Jornal do Cariri
Greve geral das prefeituras consegue adesão do Cariri
22/08/23 0:00

A greve geral das prefeituras brasileiras está marcada para o próximo dia 30 de agosto. O presidente da Associação dos Prefeitos do Ceara (Aprece), Júnior Castro, está confiante que 100% das 184 prefeituras do Ceará venham a parar, exigindo a recomposição do GPM dos municípios. A realidade, hoje, no Ceará, já aponta 132 prefeituras aderindo à paralisação total de seus serviços. No Cariri, 55% das prefeituras confirmaram que vão fazer greve. Ou seja, das 29 prefeituras, 16 já decidiram parar. E esse número deve crescer ainda mais. As duas maiores prefeituras do Cariri - Juazeiro do Norte e Crato - através de seus prefeitos Glêdson Bezerra e Zé Ailton Brasil - confirmaram que vão aderir e liderar o Cariri, pressionando o Governo Lula para resolver essa queda de arrecadação. O presidente da Aprece, Júnior Castro, declarou que o movimento tem crescido. “50 prefeitos cearenses estiveram reunidos em Brasília com a nossa bancada, que ficou solidária e está mobilizada para convencer o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a resolver essa grave crise financeira vivida pelas prefeituras brasileiras. E no Ceará, o quadro é ainda mais complicado, disse o presidente Júnior Castro.


Nelinho surpreende aliados ao aceitar ir para Russas
 
Um dos nomes para a disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, o ex-deputado Nelinho Freitas (MDB), parece estar desistindo dessa disputa. Acomodado pelo Governo do Estado, com cargo no gabinete do governador Elmano de Freitas (PT), Nelinho dá sinais que vai mesmo é tentar uma incursão em Russas, onde seu pai já foi prefeito e ainda nutre uma grande liderança. Nas redes sociais, o ex-deputado publicou reuniões e visitas a lideranças durante a semana passada. Nelinho assumiu estar conversando sobre demandas para o Município e se colocou à disposição para trabalhar por Russas e o Vale do Jaguaribe. Em Juazeiro do Norte, a publicação foi entendida como desistência. Teria jogado a toalha. Resta saber, se a mudança não faz parte de uma estratégia do Governo Elmano para Nelinho.
 
Yury está de malas prontas para se filiar ao MDB

 
Depois ter sofrido processo de expulsão do PL, o deputado federal caririense Yury do Paredão negocia com o MDB de Eunício Oliveira a sua filiação. Yury tem um convite do deputado federal José Guimarães, para se filiar a um partido da base governista de Elmano de Freitas, mas, ao que parece, Yury negocia por conta própria com Eunício. Mas Yury ainda enfrenta muitos problemas para se livrar do PL. Yury disse que tem uma carta de anuência, mas o partido nega. Entre os aliados do PL, a informação é que há uma estratégia de segurar Yury até a janela partidária, deixando-o sem indicação nas comissões. Na conversa com Eunício, Yury terá que abrandar as tensões deixadas depois da eleição. Os avanços de Yury sobre os colégios eleitorais de Eunício contribuíram para o baixo desempenho da chapa emedebista. Yury se ofereceu para reforçar o MDB, para Eunicio disputar o Senado em 2026. Yuri chega no partido sabendo: em Juazeiro do Norte, a legenda continuará com o ex-prefeito Raimundo Macedo e seu filho, Davi.
 
Leitão articula apoio e partidos para ser candidato
 
O promotor aposentado Leitão Moura foi a Fortaleza conversar com o ex-candidato ao governo, Roberto Cláudio. Aliado em 2022, Leitão cobrou o retorno do apoio para a eleição do próximo ano. Quer ser candidato a prefeito do Crato e garantiu que já trabalha para se viabilizar. Alega está reunindo partidos para sua base. Recentemente, conseguiu, com a influência do senador Cid Gomes, o Podemos cratense. A nova comissão provisória já foi encaminhada. Na base governista, ligada ao prefeito Zé Ailton (PT), a dúvida é se Leitão cumprirá o acordo fechado para manter o comando da Expocrato. Leitão teria se comprometido em apoiar o candidato lançado pelo prefeito Zé Ailton Brasil. Apesar das articulações, Leitão está com sua imagem abalada, depois de se negar a fazer uma prestação de contas públicas da Expocrato.
 
Vereador ameaçado em Crato é caso de polícia
 
A Câmara do Crato está passando por maus momentos. Depois de uma vereadora ser agredida verbalmente durante uma sessão, agora, foi a vez do vereador Matheus Leite dizer que foi alvo de perseguição e até ameaça física. Em uma das sessões da última semana, houve uma denúncia da presença de dois homens armados no plenário da Casa. A polícia chegou a ser acionada, mas não encontrou os suspeitos. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Matheus Leite expôs todo o caso e acusa um suplente, e aponta como principal responsável por essa suposta ameaça, o ex-policial militar, Erasmo Morais. Erasmo está prestes a assumir uma cadeira na Casa e tem gravado vídeos criticando Matheus e sua família. Segundo Matheus, as ameaças já acontecem há meses. E disse mais: “ele é perigoso”. O caso está sob exames da Mesa Diretora da Câmara do Crato.
 
Três mil empregos gerados em Juazeiro do Norte


O vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana, um dos nomes favoritos para ser o candidato do PT à sucessão do prefeito Glêdson Bezerra, anunciou hoje uma boa notícia para Juazeiro do Norte: “Serão gerados mais três mil novos empregos na região do Cariri, partindo de Juazeiro do Norte. A empresa AeC, o call center que vocês conhecem, que já tem quatro mil empregos, será ampliado. Faz tempo que essa empresa vem buscando essa ampliação. Eu fui levado a essa empresa pelo prefeito Glêdson e pelo vice-prefeito, Dr. Giovanni Sampaio. Os dois, me pediram para que a gente fizesse uma articulação, e levasse o projeto da ampliação ao nosso governador Elmano que, de cara, abraçou esse projeto. O terreno do Sebrae, em frente ao Centro de Apoio ao Romeiro, será cedido em uma espécie de cessão, para a empresa, por 20 anos. Será elaborado o documento, para que lá ela se instale e possa gerar esses três mil novos empregos”. E Fernando completou: “Se a gente conseguir vencer a burocracia, na segunda-feira, dia 28, o governador Elmano vai assinar o termo autorizando a construção desse empreendimento”.


Disse me disse…
 
O deputado federal André Figueiredo veio ao Cariri na quinta-feira passada (17), para saber o que Cid Gomes conversou na sua passagem pela região.
 
Presidente licenciado do PDT, André conversou com algumas das lideranças contactadas por Cid. Quis saber como foram as conversas.

O presidente Lula (PT) virá ao Ceará em setembro. Ainda sem data, o presidente volta ao Estado para lançar o Novo PAC. O anúncio foi feito pelo líder do Governo Federal, José Guimarães, nesta segunda-feira (21).  O deputado José Guimarães quer reforçar o PT de Juazeiro do Norte. Recentemente, convidou o vereador Padre Paulo para se filiar ao partido.

Se Padre Paulo aceitar, Guimarães comprará briga com o diretório municipal. Há uma resolução proibindo filiação de vereador com mandato.

A direção do PV do Crato esteve com o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) para conversar sobre a eleição de 2024. O PV faz parte da federação com o PT.

O PV cratense anunciou a Zé Ailton que não comporá a chapa majoritária. Quer ajuda do prefeito para fortalecer sua chapa ao Legislativo do Crato. Saiu satisfeito.

Desculpe a ignorância, até prefeito cearense está fazendo greve contra queda no FPM?

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ