Jornal do Cariri
Glêdson venceu com a força do povo
Foto: Thiago Sousa
Donizete Arruda
17/11/20 0:00

Juazeiro do Norte deu uma lição de coragem ao povo do Ceará. Não se subjugou aos caprichos de um senador autoritário, que controla com mão de ferro o Ceará. Cid Gomes não permite que os políticos cearenses tenham sonhos. No Estado, os políticos existem para baixar a cabeça aos desejos nem sempre nobres de uma família oligárquica: os Ferreira Gomes. Os irmãos Ciro e Cid Gomes controlam o Ceará desde 2006 e não pretendem entregar o poder tão cedo a outros. Mas, Cid teve uma aula de dignidade de um povo decente. Juazeiro do Norte aplicou uma surra de votos na prepotência do senador Cid Gomes. Com a eleição do prefeito Glêdson Bezerra e o fracasso da candidatura imposta por ele, de Arnon  Bezerra, o povo juazeirense falou bem alto que a liberdade é o maior patrimônio do Cariri. E esse bem precioso nossa gente não desiste dele, jamais. A retroescavadeira, símbolo do arbítrio de Cid contra o povo cearense, foi destruída pelas urnas de Juazeiro do Norte. E nossa cidade viu nascer um novo líder: Glêdson Bezerra. Com uma missão: fazer Juazeiro do Norte voltar a ter orgulho de si e ter protagonismo na política do Ceará.

Cid sai derrotado e Arnon dá adeus

O senador Cid Gomes sai desmoralizado do processo eleitoral de Juazeiro do Norte. Sua postura ditatorial de impor a candidatura à reeleição do prefeito Arnon Bezerra foi rejeitada pela população. Nem se fala na impugnação extravagante adotada pela juíza Kamile Castro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará. A decisão foi tomada na madrugada de quinta-feira, dia 12, e logo ao amanhecer havia uma chantagem política a Glêdson: se ele aderisse aos FGs, o indeferimento de sua candidatura seria retirado pelo TRE cearense. Glêdson provou ali estar nascendo um novo líder no Cariri. E reagiu: prefiro perder com dignidade. O bem sempre vence o mal. Glêdson será prefeito de Juazeiro.

 Arnon sofre por não ter reagido a Cid

O povo de Juazeiro deu a resposta a Cid. Glêdson foi vencedor. E Cid amargou a humilhante derrota, que surpreendeu a todo Estado. O Cariri não se rende nunca aos caprichos dos FGs. Juazeiro do Norte se fez respeitar e enfrentou essa oligarquia. Provou usando a democracia que eles não são invencíveis. Usado por Cid Gomes, Arnon viu sua campanha ser atrapalhada pelo senador, que na ânsia de derrotar Glêdson, prejudicou o prefeito de Juazeiro do Norte. Arnon perdeu e compromete a busca do mandato do filho, Pedro Bezerra, em 2022. Não há espaços para contestação judicial. A candidatura de Glêdson Bezerra é legítima. Sua vitória foi a vontade do povo. Gledson foi vítima de uma armação dos FGs no TRE do Ceará. O Brasil sabe dessa manobra. Juazeiro do Norte saberá reagir se tentarem dar um golpe contra a escolha de sua gente.

Eleições mostram novo quadro do Ceará

O Ceará ainda terá eleições no segundo turno em Fortaleza e Caucaia, no dia 29 de novembro. Em Fortaleza, o destino político dos Ferreira Gomes, que tentam manter a hegemonia no Estado com a vitória do presidente da Assembleia, José Sarto, enfrenta o candidato de oposição, deputado federal Capitão Wagner. Já em Caucaia, a disputa será entre o prefeito Naumi Amorim, candidato do PSD de Domingos Filho, e de novo o PROS, com deputado estadual Vitor Valim. Esses embates retratam o novo cenário surgido das urnas no domingo, 15 de novembro. Os Ferreira Gomes descobriram que o prestígio deles diminuiu no Ceará. São ainda hegemônicos, mas tem de dividir o poder com novos protagonistas: o presidente regional do PSD, Domingos Filho, cujo partido elegeu 27 prefeituras e o prefeito reeleito do Eusébio, Acilon Gonçalves, que comanda o PL no Ceará, responsável por conquistar 13 importantes prefeituras. Cid Gomes amargou também a sua pior dor: a derrota em Juazeiro do Norte do prefeito Arnon Bezerra, com o surgimento de um novo líder no Cariri, o prefeito Glêdson Bezerra.

FGs dependem demais de Camilo

O governador Camilo Santana tinha três prioridades nas urnas do domingo passado: Barbalha, Crato e Itapipoca. Emplacou seus candidatos nas três cidades: Guilherme Saraiva, Zé Ailton Brasil e Felipe Pinheiro. Na aritimética das prefeituras, os FGs afirmam ser os grandes vencedores. E tem um argumento para comprovar: elegeram 66 das 184 prefeituras do Ceará. Em termos percentuais são 36,26%. Só que em um dos municípios eleitos pelo PDT- Forquilha – Cid Gomes traiu o seu partido e acabou sendo derrotado. Desse modo, o valor exato é 35,71, estando aberto Fortaleza. Assim, o futuro eleitoral dos FGs está vinculado a Camilo. Com imagem destroçada, os FGs sequer podem participar de campanhas. Precisam do Governador para eleger na sua sucessão, mais um Ferreira Gomes: o reeleito prefeito de Sobral, Ivo Gomes, ungido desde agora para suceder Camilo. Como se nota, os FGs querem mais oito anos de oligarquia. Falta combinar apenas com o Cariri.

Devassa nas contas de Juazeiro

 Cid Gomes comprovou ser dono do Ceará: bancou na marra e venceu impondo a candidatura de Arnon ao terceiro mandato – seriam dois dele e um do irmão - na Justiça Eleitoral. Não ficou satisfeito.  Articulou e conseguiu retirar a candidatura de Glêdson Bezerra no tapetão. Cid tinha como uma questão de honra à reeleição de Arnon. Contudo, esqueceu que a administração de seu submisso aliado – aceitou todo esse jogo sem contestar nada publicamente, apesar de não concordar, mesmo se beneficiando – estava marcada por denúncias de desvio de dinheiro, superfaturamento e improbidade. Todas essas fraudes investigadas pelo Ministério Público Federal e Estadual e Polícia Federal. Agora, o êxito de Glêdson irá piorar a situação de Arnon. O novo prefeito de Juazeiro terá como primeira ação encomendar uma auditoria das contas e contratos feitos pela atual gestão. O resultado será encaminhado ao MPF e MPE e a PF.

Vitória da influência no Crato

Com a melhor estratégia de marketing do Crajubar, o prefeito Zé Ailton Brasil colou sua imagem no governador Camilo Santana e se deu bem. Zé Ailton não teve vergonha de dizer que a maioria das obras realizadas e as que virão pela frente tem o dedo de Camilo. Mas, não esqueceu de dizer que a influência e amizade são suas. Camilo tem no Crato sua maior aprovação com números que ultrapassam os 90%. O desempenho de Zé Ailton surpreendeu até aliados que estavam distantes da campanha. Zé Ailton venceu com facilidade a sua reeleição.

Camilo e Fernando, dobradinha de sucesso

Decidido a retomar o comando na sua cidade, o governador Camilo Santana, se dedicou exclusivamente à campanha de Barbalha desde a quinta-feira (12). Camilo visitou e conseguiu virar, pessoalmente, vários apoiadores do prefeito Argemiro Sampaio. Camilo se comprometeu e colocou Dr. Guilherme  a assumir compromissos. Quem teve papel preponderante nessa virada eleitoral foi o deputado estadual Fernando Santana. Seu trabalho foi impecável.   O resultado foi surpreendente: uma eleição fácil, frente ao acirramento que se desenhava. Dr. Guilherme teve mais de 2.800 votos de maioria, quando se esperava algo na casa de 300 votos para qualquer dos lados. Argemiro sabe: foi traído por vários de seus apoiadores que permanecem na gestão em cargos de confiança. Feliz com a vitória, Camilo se prepara para seu próximo desafio. Confiante na eleição de Sarto para prefeito de Fortaleza.

Disse me disse...

Ridículo o papel do Ibope nas eleições de Juazeiro do Norte. A última pesquisa divulgada mostrando vitória de Arnon por 12% foi vergonhosa.

O prefeito eleito de Potengi, Edson Veriato, do PSOL, vitorioso com 58,89% dos votos, deve ser convidado a participar da campanha do segundo turno de Guilherme Boulos em São Paulo.

Preso sob acusação de ser o mandante do assassinato do prefeito João do Povo, ex-prefeito Vicente Tomé acompanhou do presídio a vitória nas urnas de Granjeiro de Chico Clementino, cujo vice-prefeito é Kleber Freitas, seu maior inimigo.

A eleição do Crato acabou revelando uma nova liderança na oposição, o médico Aloísio Brasil, que ficou em segundo lugar com mais de 26%.

A derrota enterrou de vez a liderança do ex-prefeito Zé Adega. Se seu filho Arthur quiser continuar na política deve assumir o próprio nome.

A surpresa na eleição cratense foi a professora Zuleide Queiroz, que tirou 10% dos votos e assume o discurso da esquerda, que era do PT.

Novo e cheio de gás, o prefeito Argemiro deve voltar para a oposição em Barbalha. A diferença é que agora terá vida política própria.

Sobre as possíveis traições dentro da sua gestão, Argemiro já avisou: não fará “caça às bruxas”. Vai trabalhar para reconquistar sua base.

Quem deixou Cariri abatido após as eleições de domingo foi Eunício Oliveira. Seu sobrinho Ildsser Oliveira foi derrotado em Lavras da Mangabeira por Ronaldo da Madereira.

Para compensar a dor desse vexame eleitoral, Eunício comemora o fato do MDB ter eleito 17 prefeitos no Ceará.

Desculpe a ignorância, senador Cid Gomes aprendeu que deve respeitar a vontade do povo de Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ