Governo Elmano lança campanha contra violência das mulheres
07/03/23 0:00

O efeito da tragédia com a presidente da Câmara, Yanny Brena: o governador do Ceará, Elmano de Freitas, lançou neste domingo (05), durante o clássico Ceará versus Fortaleza, na Arena Castelão, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Combate ao Feminicídio. Governador anunciou também o primeiro ato da campanha #EuTôNaDefesa.  “Lutamos para que o estádio seja um ambiente cada vez mais acolhedor para as mulheres e para enfrentar as terríveis estatísticas que relacionam o aumento da violência doméstica às rodadas de futebol”. Nesse comitê serão realizadas reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento. O governador Elmano e sua secretária das Mulheres, vice-governadora Jade Romero, abraçaram de verdade essa luta para erradicar a violência e os femicídios no Ceará, especialmente no Cariri, que é um mal.

#EuTônaDefesa visa combater feminicídios

Para levar ao público a mensagem de combate à violência e aos casos de feminicídio no Ceará, especialmente no Cariri, por articulação do Governo Elmano, através da secretaria das Mulheres, comandará pela vice-governadora Jade Romero, os jogadores alvinegros e tricolores entraram em campo carregando uma faixa com os dizeres: “Vamos jogar juntos na defesa. Diga não à violência contra a mulher”. Na camisa, o número 180, que acolhe denúncias, e no habitual espaço para nome, #EuTôNaDefesa. Durante o jogo, o capitão de cada equipe permaneceu com a braçadeira lilás, com o número 180 grafado. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, ressaltou a importância do envolvimento dos clubes cearenses de futebol para dialogar com as torcidas. “É muito bom quando os times trabalham em harmonia na defesa de uma ação, a favor do direito e respeito às mulheres. Um trabalho como esse não tem cor, não tem escudo, não tem lado. Tem que ser de todo mundo, e no estádio, infelizmente, tem coisas que são totalmente condenáveis e não podemos achar que é normal. O futebol não pode ser vetor para isso”.

Fernando defende Secretário da Casa Civil

Está tensa a relação entre os deputados estaduais e o secretário da Casa Civil, Maxi Quintino. O gatilho para a indignação que provocou até a recusa do presidente Evandro Leitão em atender e retornar uma ligação do secretário Maxi foi a demora dele em fazer o mesmo com deputado Renato Roseno. Durante três dias, Roseno insistiu em ter uma agenda com Maxi. Mesmo, que fosse via ligação telefônica. Queria discutir temas de Estado como direitos humanos. Maxi se manteve irredutível e não o atendeu. Alega cumprir ordens. Com o vazamento dessa crise, entre Casa Civil e Assembleia, usou seu amigo e vice-presidente Fernando Santana como bombeiro. Nas suas redes sociais, Fernando publicou: “assumiu a pasta, com toda determinação que fez por onde passou. De conduta ilibada e técnico de mão cheia dos quadros do Estado, fará um grande trabalho ao lado do nosso governador Elmano”. Ninguém discute a competência do secretário Maxi Quintino. Apenas precisa ser mais acessível na relação com o Poder Legislativo.

Vai ter disputa na Câmara de Juazeiro do Norte

 A trágica morte da presidente Yanny Brena, deve abrir mais uma disputa pelo comando da Mesa Diretora na Câmara de Juazeiro do Norte. A discussão será feita após os sete dias de luto oficial, que suspendeu, inclusive, as sessões desta semana. O debate será em torno dos artigos 58 e 43 do Regimento Interno. No primeiro instante, houve dúvidas sobre a eleição, mas a assessoria jurídica da Casa deve confirmar a análise de vacância, por não se tratar de impedimento ou ausência. Apesar da discussão ter sido gerada dentro da Câmara, a grande maioria dos vereadores não tem se colocado no debate, argumentando que a Câmara ainda chora a morte da sua presidente. Verdade seja dita, os vereadores estão respeitando o luto e prometem fazer a discussão no momento certo e com a seriedade que o assunto merece, respeitando a história da presidente Yanny Brena. A ordem é manter Raimundo Júnior no cargo e fazer homenagens à jovem vereadora assassinada. Detalhe, Raimundo Júnior não demonstra nenhum entusiasmo em concorrer ao cargo.

 Plantação de comentários negativos contra vereadores

 Os vereadores estariam em plena articulação para pressionar por mais renúncias de, pelo menos, dois dos cinco membros da atual Mesa Diretora de Juazeiro Norte. Assim, não há suplentes suficientes para preencher as vagas. As renúncias forçariam uma nova eleição. Esse era apenas um de uma série de comentários disseminados, ainda durante o velório da vereadora Yanny Brena. Não procede esse assunto. Os vereadores, sequer, tocaram sobre o futuro da Câmara. Darlan Lobo, Capitão Vieira Neto, Márcio Joias e Adauto Araújo, vereadores cotados para concorrerem, agiram com muita correção diante da tragédia. Nada de política. A sucessão deve demorar ainda algumas semanas, até a temperatura voltar à normalidade no Legislativo juazeirense. Quem também não demonstrou nenhum interesse em antecipar esse debate sucessório foi o prefeito Glêdson Bezerra. Ao contrário, presente a todo momento, elogiava a vida pública da presidente Yanny Brena, com quem mantinha uma relação política de alto nível, dentro dos padrões republicanos. Tanto que o novo presidente da Câmara, deve seguir o modelo implantação na gestão Yanny Brena. Para honrar sua curta passagem.

 Elmano não se envolve nas eleições do Cariri

Está batido o martelo. O governador Elmano de Freitas conversou com o ministro da Educação, Camilo Santana. Após fazerem avaliações, ficou resolvido:  caberá somente a Camilo a coordenação das escolhas dos candidatos aliados ao Abolição no Cariri. Ciente de sua responsabilidade, o ministro da Educação não quer antecipar o debate eleitoral. Contudo, há algumas decisões já tomadas: o prefeito Guilherme Saraiva será candidato apoiado por ele e governador Elmano em Barbalha. A dúvida: se Guilherme irá trocar o PDT pelo PT. Essa filiação partidária depende de acordos, que ainda estão em andamento. Em Juazeiro do Norte, as chances de um apoio à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra são mínimas. Mas, Camilo sabe que há tempo para escolher o candidato. A secretária Onélia Santana, hoje, não seria candidata. E nem está nos seus planos disputar às eleições para prefeito. No Crato, quem decidirá o candidato do PT, com aval de Elmano e Camilo, é o prefeito Zé Ailton Brasil. No sábado (4), Elmano e Camilo estiveram no polo gastronômico da Sabiaguaba, em Fortaleza. Curtiram o local e falaram muito sobre política.

 Disse me disse…

 O ex-chefe de gabinete do prefeito Glêdson Bezerra, Carlos Macedo, já trabalha para concorrer à Prefeitura de Juazeiro do Norte em 2024. Tem abordado o assunto com várias lideranças e, por último, tentou convencer o Dr. Lucildo Leite, recém filiado ao PT, a embarcar no projeto.

 Nelinho agradeceu ao MDB do Ceará, mas descartou assumir como secretário executivo da Secretaria de Esportes do Estado.

A resposta foi dada ao deputado estadual Danniel Oliveira, responsável pela articulação. Nelinho avalia não estar sendo prestigiado pelo MDB. Queria ser secretário de Esportes.

 E a corrida eleitoral na base do prefeito Zé Ailton está se intensificando. Rondinele e André Barreto passaram a semana pelas comunidades.

Presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano, fica rifado da sucessão, se não ingressar no PT. Elmano e Camilo definiram que o candidato no Município será petista.

Desculpe a ignorância, até quando o Cariri vai continuar chorando a morte de vítimas de feminicídios?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ