Governo do Ceará e União assinam ordens de serviço para obras do Ramal do Salgado e Cinturão das Águas
Milhões de pessoas serão beneficiadas com os projetos
Foto: Ascom Governo do Ceará
Joaquim Júnior
20/12/23 8:40

Nesta terça-feira (19), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinaram ordens de serviço para o início das obras do Ramal do Salgado e para a retomada das obras do Lote 3 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Ambos os projetos oportunizará que milhões de pessoas tenham acesso à água do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) e garantirá o aumento hídrico de toda região do Cariri.

Conforme explica o Governo do Estado, o Ramal do Salgado faz parte do projeto original da estrutura do Eixo Norte da Transposição do São Francisco e vai permitir que 4,7 milhões de pessoas de 54 cidades cearenses tenham acesso à água do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). O Ramal do Salgado terá uma infraestrutura total de 34,3 quilômetros de extensão e será responsável pelo transporte de água do São Francisco desde o Ramal do Apodi, na Paraíba, até o leito do Rio Salgado, ampliando a capacidade de entrega de água para o Ceará e reduzindo em 150 km a viagem das águas até o Castanhão.

Por sua vez, a obra do Lote 3, que começa no Município de Barbalha, passa pelo município de Juazeiro do Norte e finaliza no município do Crato, representará aumento da garantia hídrica da Região do Cariri. Ele possui 25,34km de canais e 8,89km de sifões. A assinatura autoriza a contratação de empresa para elaboração de projeto básico/executivo e execução das obras remanescentes de engenharia necessárias à conclusão do Lote 03 do 1o Trecho – Jati/Rio Cariús do Projeto Cinturão das Águas do Ceará – CAC.

Atualmente, os lotes 1, 2, e 5 do Cinturão das Águas já estão concluídos e com água. No total, as obras estão com 75% de execução, faltando apenas a conclusão dos lotes 3 e 4. Em 2023, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) aportou um recurso de R$ 150 milhões para continuidade das obras dos lotes 03 e 04 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

Ao expressar alegria pelo ato antes de concluir o primeiro ano de mandato, Elmano demonstrou alegria e tranqüilidade por, junto ao ministro Waldez, representando o presidente Lula, dar essas ordens de serviço. “Obra muito importante, ainda mais no momento em que nós estamos sabendo que tem uma previsão de seca em 2024 e não sabemos como será em 2025, nem em 2026. Portanto, acelerar essa obra é muito estratégico, muito importante para o povo cearense”, complementou. O ministro Waldez Góes destacou a importância de poder, ao Estado, proporcionar benfeitoria para tantos cidadãos brasileiros. “Eu quero, em nome do presidente Lula, reafirmar todos os compromissos com as políticas públicas que são prioridade para o povo nordestino”, pontuou o ministro do Desenvolvimento Regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE