Jornal do Cariri
Guerra de estratégia na disputa eleitoral em Milagres
02/08/22 0:00

Em Milagres a disputa eleitoral deste ano promete. O candidato a prefeito derrotado em 2020, Abraão Sampaio, aposta na divisão do grupo ligado ao prefeito Cícero Figueiredo (PDT). Candidato pelo PSD com apoio do ex-prefeito Hellosman Sampaio, Abraão resolveu seguir voo solo e se filiou ao PT. Rompeu com Hellosman e foi para a base de Figueiredo, já que o PT é da base. Agora, o esperto Abraão se antecipou ao anunciar seus candidatos como sendo da base petista e ratificou tudo na convenção estadual do partido, no sábado (30). Vai de Lula, Camilo e Fernando Santana. Só errou ao deixar de fora da sua chapa o deputado federal José Guimarães. Para federal, vai de Yury do Paredão, que bate de frente com o PT para eleger Capitão Wagner e Jair Bolsonaro. Figueiredo ainda conversa com sua base para decidir entre Elmano Freitas e Roberto Cláudio, mas já anunciou o estadual Guilherme Landim e os federais André Figueiredo e Guimarães. A guerra de estratégia está acirrada. É esperar se ela influenciará em 2024.

Em Várzea Alegre, Zé Helder está no muro

É fato que o MDB indica o candidato a vice na chapa encabeçada pelo deputado estadual Elmano Freitas ao Governo do Estado. Decisão pacificada dentro partido? Longe disso! Em Várzea Alegre, por exemplo, o prefeito Zé Helder se diz indeciso e justifica que vai se reunir com a sua base para decidir entre os candidatos Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT). Definições apenas nos nomes a estadual e federal, que vale salientar, não serão do MDB. Zé Helder e sua base votarão em Guilherme Landim para estadual e Domingos Neto para federal. Até agora, a direção do MDB não se manifestou sobre a rebeldia. Zé Helder era tido como um prefeito de fidelidade inabalável. O que aconteceu?

Tática do cada um para um lado em Abaiara

A tática do “cada um para um lado para depois se juntar” parece a preferida na base do prefeito Afonso Tavares (PT), em Abaiara. Mesmo filiado ao PT, Afonso deve votar em Roberto Cláudio, candidato do PDT ao Governo do Estado. A tarefa de votar no petista Elmano Freitas ficou para o vice-prefeito Ângelo Furtado, o Angim. Ao lado de Raul Dantas, presidente do PT local, Angim liderou comitiva para a convenção estadual do PT e confirmou o apoio aos candidatos do partido. O grupo, composto ainda pelo ex-vice-prefeito Leondinha, vai fazer o palanque de Camilo, Elmano e os deputados estadual Fernando Santana e federal José Guimarães. Já Afonso vai de Roberto Cláudio, Guilherme Landim e André Figueiredo.

MP estadual ordena investigação em Aurora

Não adiantou os pedidos do prefeito de Aurora, Marcone Tavares, para que os críticos se calassem em respeito às vítimas do acidente com um ônibus escolar do Município, que transportava atletas amadores no fim de semana do dia 23. O Ministério Público do Estado, em Fortaleza, abriu “procedimento administrativo extrajudicial”, para investigar as causas e as responsabilidades do acidente que matou três. O veículo era de uso da Secretaria de Educação e exclusivo para o transporte de alunos em dias úteis. A pergunta é quem vai ser responsabilizado pela tragédia: a secretária de Educação, Adana Tavares, primeira-dama do município, o prefeito Marcone ou a empresa responsável pelo serviço. Vai sobrar improbidade.

Enquanto isso...

Longe das discussões políticas sobre sucessão estadual, o prefeito de Campos Sales, João Luiz (PDT), comemora a vitória sobre o Ministério Público do Estado, na queda de braço da realização do CampFest.

Não adiantou orientação nem ação judicial pedindo a suspensão da festa. O MP foi vencido e a festa mantida entre os dias 26 a 30. O MP questionava o valor de R$ 1,5 milhão para um Município que está sob decreto de emergência.

Em Caririaçu, a tática de se dividir para se unir no final parece se repetir. Apesar de não ter se pronunciado oficialmente, a informação é que o prefeito Edmilson Leite (PDT) vai se manter ao lado de Roberto Cláudio.

Mas a decisão de apoio ao candidato do PDT não é unânime no grupo de Edmilson. O vereador Acácio Leite, primo de Edmilson, esteve na Convenção do PT referendando seu apoio a Elmano Freitas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ