Jornal do Cariri
Guimarães defende escritório do BNDES para a região
Começa articulação para escritório do BNDES no Cariri
Reprodução Redes sociais
Jornal do Cariri
07/02/23 0:00

Ao avaliar o grande potencial econômico da região do Cariri, nas mais diversas áreas, o deputado federal José Guimarães (PT) defende a implantação de um escritório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na região. A afirmação aconteceu durante o Seminário “Cariri do Futuro”, no sábado (04), em Crato.

Leia a edição do Jornal do Cariri desta semana clicando aqui

Guimarães fez referência ao debate como identificador de demandas e garantiu que levará a proposta ao presidente do BNDES, o ex-deputado federal Aloísio Mercadante. Para Guimarães, essa é uma necessidade para o Cariri e outras regiões com grande potencial econômico.

O evento, que contou com as presenças de políticos, lideranças sindicais, sociais e de entidades de classes, foi promovido pelo gabinete da liderança do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados, hoje, ocupado por Guimarães. Entre as demandas recebidas, a ampliação do Curso de Medicina da UFCA para outros municípios e instalação de hospital universitário e veterinário.

As discussões abrangeram, ainda, áreas como turismo, educação, saúde, infraestrutura, segurança, mobilidade urbana e desenvolvimento regional. Segundo Guimarães, a ideia é tornar o evento um fórum permanente de debates para receber e encaminhar as demandas da região. As propostas colhidas no sábado serão encaminhadas aos governos federal e estadual.

Anfitrião do evento, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), falou da importância do encontro e mencionou questões relacionadas ao meio ambiente e ao turismo, potenciais do Município. O prefeito defendeu uma unidade regional para o fortalecimento dos municípios. “É momento de lutarmos para que os projetos sejam postos em prática, para assim haver cada vez mais desenvolvimento e fortalecimento do nosso Crato amado e do Cariri”, disse.

Presentes ao evento, o prefeito de Assaré, Libório Leite (PDT), destacou a importância do evento como espaço de debate para toda a região. Segundo o gestor, o evento ajudará no encaminhamento das demandas dos municípios junto aos governos. Edimilson Leite (PDT), prefeito de Caririaçu, foi às redes sociais para destacar o evento e o trabalho desenvolvido por Guimarães para Caririaçu e os municípios do Cariri.

Os prefeitos de Barbalha, Guilherme Saraiva; Milagres, Cícero Figueiredo (PT); Jardim, Aniziário Costa (PT); Várzea Alegre, Zé Helder (MDB); Missão Velha, Dr. Lorim; e Potengi, Edson Veriato (PT); também participaram do evento. Segundo levantamento da coordenação, 23 prefeitos e vice-prefeitos estiveram presentes.

Também participaram do encontro, os deputados estaduais Davi Macedo (MDB) e Di Assis Diniz; e os reitores da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O’ Lima Júnior; e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness.

Para Guimarães, foi o momento de escutar para encaminhar as prioridades. “É por meio da escuta que entendemos quais são as principais necessidades do povo. Esse seminário será fundamental para pautar a nossa atuação política e, assim, continuar lutando para atrair cada vez mais recursos para essa região tão importante e querida do nosso Estado”, avaliou.

Ao final, Guimarães recebeu propostas das mãos de representantes de entidades como UFCA e Urca, e movimentos de Mulheres e Indígenas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ