JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Guimarães descarta concorrer à sucessão de Arthur Lira
10/10/23 0:00

O líder do Governo Lula, José Guimarães, parece ter se convencido que não há apoios e nem espaço dentro da base do governador Elmano de Freitas, para viabilizar sua candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte, se a opção do deputado Fernando Santana não se impor dentro do PT. A alternativa que pode surgir é de um candidato de um partido aliado ao Abolição. Nesse cenário, surgem dois nomes: o ex-prefeito Arnon Bezerra, que está no PDT e pode deixar partido, migrando para o PSB ou outra legenda, ou o deputado Davi Macedo, do MDB. Quem também defende a sua inclusão como um candidato é o vice-prefeito Giovanni Sampaio. Essa desistência de Guimarães, e essa lista com poucas opções de candidatos, pressionam ao lançamento do melhor candidato, na opinião do ministro da Educação, Camilo Santana: Fernando Santana. Outra decisão de Guimarães foi anunciada nesta segunda (09), em entrevista ao jornal OGLOBO. Guimarães descartou ser candidato à presidência da Câmara dos Deputados, no lugar de Arthur Lira, ou o PT ter um nome nessa disputa eleitoral: “Acho difícil”. E completou, comentando a existência de três candidatos a esse cargo - Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP): “É cedo para falar. A Câmara terá que sentar e discutir isto. Essa pressa não é boa, temos um ano e meio para discutir. Acho, aliás, que podem surgir outros nomes.” Guimarães também criticou a defesa do Congresso definir as datas das liberações dos recursos das emendas: “O Congresso ter um calendário de pagamento de emendas não seria correto. A execução é um direito do Executivo. O Congresso aprova o Orçamento, e os parlamentares têm direitos sobre as emendas, é claro. Tem que haver critérios, transparência e carimbo.”

Giovanni rompe oficialmente com prefeito Glêdson

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio (PSD), anunciou o que todo mundo já sabia: está rompido politicamente com o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). O anúncio “oficial” veio através de um vídeo, em que Giovanni responde a alguém ligado a Glêdson e que avalia que o vice não tem voto. “Tem gente que diz: Giovanni diz que tem influência, mas não tem voto”, disse Giovanni, retrucando que pode não ter voto, mas que tem posição e isso é importante em uma eleição. Em 2024, o vice-prefeito avisa que estará no palanque comandado pelo ministro Camilo Santana e pelo governador Elmano de Freitas. Mesmo se colocando como subordinado à liderança de Camilo, Giovanni não abre mão de manter-se como pré-candidato a prefeito. Sabe que as chances são mínimas e que o nome preferencial de Camilo e da base governista é o deputado estadual Fernando Santana.

Giovanni trabalha para indicar vice de Fernando

 A manutenção da pré-candidatura de Giovanni Sampaio para prefeito de Juazeiro do Norte tem um objetivo: emplacar o candidato a vice na chapa governista. Está no segundo mandato de vice e não poderá mais ser reeleito ao cargo. Giovanni esteve no casamento do jovem Rachedy Bender, filho do empresário e ex-candidato a prefeito, Gilmar Bender, quando disse que seu nome para substituí-lo na disputa, na chapa que enfrentará Glêdson, é de Diogo Machado. Giovanni quer atrair Bender para a base governista e isolar Glêdson de vez. Bender é o único que permanece ao lado de Glêdson. É a última fronteira de apoio para Glêdson. Diogo é genro de Bender e foi secretário na administração de Glêdson, mas saiu na campanha de 2022 e não voltou mais. Apesar de não querer voltar e estar afastado da gestão, Diogo não anunciou, até agora, o rompimento com Glêdson.

Opção por Diogo Machado depende de desistências

Giovanni Sampaio aposta na negativa dos ex-prefeitos Arnon Bezerra e Raimundo Macedo, em apontar um nome para vice na chapa governista, comandada pelo deputado Fernando Santana. Arnon e Raimundão já teriam deixado clara a posição de não brigar pela vaga de vice-prefeito. Giovanni estaria concorrendo na indicação de Diogo Machado, apenas com o presidente da Câmara de Juazeiro, vereador Capitão Vieira, apadrinhado do deputado Yury do Paredão. Essa escolha passará necessariamente pelo ministro Camilo, que prioriza a eleição no município como fundamental para a reeleição do governador Elmano em 2026. Camilo ainda acalenta um sonho de ser o candidato do PT ao Planalto, em 2026, se o presidente Lula resolver não disputar um novo mandato, ou em 2030, quando acredita já terá como apresentar os êxitos de sua gestão à frente do ministério da Educação ao Brasil.

Pedro Lobo se articula com a oposição cratense

 Decidido a disputar a Prefeitura do Crato em 2024, o vereador Pedro Lobo (PT) continua esticando a corda. Pedro Lobo tem garantido que sua paciência acabou e que será candidato no ano que vem, de qualquer jeito. Chegou a dizer que cansou de balançar bandeiras. Bem articulado com o PT e os partidos da Federação no Crato (PCdoB e PV), mas sem espaços na cúpula do governo do Crato, Pedro Lobo entende que não será o nome indicado pelo PT. Ciente de estar excluído, começou a se aproximar de lideranças da oposição, como Aloísio Brasil e os ex-prefeitos Zé Adega e Ronaldo Matos. Os três estariam dispostos a apoiar Pedro Lobo, caso ele deixe mesmo o PT e concorra por um partido da oposição ao prefeito Zé Ailton Brasil. O problema é que o União Brasil, partido de Aloísio Brasil, não decidiu receber Pedro Lobo no partido, para ser o candidato contra o nome apoiado pelo governador Elmano, ministro Camilo Santana e prefeito Zé Ailton Brasil. Pedro Lobo precisa arranjar um partido, se resolver mesmo deixar o PT.

Nova direção do PDT ameaça afastar Guilherme

O confronto entre o senador Cid Gomes e o Diretório Nacional do PDT terá graves consequências para os pedetistas ligados ao Abolição. Por decisão do presidente nacional do PDT, deputado André Figueiredo, foi extinto o Diretório Regional do PDT- Ceará, por estar com prazo de validade vencido. Foi nomeada uma Comissão Provisória, presidida por Cristina Brasil. E as mudanças não param por aí. Cid Gomes está ciente que seu cargo como líder do PDT no Senado Federal está ameaçado. A bancada pode se reunir ou até mesmo assinar um documento aprovando seu afastamento da função. As reações continuarão, diante da determinação de Cid Gomes guerrear com o comando nacional do partido. A Comissão Provisória estuda afastar o deputado estadual Guilherme Landim da liderança do PDT na Assembleia. E trocar os membros das mais importantes comissões técnicas - CCJ e Orçamento - criando entraves para o Governo Elmano dentro do Poder Legislativo cearense. Esse conflito de Cid Gomes com o presidente nacional André Figueiredo tem um claro perdedor: o próprio Cid Gomes. Todas essas medidas adotadas por André Figueiredo estão respaldadas pelo presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, e por Ciro Gomes. Sem ter como reagir, só restará a Cid deixar o PDT. Já os quatro deputados federais e 10 estaduais só poderão sair na janela partidária de março de 2026. O PDT não dá carta de anuência a nenhum parlamentar.

Disse me disse…

Giovanni Sampaio conversou com prefeito Glêdson, no final de semana,  quando explicou sua decisão de tornar público o seu rompimento.

Prefeito Glêdson ouviu, e não fará nenhuma declaração pública. Continua confiante que o sucesso de sua administração será a razão para o eleitor de Juazeiro reelegê-lo.

No Crato, o vereador Lucas Brasil vai mesmo trocar o PCdoB pelo PSDB. Lucas tem o controle do partido tucano, mas espera a janela para se filiar.

Lucas deixa a base do prefeito Zé Ailton Brasil, para tentar se viabilizar para a disputa de 2024. O incentivo vem do pai, Roberto Brasil. O PSDB garante a legenda.

O presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano, articula com Roberto Cláudio a direção do PDT do Crato, hoje, sem comando.

A movimentação foi motivada pela desfiliação do vice-prefeito André Barreto. Florisval foi coordenador da campanha de Roberto Cláudio no Crato.

Desculpe a ignorância, o cerco está se fechando para Fernando Santana ser o candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, da base do governador Elmano?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE