JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Governador Elmano mostra necessidade do Brasil mudar leis para combater facções
03/06/25 0:00

O governador Elmano de Freitas reuniu toda a imprensa do Cariri, para abrir o seu coração e falar com coragem sobre toda a guerra que o seu governo vem travando contra o crime organizado no Ceará. Na ocasião, o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, reafirmou, nesse tempo difícil, mas encarado com destemor pelo governador Elmano, a importância do papel da comunicação e do bom relacionamento entre Governo e os veículos. E ressaltou: “Este é o único Governo do país, em que quem está na Casa Civil é um jornalista. Isso mostra o tamanho do respeito que tinha Camilo, Izolda e que tem Elmano pelo papel desenvolvido pela comunicação. É dessa forma que as pessoas vão entender qual o papel desse Governo”, completou.
Elmano foi contundente em suas declarações. Disse que “com muita inteligência, vamos continuar batendo muito forte na cabeça dessa serpente”. Essas serpentes são, na opinião de Elmano, as facções, que mostram suas garras e assustam o nosso estado. Segundo Elmano, “o rabo da serpente é uma juventude pobre utilizada para uma matar a outra. E o grande mal dessa serpente é a cabeça dela, que é muita gente poderosa e rica, que está, nesse momento, fazendo um trabalho perigoso, não para o Ceará, mas para a democracia do Estado Brasileiro, que é quase como um Estado paralelo". O Governador Elmano defendeu mudanças nas leis do Brasil, para que essas facções entendam que elas são inimigas do Poder Judiciário, Executivo e de suas forças de segurança.

Guimarães radicaliza para manter controle do PT
A eleição interna do PT do Ceará virou uma verdadeira guerra entre o Campo Democrático, ligado ao deputado José Guimarães, e o Campo Popular, ligado ao governador Elmano e ao ministro Camilo Santana. Ao retornar da China, Guimarães passou a ligar para os prefeitos que colocaram os seus nomes na chapa do Campo Popular com um recado direto: se não tirarem o nome, não terão apoio com emendas em Brasília. A atitude repercutiu negativamente. No encontro do Campo Democrático, em Juazeiro do Norte, no sábado (31), Guimarães teve a resposta. Somente os prefeitos Professor Angim (Abaiara), João Paulo (Mauriti), Acácio Leite (Caririaçu) e Rondilson Ribeiro (Salitre), responderam à convocação. Ficou clara a posição de prefeitos como André Barreto (Crato) e Guilherme Saraiva (Barbalha), a favor da chapa de Camilo e Elmano. Guimarães perdeu espaços significativos e deve perder o controle do partido para Camilo e Elmano. A única saída para Guimarães é fechar um acordo de chapa única e dividir igualitariamente as cadeiras para entre Campo Democrático e Campo Popular. O problema é que os membros indicados pelo Campo de Esquerda, liderado pela deputada Luizianne Lins, definiriam o rumo do PT.

Guimarães teve nome rifado para Senado
Durante a abertura dos festejos do Pau da Bandeira, em Barbalha, o deputado José Guimarães não escondia a sua insatisfação com o ministro Camilo. Sem rodeios, Camilo concedeu uma entrevista, na semana passada, em Fortaleza, onde descartou a candidatura de Guimarães ao Senado, no ano que vem, e confessou que gostaria de fechar uma aliança para o lançamento do deputado federal Moses Rodrigues, do União Brasil, como candidato a senador, na chapa à reeleição do governador Elmano. Guimarães entendeu o recado. Por enquanto, mantém discurso que não será mais candidato a nada. Seus mais próximos amigos e aliados dizem que o presidente Lula precisa do trabalho de Guimarães e fará apelos para que concorra mais uma vez à Câmara Federal. Não há como negar um pedido de Lula. Antes de admitir a derrota de sua candidatura a senador, Guimarães tentou ganhar o processo de eleições diretas (PED) do PT e, assim, impor o seu nome. Não houve jeito. Para Antonio Conin ser reeleito presidente do PT-Ceará, houve uma negociação de Guimarães e Camilo, onde ficou acertado que a maioria do diretório estadual será do Campo Popular, apesar de Conin se manter fiel a Guimarães e ao Campo Democrático. Com essa definição, caberá a Camilo e ao governador Elmano a definição dos dois nomes que disputarão o Senado.

Prefeito Glêdson desfila ao lado da oposição
Mesmo com reuniões consideradas produtivas tanto pelo governador Elmano, quanto pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, as chances de uma aliança política deles nas eleições de 2026, hoje, são nulas. A oposição ao Abolição desembarcou no Cariri para prestigiar a festa do
Pau da Bandeira, em Barbalha. E o prefeito Glêdson não piscou: andou na companhia do ex-prefeito Roberto Cláudio, que deve se filiar ao União Brasil no próximo dia 12 de junho. Nessa data, Roberto Cláudio também colocará o seu nome como uma opção para enfrentar o governador Elmano. Além dele, a oposição trabalha com a candidatura de Ciro Gomes. Mas, como Glêdson disse que não deixará à prefeitura de Juazeiro, caberá a ele indicar o nome de vice-governador das oposições, como representante do Cariri. Esse acordo das oposições unirá a federação União Progressista (União Brasil e PP), o PL e a federação PSDB-Podemos. Está resolvido que uma das vagas de senador será do deputado estadual Alcides Fernandes, indicado pelo PL. Para a outra vaga, ainda não há consenso, porém tem crescido o nome do deputado Danilo Forte. A escolha do segundo candidato ao Senado só será resolvida após as oposições baterem o martelo, decidindo quem disputará o Abolição. Roberto Cláudio tem a preferência, no entanto Ciro Gomes é um nome bem avaliado. E sem vetos na oposição.
 
Tensão entre Aloísio Brasil e Fernando Santana 
A Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, sempre foi um caldeirão político, rodeado de muitas polêmicas. E este ano não foi diferente. Entre as muitas discussões acaloradas, chamou atenção o atrito verbal entre o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, e o suplente de deputado estadual Aloísio Brasil (União). Para a missa de abertura da festa, na manhã do domingo (01), Aloísio planejou um apitaço contra o governo Elmano e o ministro Camilo, usando o argumento de sempre: a Ambiental Crato. O apitaço fracassou, mas Aloísio não se intimidou: fez críticas nas redes sociais a Elmano e Camilo, que foram prontamente respondidas por Fernando Santana e pelo diretor do Hospital Regional, Giovanni Sampaio. Durante a festa, Fernando prestigiou uma manifestação de combate à violência contra as mulheres. Foi o suficiente para que a animosidade entre Fernando Santana e Aloísio crescesse, com os dois falando alto. O vídeo desse confronto verbal ganhou as redes sociais e a avaliação unânime é que o enfrentamento eleitoral já começou no Cariri. Tanto Fernando Santana e quanto Aloísio são candidatos a deputado em 2026.
 
Guilherme Saraiva está em alta no Cariri
No momento em que comanda uma das maiores manifestações populares de todo o Ceará – a Festa do Pau da Bandeira –, o prefeito Guilherme Saraiva (mostrou que quer algo mais na política. O prefeito foi festejado e prestigiado por Elmano e Camilo, com o anúncio de quase R$ 100 milhões em investimentos para o Município, além de colocá-lo no patamar dos grandes nomes políticos do Ceará. Guilherme foi o único prefeito a recepcionar o presidente Lula, durante sua passagem por Juazeiro do Norte, a caminho de Salgueiro, no Pernambuco. Um dia antes esteve com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, com quem discutiu segurança hídrica. Com Lula, Guilherme acertou o incremento de políticas públicas do governo federal para a região do Cariri. Deve aprofundar o tema em um novo encontro com o presidente Lula em Brasília, que já está sendo marcado, em companhia do ministro Camilo e do governador Elmano. Respeitado e com aprovação em alta em Barbalha, Guilherme tem sido reconhecido inclusive por outros prefeitos do Cariri, que debatem com Guilherme a formação de um grupo de gestores para buscar mais benefícios para a região. Guilherme lidera esse movimento.
 
Disse me disse…
Fora da chapa majoritária do governador Elmano, José Guimarães deve concorrer novamente à Câmara Federal. É o desejo de seus principais aliados no PT.

Secretário Fernando Santana, mesmo com Guimarães de volta à luta por um mandato de deputado federal, mantém seus planos de trocar a Alece pela Câmara dos Deputados.
 
O governador Elmano de Freitas reuniu a imprensa do Cariri, em Crato, sábado (31), para um café da manhã. Foi um momento de interação.
 
Elmano apresentou números do governo, respondeu perguntas e ouviu sugestões. Elmano seguiu sugestão do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.
 
Além do deputado José Guimarães, no sábado, o PT de Juazeiro fez outras movimentações. No Campo de Esquerda, Iris Tavares mostrou seus apoios.
 
No Campo Popular, Rafael Silva mostrou força ao reunir os deputados José Airton (federal) e Missias do MST. Deve ter o apoio de Dr. Santana.
 
Quem começa a aparecer no jogo pré-eleitoral é o diretor da Adece, Rafael Branco. Suas articulações para deputado federal começam a dar resultados.
 
Em municípios como Potengi, Rafael desponta com apoios de peso. O ex-prefeito Humberto do Barreiros e seu grupo estão fechados com Rafael.

Desculpe a ignorância, o governador Elmano mostra coragem ao declarar que as facções são inimigas do Ceará e que precisam ser derrotadas?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE