Jornal do Cariri
Governador faz série de recomendações a prefeitos
Prefeitos do Cariri se reuniram com o governador
Foto: Reprodução do Instagram
Robson Roque
11/01/22 15:30

Prefeitos de municípios caririenses receberam uma série de recomendações do Governo do Ceará, diante do crescimento de casos e internações na epidemia cruzada de covid-19, influenza e outras síndromes respiratórias. As orientações foram dadas diretamente pelo governador Camilo Santana (PT), ao lado do secretário estadual de Saúde, Marcos Gadelha, durante uma reunião realizada na quarta-feira (5). Aos prefeitos, Camilo disse acreditar que a crescente de casos da covid-19 tende a representar a predominância da variante Ômicron no Ceará. Ele voltou a se posicionar favorável à manutenção do uso de máscaras e, especialmente, à vacinação, e contrário à realização de festas.

“Destacamos a importância das medidas de prevenção, principalmente a atenção básica de saúde quanto à vacinação, que ajuda muito a proteger a população. O Governo do Estado estará ao lado de todos os municípios, apoiando em tudo aquilo que for possível”, comentou Camilo sobre o que disse aos gestores. Na reunião, o governador comunicou aos representantes municipais que o Governo do Ceará já está ampliando os leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde e recomendou que as ações de enfrentamento às doenças respiratórias sejam mantidas nos municípios.

“Reitero a importância do uso da máscara e da vacinação, fundamental para aumentar a proteção contra as doenças. Pessoas não vacinadas estão desprotegidas e, quando contaminadas, correm maior risco de agravamento e internação. Continuamos firmes no enfrentamento à pandemia e na proteção da nossa população”, comentou o governador.

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), convocou a equipe de saúde do Município para participar da reunião com o governador e o secretário estadual de Saúde. “À população, informo que estamos mobilizando todas as equipes da Atenção Primária para proporcionar ações eficazes no combate às doenças respiratórias, que têm aumentado nos últimos dias”, garantiu o prefeito barbalhense. O prefeito e a secretária de Saúde do Crato, Zé Aílton (PT) e Marina Feitosa, também participaram do encontro. Para Zé Aílton, o atual cenário “merece atenção e exige medidas respiratórias com maior eficiência”.

Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva se reuniu com governador e equipe de Saúde
Foto: Reprodução do Instagram

Durante a semana passada, o Governo do Ceará promoveu uma série de outras reuniões para tratar sobre o aumento da pandemia de covid-19 e surgimento de epidemias de outras síndromes respiratórias. Os encontros resultaram na adoção de novas medidas para conter o avanço dos vírus. Também foi anunciada a ampliação das medidas de prevenção e assistência médico-hospitalar. A iniciativa mais contundente se concretizou pela suspensão de todos os eventos de pré-Carnaval e Carnaval nos municípios cearenses. 

Conforme o Governo do Ceará, outros eventos festivos e sociais, a exemplo de casamentos, formaturas e ações corporativas, podem ser realizados, desde que reduzam a capacidade de ocupação dos espaços para até 250 pessoas em ambientes fechados e 500 participantes em locais abertos. O novo decreto passou a vigorar na quinta-feira (6) e terá duração de um mês. “Na atual situação, grandes aglomerações são muito perigosas, porque o risco de contágio é alto. Também destaco a importância do uso de máscara e da vacinação com todas as doses. Pessoas vacinadas estão muito mais protegidas. Todos os indicadores apontam que a grande maioria das internações é de pessoas que não tomaram a vacina. Seguimos juntos e firmes para enfrentar e vencer a pandemia”, argumenta o governador Camilo Santana, em postagem no Facebook.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ