JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Governador Elmano reforça reeleição com nomeação de Fernando Santana
31/12/24 0:00

O governador Elmano de Freitas concluiu a reforma no seu secretariado com 14 mudanças na sua equipe. Como destaques dessas alterações, o retorno do competente jornalista Chagas Vieira, para dar uma nova cara ao Governo, na Casa Civil. Hábil e ágil, além de muito trabalhador, Chagas Vieira já mostra um estilo presente de prestar contas e apresentar os resultados da administração Elmano em todo o Ceará. Na Casa Civil, Chagas Vieira também tem intensificado os eventos públicos, as entrevistas com a imprensa e a presença do governador Elmano no interior, principalmente no Cariri, onde há muitas obras sendo executadas e outras já concluídas para atender ao povo. Elmano é candidato à reeleição, tem o apoio do ministro Camilo Santana e, em torno de sua candidatura, há uma enorme base política e eleitoral. Com esse objetivo, de conquistar um novo mandato em 2026, Elmano prestigiou o Cariri, mostrando todo o seu compromisso com a região: nomeou para a mais importante secretaria de Estado, com maior orçamento, o deputado Fernando Santana, que tão logo conclua a sua interinidade como presidente da Assembleia do Ceará, assumirá a secretaria de Recursos Hídricos.

Elmano e Glêdson devem sentar para resolver
 
O prefeito Glêdson Bezerra e o governador Elmano de Freitas devem sentar ainda neste mês de janeiro para aparar as arestas que se arrastam desde o início do ano e tem prejudicado Juazeiro do Norte. A agenda é pretendida por aliados de ambos os lados. Os dois continuam sendo pautados por tensões paralelas que não ajudam na relação. A última dessas supostas divergências aconteceu na quinta-feira (26), quando Elmano foi motivado a interpretar uma afirmação de Glêdson sobre a demora na conclusão da reforma do Memorial Padre Cícero. O prefeito juazeirense teria afirmado que a obra não saiu por questões políticas ou por “birra”. Em resposta, Elmano foi direto ao garantir que a reforma seria feita com ou sem a participação da Prefeitura. A verdade é que a reforma está atrasada e tem um custo de R$ 3 milhões, sob a responsabilidade do Governo do Estado. A expectativa é que o impasse termine quando Elmano e Glêdson sentarem para discutir a parceria fechada em 2022, para várias obras no Município. A agenda foi anunciada por Elmano durante evento na A&C em Juazeiro, que anunciou mais três mil novos empregos para a região.
 
Impasse nos convênios entre Estado e Juazeiro

 
A queda de braço entre Estado e a administração de Juazeiro do Norte precisa de uma resolução política urgente. Há, em andamento, uma ação do Ministério Público do Ceará, solicitada pela gestão do prefeito Glêdson Bezerra, pedindo a liberação dos recursos garantidos por meios de convênios que não foram repassados ao Município. O MPCE já acionou o Estado, via recomendação, para que o recurso fosse liberado, dado ao tempo de atraso e o prejuízo para a população. O Estado garantiu que o repasse será feito, mas até agora a questão continua sem solução. O prefeito Glêdson acionou o Estado durante o processo eleitoral, por acreditar que existia uma má vontade no repasse, em consequência das suas posições políticas. O governador Elmano garante que essa não é a questão. Para que a recomendação não vire ação judicial é necessário que o Estado faça o repasse imediatamente. A agenda de janeiro entre os dois líderes - Elmano e Glêdson - pode colocar um ponto final nessa querela, sem prejuízos para ambas as gestões, evitando um desgaste. O lado bom nessa história é que tanto Elmano quanto Glêdson garantem estar dispostos a resolver.

Guimarães trabalha duro para se manter na Liderança

Indefinição do presidente Lula na reforma ministerial sobre a continuidade de José Guimarães na liderança do Governo Lula na Câmara Federal. Guimarães estava derrubado e ia ser trocado pelo ministro Paulo Pimenta, mas ganhou uma sobrevida. Na crise da suspensão do pagamento das emendas das comissões pelo ministro do STF, Flávio Dino, Guimarães articulou dois importantes encontros para Lula. O primeiro foi com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira. No mesmo dia, na semana passada houve uma reunião do presidente Lula com o futuro presidente, Hugo Mota. Dessas negociações, o presidente Lula conseguiu, junto com Lira e Hugo Mota, arrancar a liberação das emendas de comissões já empenhadas, antes da decisão de Flávio Dino. Contudo, a manutenção intacta do valor de R$4,2 bilhões, diante da ausência das atas de comissões definindo a distribuição das verbas, desagradou ao presidente Arthur Lira. O presidente Lula, apesar dos apelos dos líderes da Câmara dos Deputados, incluindo Lira e Guimarães, preferiu não recorrer dessa resolução imposta pelo ministro Flávio Dino. Mas, Guimarães capitalizou a liberação de milhões dos recursos que estavam empenhados, se cacifando para se manter como líder do governo Lula.
 
Prefeito do Crato promove mudanças profundas

As futuras administrações do Crato e Barbalha preparam reformas administrativas para os novos mandatos do período de 2025 a 2028. No Crato, o prefeito André Barreto está deflagrando uma ampla reforma administrativa. Manteve apenas quatro dos 21 nomes do atual quadro do primeiro escalão. Ou seja, só aproveitou 20% da atual gestão e em posições diferentes. Entre os nomes que permanecerão no primeiro escalão destacam-se o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ary Filho, e do Meio Ambiente, George Borges. Outros que continuarão, mas mudando de função, estão o procurador Rennan Xenofonte, que assume a Finanças, e o chefe de Gabinete, Fabiano Brasil, que assume a Procuradoria. Ascende também ao primeiro escalão, Rondinele Brasil, que sai do gabinete para assumir a Assistência Social e Cidadania. Outras novidades na administração do Crato são o vice-prefeito eleito Leitão Moura, na pasta de Segurança, o vereador reeleito Luis Carlos no Turismo, o ex-vereador Marconde da Vila em Serviços Públicos e Conservação, o ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O’ Lima Júnior assumirá a chefia de Gabinete. Barbalha iniciou a reforma em um ritmo menor. O prefeito reeleito Guilherme Saraiva anunciou parte dos nomes do seu secretariado e deve revelar o restante nos primeiros dias do novo mandato.

Camilo não corre risco na reforma ministerial

Considerado, numa pesquisa do instituto IPEC, como o melhor ministro do presidente Lula, Camilo Santana não descuida do trabalho. É certo que Lula fará uma ampla reforma ministerial para garantir a governabilidade do seu terceiro mandato e construir uma base sólida para a disputa de sua reeleição em 2026. Enquanto não há brigas para trocar o ministro Camilo na Educação, o mesmo não acontece na Saúde, onde a ministra Nísia Trindade dá sinais claros de estar com seus dias contados e arrumando as gavetas. O presidente da Câmara, Arthur Lira, quer o lugar de Nísia na Saúde. Outros nomes do Centrão também querem a vaga, mas a tendência é Lula manter com o PT o controle desse ministério. Bem diferente dessa pressão porque passa a colega de ministério Nísia Trindade, Camilo já prepara o planejamento para os dois últimos anos de mandato do governo Lula. Responsável por dar boas notícias ao presidente Lula, Camilo conseguiu que a comunicação divulgasse, neste final de ano, os resultados positivos do Programa Pé de Meia. E Camilo agradeceu tanto nas redes sociais quanto em conversas reservadas, o empenho dos líderes partidários em assegurar os recursos financeiros para a continuidade e ampliação do Pé de Meia.

Disse me disse…


Arnon Bezerra não foi convocado para reassumir mandato de deputado federal. Mas, tem uma boa notícia.

Com as nomeações de Eduardo Bismark para secretário de Turismo do Estado e Idilvan Alencar para a Educação de Fortaleza, Arnon se tornou primeiro suplente.

Há uma movimentação para um dos deputados federais do PDT pedir licença de 121 dias, para dar posse a Arnon Bezerra.

O candidato único à presidência da Câmara do Crato, Matheus Leite, já comemora seu favoritismo na eleição do dia 1º de janeiro.
 
Matheus reuniu 14 vereadores eleitos na sexta-feira (27). Com a presença do prefeito eleito André Barreto, o papo, claro, foi a eleição da Câmara.

O ex-candidato da oposição cratense, o médico Aloísio Brasil quer provar que o candidato vencedor da eleição, o petista André Barreto foi beneficiado pela máquina pública.

Na reclamação eleitoral, Aloísio aponta como abuso político o ato de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de recuperação e reurbanização do Canal do Rio Grangeiro, em setembro de 2024.

Desculpe a ignorância,
qual é o sonho dos prefeitos eleitos do Cariri, empossados agora no dia 1º de Janeiro?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE