Jornal do Cariri
Governador garante vacina a Glêdson
Donizete Arruda
22/12/20 0:00

O governador de São Paulo, João Dória, recepcionou uma comitiva de deputado federal e prefeitos cearenses na tarde desta segunda-feira (21), no Palácio Bandeirantes. Deputado federal Danilo Forte, acompanhado dos prefeitos Roberto Pessoa (Maracanaú) e Vítor Valim (Caucaia), firmaram termo de compromisso para a aquisição da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Caucaia conseguiu 12 mil doses já no começo de janeiro. Maracanaú inicia a vacinação também na primeira quinzena de janeiro, pois adquiriu oito mil doses. No encontro com governador João Doria, Danilo Forte acertou, também, a compra de vacinas CoronaVac para Juazeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante. Doria concordou na hora com essa negociação, que incluiu esses dois novos municípios cearenses. Essa mesma comissão liderada pelo deputado Danilo Forte esteve, ainda nesta segunda, no Butantan, examinando in loco a produção das vacinas. Essa é, por ora, a única vacina disponível no Brasil para combater a covid-19. As outras vacinas enfrentam problemas. A Pfizer, que está avançada na sua aprovação, requer refrigeradores a -70°. Por ora, um complicador para a logística do Ministério da Saúde, do Governo do Ceará e prefeituras do Cariri. A CoronaVac é a esperança da cura da covid. Contudo, a Anvisa ainda não a aprovou. O Instituto SinoVac e o Butantan acreditam que essa liberação ocorra até o dia 5 de janeiro. Depois dessa data, a vacina poderá começar a ser aplicada em Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, fora as cidades que receberão essa vacina via aquisição do Governo Camilo Santana.

Juazeiro deve assinar termo logo

Impedido de comparecer nessa segunda, o prefeito Glêdson Bezerra já agenda, junto com deputado federal Danilo Forte, uma audiência para o início da próxima semana - provavelmente na segunda (28), para ser recepcionado pelo governador paulista João Doria e também pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, para assinar  contrato de intenção de vacina CoronaVac. O prefeito Glêdson deve adquirir nessa fase inicial o mesmo montante de vacinas de Maracanaú - oito mil doses. E espera outras doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo Camilo Santana. Para Gledson, “não interessa discutir outro assunto que não seja salvar vidas. Nada de brigas ideológicas ou políticas. A vacina é a solução contra a covid”, disparou o prefeito de Juazeiro do Norte.  Essa disposição de Glêdson, de enfrentar a pandemia antes mesmo de assumir o mandato, o credencia diante da população.

Novo secretariado saindo do forno

O prefeito Gledson Bezerra tem mantido segredo sobre seu secretariado, que será oficialmente anunciado amanhã. Certo mesmo, a escolha de Francimones Rolim para a secretaria de Saúde. A Educação ficou com Pergentina Parente. Outra escolha resolvida: Elisabeth Oliveira será a secretária de Desenvolvimento Social. E no Desenvolvimento Econômico : Wilson Soares. Na Infraestrutura, o nomeado será Zé Maria. Na Administração, o ungido é conhecido: Tarso Magno, com condições de fazer um bom trabalho. O advogado Dorian Lucena deve assumir a Segurança, apesar de ter sido cotado também para a Controladoria. O vice-prefeito Giovanni Sampaio auxiliará o prefeito Glêdson, mas sem pasta. O secretariado completo tem 18 nomes.

Rachadinha assassina no Esporte

 Juazeiro do Norte desconfiava dessa fraude. Agora, essa irregularidade virou público: Luciano Basílio usou a estrutura da Secretaria de Esporte e Juventude para ganhar dinheiro e eleger o irmão, Willian Basílio, vereador. Pelo menos duas gravações, que viralizaram nas redes sociais, comprovam que Basílio praticava rachadinha na Secretaria que comandava. O esquema consistia em repassar o primeiro salário de forma integral e depois, a partir do segundo salário, era repartido pela metade. O servidor entregava o repasse - metade - ao secretário Luciano Basílio. Funcionário público que se recusou a participar acabou sendo perseguido. No Esporte, ainda imperava outra imposição: os servidores foram obrigados a fazer campanha para Willian Basílio, conhecido como Bilinha, e pedir votos, se quisesse manter seus empregos. Em um dos áudios, o ex-candidato a vereador Orlando, servidor da Secretaria, qualificou Luciano como demônio em pele de cordeiro. Segundo Orlando, a lista de pessoas exploradas por Luciano Basílio chega a 200. A denúncia está nas mãos do Ministério Público. Luciano Basílio alega ser vítima de chantagem e nega ter ocorrido ilegalidades em sua gestão.

MXM na mira do Ministério Público

 A despedida do vereador Damian de Firmino teve um gosto amargo para o governo Arnon Bezerra. Mesmo sendo da base, Damian denunciou formalmente a empresa MXM, responsável pela coleta de lixo de Juazeiro do Norte. O vereador solicitou documentos da empresa, em nome da Câmara, e colocou mais fogo na investigada MXM. Suspeita de corrupção, a MXM, está no radar do Ministério Público já há algum tempo. Essa empresa de consultoria é investigada por ter sido criada apenas para ganhar o contrato de Juazeiro. Conseguiu arrecadar uma soma milionária sem acervo e com 90% dos veículos alugados. A nova denúncia, trazida a publico por Damian, é a entrada da empresa Esquadra, que emprestou o acervo para a MXM ganhar a licitação. Ambas serão alvo do MP de Juazeiro. Damian foi mais um que abandonou a base de Arnon na reta final das eleições. O prefeito Arnon não merecia tanto abandono. E está magoado com certa razão.

Florisval bem perto da unanimidade

 O presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano, está cada vez mais próximo de conquistar a unanimidade na disputa pela presidência da Casa. No fim de semana, Florisval confirmou, nada menos, 13 votos para sua reeleição no comando na Mesa Diretora. Somente num café da manhã na casa do vereador eleito e ex-presidente da Câmara, Luís Carlos, 12 parlamentares assumiram de público a preferência pela reeleição de Florisval. O maior adversário de Florisval, o vereador petista Pedro Lobo que, até agora não apresentou nenhum cacife para se contrapor ao arrastão de preferência por Florisval. A articulação de Pedro Lobo inexiste junto com suas chances de vencer. Por fora ainda correm o vereador mais votado, Dr. Dudé e o já experiente Thiago Esmeraldo. As possibilidades desses três concorrentes diminuíram ainda mais depois que o vereador Alex Saraiva também declarou voto em Florisval. A desistência dos três parece ser uma questão de tempo.

 Fernando Santana honra Cariri

O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto, está transferindo a presidência da Assembleia para o vice-presidente Fernando Santana. É o retorno do poder político do Legislativo do Ceará retornando para o Cariri. Por 31 dias, o Cariri está na direção do Executivo e do Legislativo do Ceará. Essa interinidade de Fernando Santana é uma experiência para que os deputados estaduais o conheçam e se cacife para ser o governador tampão em abril de 2022, quando Camilo e Izolda Cela se desincompatibilizarem. O futuro presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, tem se consolidado como o deputado estadual a ser reeleito com mais de 150 mil votos. E como os Ferreira Gomes acreditam que se manterão à frente do Estado, Leitão pode ser presidente da Assembleia por mais quatro anos. Nesse cenário, Camilo é candidato a senador em dobradinha com Cid Gomes.

Disse me disse:

 Atropelado pela boa articulação do presidente Florisval Coriolano, o petista Pedro Lobo tenta uma vaga no secretariado de Zé Ailton Brasil.

 O petista chegou a dizer a Zé Ailton que tinha votos para se eleger presidente da Câmara. Desafiado a apresentar os nomes, Lobo recuou.

O presidente da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo, acomodou seus concorrentes na disputa. Adauto e Yany farão parte da Mesa Diretora.

 Resta saber o que será dado a Beto Primo. Há quem garanta que ele quer a força da presidência para pressionar o novo prefeito de olho nas obras.

 Nos bastidores da Câmara, o vereador mais criticado é Adauto Araújo. No debate, seu histórico de abandonos. Na lista: Dr. Santana e Arnon Bezerra.

 No novo governo do prefeito eleito de Barbalha, Guilherme Saraiva, a dúvida é sobre o papel da primeira-dama Catiane Landim.

 Desaparecida durante a campanha, Catiane tem dado muitas cartas na montagem do governo. Já tem gente do Governo desconfiado.

Catiane tem contestado sugestões apresentadas  até mesmo pelo governador Camilo para a administração do prefeito Guilherme.

Camilo já disse que não medirá forças com a 1ª ministra e 1ª dama, a namorada do prefeito Guilherme.

O ex-presidente do Congresso Nacional, Eunicio Oliveira, permanece nas redes sociais ressaltando sua absolvição do caso Odebrecht no STF.

Em 2022, se os Ferreira Gomes não deixarem Camilo ser candidato ao Senado, Eunício tentará retomar seu mandato. Sem apoio da oposição nem dos FGs. Como independente.

Juazeiro do Norte ganhou um deputado federal por 121 dias. Gorete Pereira assumiu mandato no lugar de Luizianne Lins, que foi concluir sua tese de doutorado na PUC -SP.

Família do radialista Normando Sóracles pede orações para o grande amigo que luta pela vida e contra a covid, no Hospital São Camilo em Fortaleza.

Desculpe a ignorância, e aí, você terá coragem de tomar a vacina CoronaVac para ficar imune ao covid?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ