Governador Elmano assume combate ao crime para dar segurança ao Ceará
04/06/24 0:00

O governador Elmano de Freitas está incomodado com os índices da criminalidade no Ceará. Não consegue esconder sua insatisfação com os resultados obtidos até agora, por seu governo, na luta contra a violência. Nesta segunda (03), Elmano empossou o novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e foi forte em seu discurso: “Eu quero deixar muito claro: nós seremos implacáveis com o crime no Estado do Ceará. Vocês que estão no crime, tratem de ir embora do Ceará, porque aqui vocês não ficarão para aterrorizar o povo cearense. Bandido no Ceará será tratado como bandido", afirmou. Ao anunciar que irá liderar, Elmano disse que, uma das primeiras medidas da gestão de Roberto Sá, será instituir um Comitê Estratégico de Segurança Integrada, reunindo - periodicamente - a SSPDS, o Tribunal de Justiça do Ceará, o Ministério Público do Estado, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as demais forças. Esse órgão definirá prioridades e debaterá informações obtidas pela inteligência tanto do Governo Federal, quanto do Ceará. Ciente de sua responsabilidade e dos desafios que tem pela frente, o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, mandou também um recado para criminosos. Disse que trabalhará 24 horas por dia contra a criminalidade. "Nós estaremos juntos, governador, e nós vamos para cima. Estaremos 24 horas, incessantemente e implacavelmente, atrás desses criminosos. Atuaremos dentro da legalidade, mas com todo o rigor possível. Criminosos do Ceará, nós não daremos trégua", declarou o secretário Roberto Sá. Antes mesmo de sentar na cadeira de secretário, Roberto Sá ordenou operações policiais em áreas de maiores incidências de crime, como Caucaia e na Região Metropolitana de Fortaleza. O Cariri também terá atenção especial da Segurança Pública. O secretário Roberto Sá tomou posse em solenidade no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Isolamento de Camilo barra definições no Crajubar
Como previsto e anunciado, o ministro Camilo Santana esteve em Barbalha para a Festa de Santo Antônio. Esteve, mas não recebeu ninguém. Ficou em sua casa, no Balneário do Caldas, rodeado apenas da família, e tratando uma forte gripe. Camilo teria chegado na noite da quarta-feira, mas durante o fim de semana, não recebeu ninguém e acabou deixando a classe política do Crajubar sem direção para finalizar as decisões sobre as chapas governistas. No sábado (1º), uma festa de aniversário, preparada por amigos e correligionários de Camilo, acabou sendo cancelada a pedido do ministro. Sua saúde impedia comemorações. Preferiu manter-se afastado, para poder retomar sua agenda no MEC esta semana. Camilo tem tido muitos compromissos, sem horário para suas alimentações. Tem sido aconselhado por seus médicos a maneirar, não pulando refeições. Camilo não disse se retornará esta semana novamente ao Cariri, ou se receberá os articuladores para fazer as conversas em Brasília. Esse atraso foi providencial, afinal, Camilo não teria recebido a pesquisa encomendada sobre as disputas em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
 
Raimundão e Davi esperam reunião final
A saúde do ministro Camilo adiou o encontro que ocorreria dele com o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, o ex-prefeito Raimundo Macedo e seu filho, deputado Davi Macedo. Após conversas entre Fernando Santana e Davi Macedo, os entendimentos para o MDB apoiar a candidatura de Fernando Santana estão bem adiantados. Todavia, essa solução depende do aval do deputado Eunício Oliveira, que solicitou uma conversa com a presença de todos e também com o ministro Camilo. Apesar de não ter sido ainda oficializado pelo TRE-Ceará, o segundo turno nas eleições de Juazeiro do Norte ficará para 2028. Esse ano, o número de eleitores não atingiu os 200 mil necessários a realização do segundo turno. Sem segundo turno, a candidatura de Davi Macedo perdeu impacto. Tanto ele, quanto sua família não querem um rompimento com o governador Elmano e o ministro Camilo. Comunicaram ao aliado Eunício Oliveira, estarem prontos para anunciarem o apoio ao nome de Fernando Santana. Eunício pediu calma e propôs essa reunião com Camilo. Deveria ter ocorrido neste final de semana, mas foi adiada. A decisão está na dependência dessa reunião, a ser marcada em Brasília ou no Ceará, ainda esta semana.

Glêdson teme a saída do PP da sua base 
Com o anúncio oficial do ex-vereador Tarso Magno, como nome indicado para compor a sua chapa como vice, o prefeito Glêdson Bezerra tenta assegurar o PP ao seu lado nas eleições. Só que essa vontade de Glêdson esbarra no Abolição. A base aliada ao pré-candidato Fernando Santana (PT) já iniciou uma série de conversas para trazer o PP para o palanque de Fernando Santana em Juazeiro do Norte. O presidente Zezinho Albuquerque colocou a condição oferecida por Glêdson, como uma barreira para fazer o
PP mudar de posição. Contudo, enfrenta pressão do PT para aderir a Fernando Santana. Zezinho tem dito que a eleição de AJ Albuquerque em 2022, para Câmara Federal, só foi possível graças à candidatura de Tarso Magno. Por isso, Zezinho e seu filho AJ Albuquerque tem gratidão a Tarso e também ao Glêdson, que assegurou votos fundamentais para o PP fazer um deputado federal. Mas, esse discurso não está sendo aceito. Pressionam para Zezinho e o PP romperem com à reeleição do prefeito Glêdson.

Quem são os vices de Fernando e Glêdson
Hoje, dois nomes disputam a vaga de vice- prefeito na chapa de Fernando Santana: a jovem Bruna Bender, filiada ao Republicanos, e o ex-prefeito Luiz Ivan, numa indicação do PSB de Juazeiro do Norte, respaldada por Giovanni Sampaio. Fernando Santana não irá se envolver nessa queda de braço sobre a indicação de seu companheiro(a) de chapa. Deixará essa missão para o ministro Camilo resolver. É que com a adesão do MDB, o partido pode, também, querer essa posição. Há muita indefinição. Porém, há tempo até as convenções acontecerem, a partir do final do mês de julho. Habilidoso, Camilo fechará esses acordos para Fernando Santana. A situação é mais complicada para o prefeito Glêdson Bezerra. Ao anunciar o nome de Tarso Magno, Glêdson atendeu uma reivindicação da direção estadual do PP, que condicionou o apoio à reeleição a Glêdson, a presença na chapa majoritária. Esse pedido foi atendido. Só que cresceu a pressão contra Zezinho Albuquerque. Para aumentar mais o imbróglio, Tarso Magno disse a Zezinho e ao deputado federal, AJ Albuquerque, que não seguirá no partido, em caso de adesão a Fernando Santana. Não teme nunca ter a chance de assumir interinamente o mandato na Câmara Federal. Assim, o PP tem uma certeza: se for para Fernando Santana, o partido em Juazeiro será esvaziado. Essa discussão ameaça ir parar lá em Brasília.

Zé Ailton quer revelar logo candidatos do PT

Mesmo sem uma conversa definitiva com o ministro Camilo Santana, durante as festividades de Barbalha, o prefeito cratense, Zé Ailton Brasil, garante que anunciará os nomes do candidato e do vice da chapa governista até sexta-feira (07). Zé Ailton definiu a composição com a definição resolvida, após inúmeras consultas. Agora, avalia ter chegado à hora de fazer o anúncio, iniciando a pré-campanha eleitoral do PT no Crato. Para o prefeito Zé Ailton, não há mais tempo a perder. O que está faltando resolver depende apenas de alinhamentos com lideranças do Estado. Essas decisões acontecerão naturalmente, pois as conversas estão avançadas com o governador Elmano de Freitas. Zé Ailton e Elmano tiveram uma boa reunião, logo após a inauguração do Parque da Cidade, em Barbalha, na quinta passada (30). Elmano foi claro em seu posicionamento: deixou a decisão final nas mãos do prefeito. Na noite do sábado (1º), Zé Ailton sentou com deputado José Guimarães e revelou as suas escolhas. Os nomes ficaram apenas entre os dois. Mas, Guimarães deu a sua opinião sobre a chapa no Crato. A conversa foi demorada e não teve testemunhas, por isso, o resultado não foi revelado. Por respeito e lealdade, Zé Ailton espera apenas a conversa com o ministro Camilo, antes de fazer o anúncio dos nomes de seu grupo que irão disputar à prefeitura do Crato. É provável que essa conversa aconteça em Brasília, esta semana.

Disse me disse…
O empresário Gilmar Bender continua em silêncio sobre a defesa do vice-prefeito, Giovanni Sampaio, do nome de Luiz Ivan para vice de Fernando Santana.

Pessoas próximas de Bender, garantem que não há incômodo. Mas, há um temor de que Bender cruze os braços na campanha, se sua filha Bruna não for a vice.

O comportamento do vereador Pedro Lobo, na Igreja de Santo Antônio, em Barbalha, no domingo pela manhã, gerou incômodos.

Tradicionalmente, os políticos de situação e oposição, se dividem em lados opostos na Igreja. Pedro foi fotografado ao lado dos políticos da oposição.

Cresce a disputa pela candidatura a prefeito do Crato entre o vice-prefeito André Barreto e o chefe de Gabinete, Rondinele Brasil.

Já há defesas para o PT unir, numa mesma chapa, André e Rondinele. Essa proposta esbarra nas críticas a formação de uma chapa pura. Entretanto, essa é a tendência.

Desculpe a ignorância
, as facções já tremem ao saber que o governador Elmano assumiu a liderança do combate à violência no Cariri e Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ