Jornal do Cariri
Governador Elmano fica ligado em dar atenção ao Cariri
25/04/23 0:00

O governador Elmano de Freitas divulgou, nesta segunda (24), uma excelente notícia para o Ceará, e em especial para a região do Cariri. Após reunião de Elmano com o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, ficou definida a retomada do vôo diário entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, a partir do dia 3 de maio. Segundo o governador Elmano, a volta desses voos diários representa uma importante demanda para o setor de turismo e negócios de todo o Cariri. Ao anunciar essa vitória de seu Governo, Elmano demonstrou satisfação em resolver um dos maiores empecilhos existentes, no momento, ao desenvolvimento econômico do Cariri. Com os aviões da Azul voando, Elmano pretende estimular o turismo religioso e as outras belezas do Sul do Ceará. No final de semana, o governador Elmano já havia conversado, pelo telefone, com o ministro Camilo Santana, que se encontra em Lisboa com Lula. Camilo esteve presente numa reunião com o 1º ministro de Portugal, Antônio Costa, que elogiou o “ Ceará como exemplo internacional”. Antonio Costa citou o Ceará como modelo para a retomada da parceria bem-sucedida entre o Brasil e Portugal, na produção de hidrogênio verde pela EDP. E também na montagem dos cabos de fibra ótica que ligam a Europa à América Latina.

Raimundão já trabalha para juntar partidos

Com a aproximação da disputa de 2024, as articulações políticas ganham corpo em Juazeiro do Norte. O ex-prefeito Raimundo Macedo está determinado em juntar as lideranças e partidos para o seu projeto: eleger o filho, Davi Macedo, o novo prefeito. Direto, Raimundão vem fazendo duas perguntas: Tem candidato? Está em algum partido? Dependendo da resposta que recebe, continua a conversa sem perder tempo. Raimundão quer fortalecer seu grupo, mas não tem apresentado um candidato. Sabe que se o nome preferido seu for imposto, as forças de oposição racham logo na largada. Prefere ser manso, discutindo o futuro da cidade e a formação de uma ampla frente para impedir mais quatro anos de mandato para prefeito Glêdson Bezerra. Usa como argumento que a divisão favorece a Glêdson. E justifica que quem estiver melhor nas pesquisas e somar mais apoios, é indicado o candidato. Não impõe à candidatura de Davi, e esse comportamento aberto o credencia para ser o nome das oposições, nas negociações mantidas pelo experiente Raimundão.

Nelinho não demonstra apetite para concorrer

Nelinho de Freitas esteve ao lado de Raimundão nas duas últimas eleições. Agora, quando começam os movimentos para definir a composição da chapa que disputará à prefeitura de Juazeiro, Nelinho não tem demonstrado muito interesse na articulação para se viabilizar candidato. É inegável: quer o apoio para disputar a Prefeitura, mas está ciente que Raimundão não tem dado sinais neste sentido. Nelinho ainda alega que Davi é deputado e ele está sem mandato. Essa justificativa não encontra eco nos políticos de oposição. Para solucionar essa questão, o presidente regional do MDB, deputado Eunício Oliveira, trabalha em Brasília para conseguir, junto ao Governo Lula, uma posição de destaque a ser ocupada por Nelinho Freitas. Até agora, não conseguiu. Mas, Eunício não desistiu. Ao assumir um protagonismo com funções federais, Nelinho pode declarar apoio a Davi, garantindo, ainda, apoio para voltar a ser deputado estadual. Essa união precisa ser bem costurada por Raimundão, que gosta de Nelinho, mas acredita que chegou a hora de seu filho Davi assumir o papel de seu herdeiro político, ocupando à Prefeitura.

Bender avalia se assume direção do União Brasil

Surpreendido pela possibilidade de assumir a presidência municipal do União Brasil em Juazeiro do Norte, o empresário Gilmar Bender não deu certeza que aceitará esse desafio. Longe da política há dois anos e dedicado aos negócios, Bender avalia se voltará. Para amigos próximos, Bender se disse decepcionado pela sua passagem pelo PDT e que não estava pensando em voltar a militância mais ativa na política. Assegurou, entretanto, que continuará apoiando o prefeito Glêdson Bezerra. E defende a sua reeleição. Ciente das resistências, Glêdson já estaria avaliando outros nomes para assumir essa tarefa, mas quer que Bender participe e seja ouvido na escolha. Quem ficar à frente do União Brasil terá muito trabalho na formação dos quadros para a disputa à Câmara de Vereadores. O partido não tem candidatos. Terá de filiar vereadores ou lançar novas lideranças.

Força de Zé Ailton garante Dr. Leitão na Expocrato

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, mostrou seu prestígio ao bancar a permanência do promotor aposentado Leitão Moura à frente da Expocrato em 2023. O comando da feira, hoje com a Accoa, controlada por Leitão, chegou a ser negociado com a Fetraece, mas foi estancada essa possibilidade de mudança na gestão do Parque de Exposições do Crato. A Accoa é sediada no Crato. Leitão já falou em nome do evento, em audiência pública na semana passada. A decisão que manteve Leitão foi selada entre Zé Ailton e Camilo Santana, e agradou ao senador Cid Gomes. Na conversa, Camilo foi direto ao afirmar que a escolha era de Zé Ailton. Antes da definição, Zé Ailton teve uma conversa franca com Leitão. Cobrou o apoio dele ao seu candidato na sua sucessão, e o compromisso que ele não será candidato em 2024. O acordo está fechado. Prefeito Zé Ailton se consolida como maior liderança do Crato.

Camilo brilha na viagem de Lula a Portugal

Uma das estrelas da comitiva do presidente Lula em sua viagem a Portugal foi o ministro da Educação, Camilo Santana. Mesmo estando nesta segunda (24) em Lisboa, Camilo participou da reunião virtual de trabalho com equipes do MEC e secretários estaduais de Educação de todo o Brasil, incluindo a secretária cearense Eliane Estrela. Camilo ressaltou aos secretários de Educação do Brasil, a disposição ao diálogo com os entes federados, e destacou as medidas já implementadas, como o repasse de recursos para que estados e municípios visando retomar as obras em creches e escolas em todo o País, e também no Ceará. Camilo apresentou ainda uma proposta para a construção conjunta de um grande pacto federativo que acelere a implantação imediata das matrículas dos estudantes cearenses e brasileiros, em tempo integral. Camilo conseguiu tempo para participar da solenidade que homenageou o cantor, compositor e escritor Chico Buarque. Chico recebeu das mãos do presidente Lula, o prêmio Camões.

Disse me disse…

No PDT de Juazeiro do Norte, o novo presidente é o ex-prefeito Arnon Bezerra. A conquista desse cargo garante a legenda para uma possível candidatura em 2024.

Arnon ainda não fala em candidatura. Está focado em sanar injustiças, após a perda do controle na Fundação Leandro Bezerra.

As sucessivas conversas entre o presidente da Câmara, Capitão Vieira, e o prefeito Glêdson Bezerra chamam atenção. Os dois estiveram juntos em vários eventos na última semana. Se a parceria entre os poderes prevalecer, ganha a população.

Está incerta a permanência do senador Cid Gomes no PDT. Quem menos se opõe a Cid é o presidente nacional, deputado cearense André Figueiredo.

O maior interessado na saída de Cid Gomes do PDT é seu irmão, Ciro Gomes. Esse rompimento na oligarquia Ferreira Gomes tem reflexos diretos na política do Cariri.

Desculpe a ignorância, será que tinha um único cearense que acreditasse na briga política dos irmãos Ciro e Cid Gomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ