Jornal do Cariri
Governo Federal reconhece emergência em municípios do Cariri
Araripe sofre com problemas de abastecimento desde 2012
Foto: Natinho Rodrigues
Natália Alves
20/03/24 11:30

Mais de 30 cidades do Ceará estão em situação de emergência, por seca ou estiagem, devido ao cenário do El Niño, que provoca o aumento das temperaturas e a escassez de chuvas. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência nos municípios de Campos Sales, Salitre e Araripe, aconselhando medidas para conter os avanços dos efeitos climáticos.

A decisão emergencial em Araripe foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quarta-feira (13). Em fevereiro deste ano, o Município havia publicado um decreto, oficializando a situação de emergência, devido à inconstância das chuvas, alegando dificuldade para o abastecimento de água. O documento afirma, ainda, que os problemas com abastecimento e fornecimento de água têm prejudicado os moradores e animais desde 2012.

Medidas estão sendo tomadas para combater a situação, sob coordenação da Defesa Civil, onde os agentes do órgão entram em residências para prestar socorro ou, se necessário, realizar evacuação de residências. O decreto também permite o uso de propriedade particular, em caso de perigo iminente, caso seja assegurado indenização posterior ao dono do imóvel, em caso de dano.

“No contexto atual de alocação de água, existe uma condição relativamente favorável para atender às demandas dos diversos usos. No entanto, em um cenário de seca prolongada, podem acontecer déficits no atendimento”, explicou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ