Jornal do Cariri
Governador pressionado pela covid
23/02/21 0:00

Os números da covid no Cariri impressionam pelo crescimento diário, tanto aos prefeitos da região quanto ao governador Camilo Santana. Esse cenário não é diferente de Fortaleza e região metropolitana. Desse modo, aumenta as pressões do setor de saúde do Governo Camilo para a adoção de medidas mais radicais no Estado, tais como a implementação de um lockdown, por no mínimo 14 dias. O governador Camilo Santana resiste. Sabe das dificuldades econômicas pelas quais passam a sociedade cearense. Só que os dados da covid, especialmente da variante P1, não param de subir. Não há mais leitos disponíveis. E como declarou Camilo: há um limite para a criação de novos leitos. O 1° Damo de Icó, Neto Nunes, saiu do município atrás de um leito. Sua peregrinação durou quase quatro dias. Não encontrou nem no Cariri, nem em Iguatu, nem em Fortaleza. Conseguiu a vaga com a morte de pacientes internados no Monte Klinikum, em Fortaleza. Mas, precisa de uma UTI. E ainda não tem. É essa realidade que choca e obrigou o Governo do Piauí a decretar lockdown, e o da Bahia a estender o toque de recolher das 20h às 5horas. O quadro no Ceará tem se deteriorado.


Destino político de Pedro Bezerra


O confronto aberto entre o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o deputado federal Pedro Bezerra ganhou novos capítulos, com a decisão de Jefferson de tomar o partido no Ceará, após o voto de Pedro Bezerra a favor da manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira. Esse conflito tem pela frente muitas perguntas a serem respondidas. O ex-prefeito Arnon Bezerra é um amigo de Roberto Jefferson e não gostaria de deixar o controle do PTB no Estado em outras mãos. Entretanto, em 2022, não pretende compor na linha de frente de apoio à reeleição do presidente Bolsonaro. Prefere não ter nem ele nem o deputado Pedro Bezerra protagonismo nas eleições presidenciais no Ceará, pois Ciro Gomes será candidato. Hábil, Arnon tenta se entender com Roberto Jefferson. Não é fácil, contudo não descartem que os dois podem se entender. São velhos companheiros do trabalhismo em Brasília.


Pedro Bezerra deve dar adeus a PTB


Apesar da boa relação entre Roberto Jefferson e Arnon Bezerra, o deputado federal Pedro Bezerra deve se desfiliar do PTB. A região do Cariri assiste atenta a mudança de partido de um dos seus deputados federais. Pedro Bezerra está de malas prontas para o PDT dos Ferreira Gomes. A articulação foi feita entre o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o senador Cid Gomes, para o acolhimento como garantia do voto contra a libertação do deputado bolsonarista Daniel Silveira. A direção nacional do PTB, partido que Pedro presidiu no Ceará, orientou pelo voto favorável à liberdade. O ex-deputado Roberto Jefferson não perdoou a desobediência e o derrubou da direção estadual. Mesmo acolhido no PDT, maior partido do Ceará, deputado Pedro Bezerra deixa de ser protagonista, de sentar à mesa de negociação, para ser apenas coadjuvante; um preço muito alto pela decisão. Se transforma em mais um refém dos FGs.

 
Efeito cascata do PTB em Juazeiro


 A queda do deputado Pedro Bezerra e do ex-prefeito Arnon Bezerra do PTB estadual deve refletir em Juazeiro do Norte. Arnon comandava o diretório municipal do partido, tendo inclusive seis vereadores eleitos. Entre os vereadores estão o presidente da Casa, Darlan Lobo, e o vice Capitão Vieira Neto. Outros partidos já se preparam para receber os vereadores que, se resolverem sair, poderão ter seus mandatos reivindicados pelos novos dirigentes. O PTB, hoje, é da  base de apoio do presidente Jair Bolsonaro. Em Juazeiro, os novos dirigentes que estão assumindo a legenda no Ceará exigem a defesa do presidente na Câmara Municipal. A proposta pode causar uma debandada da legenda. Os vereadores esperam uma conversa com o ex-prefeito Arnon, antes de tomarem uma decisão. O problema é que não podem sair simplesmente do PTB, pois perdem o mandato, devido à fidelidade partidária.
 
 Policlínica de Barbalha tem dono


De olho na eleição de 2022, o deputado federal José Guimarães mostra força no Cariri. Guimarães terá a sua disposição duas das três secretarias indicadas pelo partido na gestão do prefeito Zé Ailton, em Crato. O acordo passa, ainda, pela candidatura a estadual do vereador Pedro Lobo. Agora, Guimarães emplacou a diretora executiva da Policlínica de Barbalha, a assistente social Sara Pinheiro, esposa do ex-prefeito de Missão Velha, Tardiny Pinheiro. A indicação foi feita pelo prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, presidente do Consórcio de Saúde, num acordo com o governador Camilo Santana, que havia prometido a Guimarães. O pedido de Guimarães fez com que Camilo passasse por cima do processo seletivo, que apontou a dentista Delian Matos no primeiro lugar. Foi a única Policlínica do Ceará a indicar o segundo lugar.
 
Mauro Filho e Domingos Filho brigam


Os caririenses não estão entendendo nada, ao ver dezenas de outdoors com o secretário de Planejamento do Estado, Mauro Filho, espalhados pelo Crajubar. Mas, a publicidade tem um motivo: Mauro Filho quer se credenciar para a sucessão do governador Camilo Santana, junto ao grupo político hegemônico no Ceará, comandada pelos irmãos Cid e Ciro Gomes. Mauro Filho tenta ganhar a simpatia dos caririenses na disputa interna com o ex-vice-governador, Domingos Filho, que já prepara o terreno há muito tempo. Ambos não abrem o jogo, mas podem até dizer que querem ser candidato à sucessão do governador Camilo, porém aceitariam de bom grado ser vice numa chapa comandada pelo senador Cid Gomes, já que o prefeito Ivo Gomes retirou seu nome do tabuleiro sucessório. A favor de Domingos Filho, há a força do seu  PSD, com  28 prefeituras. E quem de longe - está de férias em São Paulo- almeja essa vaga é o ex-prefeito Roberto Cláudio, que sonha mesmo é ser o candidato a governador. Registre-se: Mauro Filho também quer ser o candidato a suceder Camilo.

Pedro Bezerra sofre outra derrota


Deputado federal Pedro Bezerra foi novamente derrotado, por unanimidade, pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, que manteve sua impugnação. A decisão desagradou aos advogados de Pedro Bezerra, que acreditavam que o TRE iria reverter a condenação diante das novas provas apresentadas nos autos do processo. Não houve recuo. Os seis juízes do tribunal mantiveram a condenação e, agora, só resta ao deputado Pedro Bezerra recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde outro parlamentar cearense já sofre com a ameaça de perder seu mandato ainda esse ano: Genecias Noronha. A grande diferença é que a nova decisão do TRE cearense mantém a elegibilidade do deputado federal Pedro Bezerra, que pode disputar fora da Câmara um mandato. Genecias se prepara para lançar o filho, Mateus Noronha, pois se tornou inelegível.


Disse me disse...


Cariri de luto com a partida do médico Sérgio Bezerra, filho do coronel Humberto Bezerra, mais uma vítima de covid.


 Seu pai, coronel Humberto Bezerra já havia deixado uma grande lacuna na política e na economia do Ceará, sendo um dos que sofreram com essa pandemia da covid no mundo.


Na disputa pela simpatia do Cariri, Domingos Filho e Mauro Filho têm um concorrente local, o deputado estadual Guilherme Landim.


 Guilherme não confirma, mas não descarta a possibilidade. A cautela tem um motivo: a indicação passa pelo governador Camilo Santana.


 O deputado não mantém uma relação de proximidade, de amizade, com Camilo e teme que isso possa ser fundamental na escolha.
 
O embate entre Câmara e Prefeitura de Juazeiro pode motivar uma investigação sobre devoluções de recursos feitas por Darlan e Capitão Vieira aos ex-prefeitos municipais.


Essa apuração, se for profunda pelo Ministério Público de Juazeiro, vai deixar muita gente sem dormir.

Vieira treme só de ouvir falar nos R$ 500 mil que devolveu para a gestão Raimundão, quando foi presidente. Ele teme que a nota de saída seja rastreada.

 
O Ministério Público começa a se interessar sobre como foram gastos os mais de R$ 8 milhões devolvidos à Prefeitura nas gestões Raimundão e Arnon.


Ex-senador Eunício Oliveira impressionado com a sujeira que toma de conta nas ruas de sua terra, Lavras da Mangabeira.


Nas redes sociais, cobra responsabilidade da administração municipal para limpar Lavras e tratar a população com o respeito que ela merece.


Desculpe a ignorância, quais são os segredos que o MP de Juazeiro quer revelar sobre as devoluções da Câmara Municipal?
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ