Governador Elmano assumiu comando das articulações e quer enquadrar Glêdson
Ânimos acirrados entre a base de Elmano e o prefeito de Juazeiro
DONIZETE ARRUDA
08/12/25 18:44

O governador Elmano de Freitas conversou, nos últimos quinze dias, com quase todos 38 deputados estaduais, além de mais de uma dezena de federais. Elmano assumiu o protagonismo político de sua sucessão. Assim, não existe a menor possibilidade dele desistir da sua reeleição, para o lançamento da candidatura do ministro Camilo Santana, num enfrentamento contra Ciro Gomes. Está resolvido: quem será o adversário de Ciro ou de qualquer outro candidato das oposições será Elmano. Sua posição também será notada na escolha dos dois candidatos ao Senado. Descarta a candidatura de Júnior Mano e defende que Cid Gomes concorra novamente a senador. A outra vaga está aberta. Mas terá de ser um nome que não crie problemas. Nesse novo posicionamento de Elmano, não há espaço mais para ouvir calado, o que considera injustiça da política. Desse modo, sobrou para o prefeito de Juazeiro do Norte: "O prefeito Glêdson, eu tenho, evidentemente, divergência com ele. Ele vota no Bolsonaro, eu voto no Lula. Eu voto no Camilo, ele vota nos adversários nossos. Às vezes tem um discurso bastante sereno, tranquilo, mas aqui e acolá gosta de fazer, penso eu, frases injustas. Porque ele esquece que 73% do povo de Juazeiro é atendido no Hospital Regional do Governo do Estado. Nós enviamos alguns milhões para a saúde pública de Juazeiro e ele fechou o Hospital Municipal de Juazeiro. É o único prefeito do Ceará que fechou o hospital”.

Glêdson resolve
enfrentar Governador

O ambiente político entre o governador Elmano e o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, se deteriorou. Elmano manifestou suas opiniões e apresentou a sua verdade sobre a falta de reconhecimento de Glêdson, a tudo que o governo do Ceará já fez para apoiar a sua administração e ao próprio prefeito. A reação de Glêdson às críticas feitas a ele, por Elmano, foram pesadas: "O governador Elmano faltou com a verdade! Eu o desafio apresentar qual foi o hospital que eu fechei. Pelo contrário, eu abri as unidades de saúde que os aliados dele fecharam. Abri o Hospital Infantil Maria Amélia, abri o Sandu, concluí as obras de seis PSF's, do Centro de Reabilitação e da Oficina ortopédica, que estavam com obras abandonadas há mais de uma década! Lamentável ver um governador do Estado fazer uma afirmação mentirosa dessas!", disse o prefeito Glêdson Bezerra, nas suas redes sociais. Depois desse conflito político entre ambos, a relação deles parece ser de rompimento. Os aliados de Elmano aumentaram o tom dos ataques, e ao que tudo indica, a turma de Glêdson, liderada por seu aliado Ciro Gomes, também deve fazer o mesmo. Conclusão: as eleições começaram agitadas no Cariri.

Chagas Vieira cobra
coerência do Glêdson


As eleições de 2026 prometem ser bem acirradas no Cariri. O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, voltou a ocupar suas redes sociais para rebater às cobranças do prefeito Glêdson ao governo Elmano. Na primeira vez, que Glêdson tinha cobrado a conclusão das obras estaduais, Chagas Vieira - um dos nomes do PT para ser candidato a vice de Elmano ou um dos candidatos a senador - aproveitou a sua visita para a inauguração da imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, para rebater e apresentar quase tudo que Elmano já fez por Juazeiro e pelo Cariri. Glêdson voltou a cobrar investimentos e Chagas Vieira voltou a reagir: “Esse prefeito Glêdson Bezerra é o típico exemplo de fanfarrão. Bom de papo, tenta esconder sua incompetência administrativa, sem resolver os reais problemas de Juazeiro, mesmo com toda a ajuda federal e estadual, atacando e distorcendo fatos. Trabalhe mais e fale menos, prefeito! “Quem também resolveu se meter nessa confusão envolvendo Elmano, Glêdson e Chagas Vieira foi o secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana. Depois de visitar o andamento da construção do hospital universitário do Cariri, Fernando Santana aumentou o tom das críticas. E disparou: Glêdson é o prefeito mais mentiroso da história de Juazeiro. Tensão nas alturas, na relação entre Abolição e Glêdson.


Capitão Vieira não vota
em Davi de Raimundão

 
Depois de décadas de fidelidade, o vereador Capitão Vieira Neto (MDB) deve mudar o voto no próximo ano; ele não votará em Davi de Raimundão (MDB) para deputado estadual. Na Câmara juazeirense, a informação é que Vieira Neto está fechado com a candidatura do presidente Felipe Vasques (Agir) para estadual e Yury do Paredão (MDB) para federal. Yury garante a fidelidade ao partido. Vieira estaria mirando na eleição para a presidência da Câmara em 2026 e quer o apoio de Felipe e Yury. Os dois tendem a fechar com o retorno de Vieira, mas haverá resistência. Ciente dessa dificuldade futura, Vieira declara logo apoio a Vasques, pois acredita ser muito importante ser lançado à presidência da Câmara, com o respaldo do atual presidente. Mas, Vieira reconhece enfrentar dificuldades para retornar ao comando do Legislativo de Juazeiro. Além da bancada de situação ser maior, o prefeito Glêdson Bezerra tentará eleger um nome do seu grupo para continuar tendo diálogo com a Casa. Vieira aposta na boa relação com vários vereadores, mas vai enfrentar resistências de setores fora da Câmara especialmente do ex-prefeito Raimundão, que também influencia votos.
 
Pergentina favorita
para enfrentar Vieira

 
A notícia de que o vereador Capitão Vieira (MDB) iniciou as articulações para se credenciar e voltar à presidência da Câmara de Juazeiro do Norte acabou despertando a base aliada ao prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). E o nome do vereador que desponta como favorito para a disputa é o da primeira-vice, Pergentina Jardim (Podemos). Para a base do prefeito e a oposição, ligada a Vieira, o desafio é convencer a base petista, comandada pelos vereadores Barbosa Neto e Bilinha. A base petista, que responde pela base do governo Elmano, tende a lançar candidatura, o que dificultaria as pretensões de Pergentina e Vieira. Apesar da distância ideológica, em caso de aliança, há quem garanta que é mais fácil a conversa dos petistas com Pergentina. Ela circula bem em todas as bancadas na Câmara. Além disso, a base do prefeito promete pressionar o atual presidente Felipe Vasques para votar em Pergentina. Glêdson, que vai votar em Felipe para estadual, deve ser acionado para ajudar nesta pressão.
 
Yury e diretor do BNB
investem no Cariri
 
O deputado federal Yury do Paredão (MDB) aproveita politicamente ter emplacado o novo diretor de Negócios do BNB, Vandir Farias. Yury, com Vandir sempre ao seu lado, fez incursos empresariais no Estado. Assim, respaldado pelo BNB, Yury mostrou poder de articulação ao realizar o evento “A Arte de Empreender e Inovar”, direcionado a classe empresarial. Estiveram presentes dirigentes de agências de fomento públicas, como o Bando do Nordeste e Caixa Econômica, além de políticos, entre prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e lideranças. Todos compareceram com promessas que o momento é de acreditar e investir em negócios, com respaldo da instituição financeira nordestina. O evento para ouvir as ações dos especialistas da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (SEPLAG), Junta Comercial do Ceará (JUCEC), Sebrae Cariri, Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará (Cetrede) e do Governo do Estado, serviu para estimular o empreendorismo no Cariri. Negócios e assessorias ficaram bem encaminhados. O diretor de Negócios do BNB, Vandir Farias, disse estar sempre aberto a facilitar a geração de novos investimentos, e empregos.
 
Disse me disse…

 Quem espera uma indicação para se tornar procurador-geral de Justiça do Ceará é o promotor Herbet Gonçalves Santos. Ele foi segundo colocado na votação que apontou a lista tríplice no dia 5.
 
Herbet aposta no fato de Juazeiro jamais ter tido um nome no comando no Ministério Público do Ceará. A decisão é do governador Elmano de Freitas. O ministro Camilo deve ser consultado pelo governador.

O atual procurador de Justiça, Halley Carvalho, escolhido para liderar a lista tríplice do MP cearense, está confiante em continuar à frente do órgão por mais dois anos.
 
Em Juazeiro, o deputado estadual e candidato a federal, Fernando Santana (PT), está em plena campanha. A novidade é o nome do seu estadual. Fernando pede voto para o ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT).
 
A dobradinha de Fernando e Zé Ailton em Juazeiro, tem causado desconforto na base de apoio de Davi de Raimundão (MDB). Fernando argumenta que Davi não vota nele para federal. Ao contrário de Zé Ailton, que é seu cabo eleitoral em todo Cariri.
 
Em seu último dia de mandato, a suplente de deputada estadual, Zuleide Queiroz (PSOL), foi ovacionada pela plateia durante audiência pública da Assembleia Legislativa, na Universidade Regional do Cariri.
 
A audiência, solicitada pelo deputado Renato Roseno (Psol), discutiu os impactos das obras do Cinturão das Águas do Ceará no Cariri. As manifestações constrangeram outros candidatos da base governista.

Desculpe a ignorância, esta briga entre governador Elmano e prefeito Glêdson Bezerra já mostra que começou a corrida eleitoral de 2026 no Cariri?


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE