JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Governo inicia trâmites para implantação da Casa da Mulher Cearense em Juazeiro
Juazeiro do Norte e Sobral receberão o equipamento de proteção social
Espaço é referência na atenção a mulheres em situação de violência. Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
07/10/20 11:00

Os trâmites para início de construção das unidades da Casa da Mulher Cearense (CMC), em Juazeiro do Norte e Sobral, estão em andamento. O equipamento funciona como espaço-referência na atenção às mulheres em situação de violência. A implantação acontece através da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com interveniência técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

As obras integram o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III). A implantação da estrutura física dos dois equipamentos contará com investimento total de R$ 7,4 milhões; desse valor, 70% são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida de 30% pelo Governo do Ceará.

As Casas da Mulher Cearense são inspiradas na Casa da Mulher Brasileira (CMB), iniciativa do Governo Federal surgida em 2015 e que conta hoje com uma unidade em Fortaleza, administrada pelo Governo do Estado através da SPS. Cada Casa deve funcionar como centro de atendimento humanizado e especializado à mulher em situação de violência, reunindo a rede socioassistencial e o Sistema de Justiça, como Delegacia, Juizado Especial, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.

Estruturalmente, cada CMC é concebida seguindo o programa de necessidades do projeto-padrão federal. A edificação possui pavimento único, com seis blocos em torno de um pátio central coberto: Administração, Delegacia, Tribunal, Atendimento Psicossocial, Ministério Público e Defensoria, e Bloco de Apoio.

“Desenvolvemos o projeto da Casa da Mulher Cearense no intuito de conceber um espaço ideal para as vítimas de violência nas cidades do Interior, e com isso, prezar pela segurança e privacidade dessas mulheres. Seguimos o padrão do programa federal das CMBs, inclusive já ativo no Ceará, mas adequando às demandas de cada cidade”, detalha a diretora de Projetos de Edificações da SOP, Aline Cordeiro.

Com informações de Ariton Lima Júnior, Ascom SOP

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE