Glêdson e Fernando Santana se enfrentam em primeiro debate na TV
Candidatos participaram de debate eleitoral televisionado pela Rede Bandeirantes
Foto: Erika Souza
Joaquim Júnior
15/08/24 9:30

Glêdson Bezerra (Podemos) e Fernando Santana (PT), candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, participaram de debate eleitoral televisionado pela Rede Bandeirantes nesta quarta-feira (14). Os dois candidatos participaram de discussões relacionadas a temas como saúde, educação, habitação, turismo, meio ambiente, segurança pública e apoios políticos.

Durante o embate, inúmeros questionamentos foram apresentados por ambos os lados. Fernando Santana questionou Glêdson Bezerra o motivo dele não ter construído um hospital e ter retirado Juazeiro do Norte das páginas policiais, assim como prometido na campanha em que fora eleito prefeito da cidade juazeirense. Por sua vez, Glêdson Bezerra questionou o que Fernando Santana teria feito para obter o apoio de tantos políticos, inclusive de potenciais candidatos à candidatura de prefeito de Juazeiro do Norte, que teriam desistido das eleições para apoiá-lo.

Na conversa, Fernando destacou estar ao lado de Camilo Santana, Elmano de Freitas e Lula, respectivamente ministro da Educação, governador do Ceará e presidente do Brasil, e lembrou com frequência do apoio recebido por Glêdson do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em rebate ao oponente, Glêdson afirmou que quem governará o município será o prefeito, e não serão terceiros – o que, por sua vez, Fernando enfatizava a necessidade de apoio político e acusava Glêdson de ter se isolado e perdido apoios importantes.

Durante o debate, os candidatos discutiram inúmeros temas. Entre pontos positivos, Glêdson destacou que, enquanto prefeito, obteve conquistas na Habitação ao afirmar ter sido aprovada a construção de mais de 800 casas no “Minha casa, minha vida”; na saúde, mostrou dados positivos, como alguns do Ministério da Saúde, e citou a entrega de equipamentos, como PSFs que estavam fechados e o Hospital Maria Amélia, além de investimentos voltados aos agentes de saúde e ao pagamento de médicos etc; na Educação, citou a implantação do Programa Educa Juazeiro, citou que Juazeiro foi destaque na Revista Veja entre os municípios que investiram no setor, e destacou a construção de dez novas escolas, reconstrução de outras 50, entrega de 29 quadras cobertas etc.

O candidato Fernando Santana falou sobre a necessidade da valorização humana, e tocou em pontos como a construção do Plano de Cargo e Carreira dos professores, a importância de parcerias, inclusive com os governos estadual e federal, além do diálogo junto ao Legislativo; falou sobre a necessidade da criação de políticas de incentivo ao turismo de Juazeiro, já que recebe mais de 200 milhões de visitantes anualmente, sobre a importância de se voltar ao meio ambiente, com a criação de ações no Parque Ecológico, a exemplo do que é feito no Parque do Cocó, em Fortaleza, e sobre a criação de um plano de segurança.

Considerações finais

Nas considerações finais, Glêdson agradeceu pelo espaço e citou que, ao iniciar a gestão, existia uma dívida de R$ 123 milhões. “Aos poucos, fomos colocando a casa em ordem”, afirmou, ao dizer que Juazeiro subiu dos últimos lugares para os primeiros nos rankings.
Fernando Santana agradeceu pelo debate e disse que é preciso olhar para as pessoas. Citou, novamente, o apoio recebido e, assim como Glêdson, pediu que as pessoas acompanhassem a campanha, que tem início nesta sexta-feira (16), ao dizer que tem o maior e melhor projeto para o povo de Juazeiro.

O debate completo pode ser conferido no canal da Band Ceará, no YouTube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ