber o tipo sanguíneo?

Mito. Não é necessário saber o tipo sanguíneo para doar. Na doação, junto com a bolsa de sangue, são coletadas amostras para exames, testes sorológicos e tipagem sanguínea; 24h após o procedimento é possível verificar o tipo sanguíneo por meio do site: doador.hemoce.ce.gov.br.

5. Mulheres podem doar sangue durante o período menstrual?

Verdade. Não existe nenhum impedimento. É necessário, no entanto, estar com a taxa de hemoglobina no valor mínimo de Hb 12,5g/dL.

6. A doação de sangue afina o sangue?

Mito. Doar sangue não afina nem engrossa o sangue.

7. Menores de idade podem doar?

Verdade. Os jovens de 16 a 17 anos podem doar. Basta apresentar o Termo de Consentimento padrão preenchido e assinado por pais ou responsável legal. O Hemoce disponibiliza no site o documento para download.

8. Doar sangue vicia?

Mito. A doação de sangue não está vinculada a nenhum tipo de dependência.

9. Pessoas com piercing podem doar?

Verdade. Se o piercing for aplicado em locais como orelha, mamilo e umbigo, é possível realizar a doação, desde que não haja inflamação e/ou infecção. Se a joia for aplicada em local sem condições de avaliar a antissepsia, o candidato à doação deverá aguardar 12 meses após a colocação.

Se feito nas mucosas nasal, oral ou genital, o voluntário não poderá doar enquanto estiver com piercing. Quando retirá-lo, terá de esperar 12 meses para voltar a doar sangue. Nessas regiões existe um risco considerável de contaminação por bactéria.

10. Após a primeira doação, o voluntário tem de doar todo mês?

Mito. As mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano. Já os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano. O doador fica livre para doar quando quiser, desde que respeite os intervalos.

Com informações da Ascom do Hemoce

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ