JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Governo do Ceará lança Plano Estadual para população em situação de rua
Plano foi construído de forma participativa
Foto: Claudio Rocha
Joaquim Júnior
20/08/25 9:00

No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, o Governo do Ceará oficializou a entrega do Plano Estadual para a População em Situação de Rua. O documento, que orientará ações de 2025 a 2028, foi elaborado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com o Conselho Estadual de Garantia de Direitos para a População em Situação de Rua e Superação de Rua (Cepop). O plano foi construído de forma participativa e teve como base encontros regionais realizados em Fortaleza e região metropolitana, além do Cariri e em Sobral, reunindo população em situação de rua, gestores públicos e movimentos sociais.

De acordo com Lidiane Rebouças, secretária-executiva de Políticas sobre Drogas da SPS, o lançamento do Plano Estadual servirá para enfrentar barreiras, garantindo acesso à saúde, educação, segurança, moradia e renda. Como aponta, o desafio agora é transformar o plano em políticas permanentes. “Ainda enfrentamos situações de violência institucional e de preconceito. O apoio que o governador Elmano de Freitas e a vice-governadora Jade Romero têm nos dado é fundamental para que possamos avançar de forma intersetorial e garantir que a superação da rua seja possível”, concluiu.

Para o coordenador-geral de Reinserção Social da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD/MJSP), Raphael Calazans, esse processo é essencial. “Não basta formular políticas públicas distantes, é necessário construí-las com as próprias pessoas afetadas por elas. É nesse sentido que pensamos a política de drogas centrada nas pessoas e a reinserção social como um campo de acesso a direitos”, afirmou.

Com informações da Ascom SPS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE