JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Governador Elmano avisa: vamos para cima das facções em todo o Ceará
02/09/25 0:00

A operação da Receita e Polícia Federal contra o esquema de combustíveis com fraudes bilionárias do PCC assustou o Congresso Nacional. O rombo provocado pelo PCC, com sonegação de impostos, somente no mercado de combustíveis, deve ultrapassar os R$ 200 bilhões. Com as investigações, a PF localizou 1.400 postos de gasolina em 10 estados. E esse número vai crescer, porque falta incluir os postos que a facção paulista deve ter no Ceará. Para identificar um posto do PCC, ao entrar, e perceber que o comércio tem bexigas, é melhor ir embora, pois há enormes possibilidades da gasolina ou álcool ser batizado. O PCC não é a única facção com presença no Ceará e no Cariri. O Comando Vermelho (CV) está se expandindo rapidamente e está muito presente no sul cearense. Passou a atuar em licitações e em prefeituras. A força do CV é crescente. Levantamento da Polícia Civil cearense mostra que a facção carioca está assumindo o controle dos territórios de Fortaleza e região metropolitana. Está erradicando a GDE dos municípios do interior do Estado. O CV está ficando não hegemônico, mas único no tráfico de drogas e nos outros negócios bilionários que atua. Nesse cenário de guerra contra PCC e CV, o governador Elmano declarou guerra a essas organizações criminosas e espera derrotá-las, garantindo paz à população do Cariri e do Ceará.

PSB de Cid trabalha para enfraquecer PDT
A tentativa de rearticulação anunciada pelas direções estadual e nacional do PDT desencadeou uma forte articulação do senador Cid Gomes, líder do PSB no Ceará, contra o partido de André Figueiredo e Carlos Lupi no Cariri. Cid tem feito convites a lideranças do PDT na região, para que se filiem ao PSB e sejam candidatos na próxima eleição. Uma dessas conversas tirou o ex-prefeito Arnon Bezerra do PDT, que acabou se filiando ao PSB, com a promessa de assumir uma cadeira, como suplente, na Câmara Federal. Deixar o PDT foi o preço para assumir como deputado federal. Arnon quer se fortalecer para a disputa do próximo ano. Outro que tem sido sondado sistematicamente, mas ainda resiste, é o presidente da Câmara de Crato, Matheus Leite (PDT). Em pelo menos duas oportunidades, Cid fez o convite. Matheus disse que continua no PDT, por fidelidade política a André Figueiredo. O assédio passa, ainda, por vereadores e prefeitos da região. Essa postura de Cid, diante da busca do PDT por sua reorganização, tem gerado insatisfações em André Figueiredo, que reclamou dessa postura ao Abolição. Por detrás dessa confusão, está o interesse de Cid, de filiar os deputados federais Mauro Filho e Idilvan Alencar ao PSB. André Figueiredo deseja que eles permaneçam no PDT. A solução final caberá ao ministro Camilo.
 
Cid está irredutível no apoio a Junior Mano
O senador Cid Gomes comunicou ao ministro Camilo e ao governador Elmano, que aproveitará esses os últimos quatro meses de 2025 para viajar por todo Ceará, apresentando o deputado Júnior Mano como o seu sucessor no Senado. O Cariri será uma de suas paradas. Cid já articula com outras lideranças do PSB e mesmo MDB, do deputado Yury do Paredão, para vencer os empecilhos existentes em torno do nome de Júnior Mano. Essa determinação de Cid, em rejeitar concorrer à reeleição ao Senado, desagrada a Camilo. Entretanto, Camilo não disse ainda publicamente aceitar a troca da candidatura de Cid pela de Júnior Mano. Porém, Cid diz que não há nenhuma chance de recuar de sua desistência da reeleição. Ciente desse impasse, Camilo e o governador Elmano querem adiar a definição da composição da chapa majoritária do PT no Ceará para julho de 2026, às vésperas das convenções partidárias. Essa estratégia esbarra na firmeza de Cid, em resolver essa indicação ainda esse ano, pois quer que os colégios eleitorais restantes de Júnior Mano, para deputado federal, sejam logo repartidos com outros candidatos do PSB. No seu entendimento, Cid avalia que assegurando esses votos, o PSB se torne a maior legenda do Estado, emplacando seis deputados federais.

Glêdson animado com chances de Ciro no Cariri
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), está negociando uma série de pesquisas internas, além de conversas com lideranças sobre o cenário para disputa estadual. Tem declarado estar surpreendido com as reais possibilidades de uma candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Estado. Reconhece que a sondagem ainda é inicial e visa apenas à região do Cariri, mas o prefeito juazeirense se diz impressionado com a aceitação. “Hoje, sem sombra de dúvidas, existe um clamor, um pedido da população pelo nome do Ciro. Tenho pesquisas internas, fiz alguns trabalhos de avaliação lá na cidade de Juazeiro do Norte e é impressionante a aceitação do Ciro”, repete Glêdson aos seus interlocutores. Glêdson tem defendido o nome de Ciro como preferencial para a disputa estadual e avalia, com sua base, como será a sua participação em uma possível candidatura. Glêdson insiste que precisa continuar na gestão de Juazeiro, mas há opiniões contrárias no seu grupo, que falam que seu nome como vice, ou candidato ao Senado, alavancaria a candidatura de Ciro no Cariri. Glêdson tem dito que vai esperar o desenrolar do cenário eleitoral até abril de 2026, para decidir.

Pedro Lobo negocia com empresário Roberto Brasil
O suplente de deputado estadual, Pedro Lobo (PT), está em conversas avançadas com o empresário Roberto Brasil e o ex-vereador Lucas Brasil (PSDB), sobre apoio a sua candidatura de deputado estadual. Roberto e Lucas são irmão e sobrinho do ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), com quem estão rompidos desde a eleição de 2022, quando os dois se colocaram contra a base governista de Elmano de Freitas e Camilo Santana. Mesmo rompidos, a dupla deve apoiar um candidato a federal do PT, Lais Nunes. Em 2024, Lucas foi candidato a prefeito do Crato contra André Barreto, indicação de Zé Ailton, e acabou tendo um resultado eleitoral bem abaixo da expectativa. A aliança com Pedro Lobo encerra a expectativa por uma candidatura a estadual de Lucas. Para 2026, mesmo fechando com dois candidatos petistas, Roberto e Lucas devem permanecer no palanque da oposição no Estado. Em uma postagem nas redes sociais, sobre a candidatura de Ciro Gomes ao governo do estado, Roberto comentou: “Ciro governador”. Mas, será difícil votar em Ciro e ser aliado do PT no Crato.

Arnon assume mandato por interferência de Cid
Decidido a tornar o PSB o partido mais forte do Ceará, Cid Gomes fez a suplente no exercício da Câmara Federal, Enfermeira Ana Paula - estava no lugar do deputado e hoje secretário do Turismo, Eduardo Bismark- a tirar licença por 121 dias. Com o pedido, Arnon Bezerra assume como deputado nesta quarta (03) e aproveitará essa interinidade anunciando ser candidato à reeleição. Agora, se a Justiça Eleitoral definir por novas eleições em Juazeiro do Norte, Arnon já fechou questão com Cid Gomes: é, sim, candidato a prefeito. E irá trabalhar para ser o nome apoiado pelo governador Elmano e pelo ministro Camilo. Arnon sabe que a preferência é pelo deputado Fernando Santana, mas está aberto a negociar para tentar viabilizar a sua candidatura. Ressalta que não imporá o seu nome. Conversará com Fernando Santana. Todavia, não está colocando como prioridade eleições suplementares em Juazeiro do Norte. Quer aproveitar esse mandato de federal em Brasília, para conseguir apoios, alavancando uma nova candidatura de deputado federal.
 
Disse me disse…
Ministro Camilo pressionado por muitos pré-candidatos a senador, na aliança do governador Elmano: Eunício Oliveira, Chiquinho Feitosa e José Guimarães não escondem que querem suceder a Cid Gomes no Senado.

E a lista de pré-candidato ao Senado cresceu. O presidente nacional do PAD, Gilberto Kassab, jantou com Camilo e Elmano em Brasília.

No encontro, Kassab disse a Camilo e Elmano, que o PSD aceita a vaga de senador ou de vice de Elmano, para o ano que vem.

A novidade também revelada por Kassab, é o PSD tem dois nomes para ocupar a chapa de Elmano: o deputado Domingos Neto ou o secretário Domingos Filho.

No Crato, o PL do ex-vereador Bebeto Anastácio realizou evento de articulação interna, denominado “Oficina 22”, na sexta-feira (29). O evento discutiu as demandas municipais.
 
Entre os convidados, o deputado estadual Carmelo Neto. Bebeto avalia o movimento como núcleo de resistência ao PT.

O vereador juazeirense, Marcio Joia, está a todo vapor na articulação para fortalecer seu nome para a disputa estadual do próximo ano. Faz o movimento a partir do seu partido, o PRD.
 
Seu desafio é fechar uma aliança com deputado federal, que fortaleça ainda mais o seu projeto eleitoral. Marcio Joia está confiante na sua eleição, pois confia nos acordos firmados com lideranças políticas e empresariais.

Tasso Jereissati se recupera de uma cirurgia. Já voltou ao trabalho, mas foi desaconselhado a viajar, por enquanto.

Tão logo tenha alta, Tasso pretende visitar o Cariri e reunir políticos de oposição, para reforçar palanque de Ciro Gomes a governador. Ciro virá junto.

Desculpe a ignorância, como o ministro Camilo e o governador Elmano vão definir os seus dois candidatos ao Senado?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE