Jornal do Cariri
Guimarães percorre o Cariri referendando nomes do PT
26/09/23 0:00

Depois de passar pelas principais cidades do Crajubar, o deputado federal José Guimarães percorreu o Cariri, referendando novos prefeitos filiados e fortalecendo nomes para 2024. Líderes como o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, estão na frente da preferência do partido na região. Na Plenária do Município, Guimarães fez questão de destacar a liderança regional de Figueiredo. O PT de Campos Sales será comando pelo prefeito João Luíz; mesmo caminho seguido por Tarrafas, que está nas mãos de Taiano Martins, filiado no fim de semana. Guimarães tirou o partido do comando dos ex-prefeitos Maria Girleuda e Neto Alcântara, hoje, na oposição. Os dois são ex-padrinhos políticos de Taiano. Bem encaminhada, ficou a filiação do prefeito do Barro, George Feitosa, que esteve na Plenária do Município. George é do MDB de Eunício Oliveira, que está nada satisfeito com a situação. Guimarães confirmou, ainda, o comando do PT de Salitre para o ex-prefeito Rondilson Ribeiro, na disputa com Agenor Ribeiro. Ou seja, são muitas as aquisições, mas acompanhadas de desgastes.

Base do PT de Mauriti surpresa

O ex-prefeito de Mauriti, Isaac Júnior (PT), tem surpreendido a base petista no Município, ao afirmar que pode disputar as eleições de 2024. Isaac Júnior foi eleito em 2020 e acabou renunciando ao cargo, segundo informações, por problemas de saúde. Agora, Júnior avalia que o prefeito João Paulo, estaria desgastado e colocando em risco o projeto de reeleição. A decisão de Júnior está longe de ser unanimidade no partido, mas ninguém dúvida que ele tem coragem e força para derrubar João Paulo. A posição afasta lideranças do PDT, que trabalhavam para reatar a aliança rompida desde a eleição de 2016, que levou o ex-prefeito Mano Morais ao poder. João Paulo se mantém inerte à situação e há quem duvide se ele sabe da trama.

Vereadora de Jardim entre as melhores

A vereadora de Jardim, Liliana Linhares (PSB), é a única parlamentar do Cariri selecionada para o prêmio “Medalha Mulher Destaque Brasil”, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). A premiação, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba, no dia 29, reconhece a atuação de parlamentares mulheres que se destacam com ações e propostas voltadas ao fortalecimento do papel da mulher na política. Liliana tem se destacado pelo debate feminino na política e na articulação junto a lideranças estaduais, tanto do Parlamento quanto do Executivo. Inevitável que a atuação com reconhecimento nacional coloque seu nome entre os prováveis para a disputa a Prefeitura de Jardim em 2024.

Contas de Giovane Guedes podem tirá-lo do páreo

Um dos encontros do deputado federal José Guimarães no Cariri, durante o fim de semana, foi com o ex-prefeito de Araripe, Giovane Guedes. As fotos se tornaram públicas, a pauta do encontro não. Apesar do sigilo, não é difícil imaginar o teor da conversa. Giovane tem esperança de que a mini reforma eleitoral, que tramita na Câmara, seja aprovada a tempo de entrar em vigor para as próximas eleições. A proposta faz mudanças na Lei da Ficha Limpa, que pune políticos condenados ou que tiveram contas desaprovadas. E as contas são a preocupação de Giovane. Suas contas chegaram à Câmara desaprovadas pelo Tribunal de Contas e o parecer deve ser seguido pela maioria dos vereadores.

Enquanto isso...

Ainda em Araripe, o ex-prefeito Giovane assiste à articulação na Câmara para deixá-lo fora do páreo. A base do prefeito Cícero de Deus (PDT), que não quer o ex-prefeito como adversário, garante que não haverá perdão.

Com o parecer pela desaprovação, Giovane precisa de dois terços dos votos da Câmara, o que é bem difícil. Sabedor do movimento para inviabilizar sua candidatura, Giovane pediu ajuda a Guimarães. Há esperança!

Em Nova Olinda, o prefeito Ítalo Brito, mesmo sem filiação ao PT, já sente as vantagens de ser aliado. Levado pelo deputado estadual Marcos Sobreira (PDT), o prefeito esteve com o governador Elmano de Freitas, no dia 19.

Durante o encontro, a notícia de um investimento de R$ 5 milhões em obras ligadas a saúde, como a conclusão do Hospital Municipal. Claro, o secretário Leonardo Brito estava presente para se familiarizar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ