JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Glêdson e Elmano buscam harmonia em prol do desenvolvimento de Juazeiro
Governador garantiu envio de recursos para obras em Juazeiro
Foto: Redes sociais
Robson Roque
04/02/25 8:30

A relação tensa entre o Governo do Estado e a prefeitura de Juazeiro do Norte pode mudar, após uma conversa, na última quinta-feira (30), entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). Ao longo do ano passado, as duas lideranças políticas trocaram críticas sobre a destinação de recursos estaduais para o Município. Agora, os dois sinalizam pela harmonia em prol do desenvolvimento da maior cidade do Cariri. Elmano e Glêdson, entretanto, podem ser adversários durante as eleições para o Palácio da Abolição, em 2026.

Glêdson classificou o encontro com Elmano como “um bate-papo descontraído”, em que trataram sobre temas abrangentes. Entre eles, estão segurança pública, infraestrutura, obras estruturantes, educação e transporte de estudantes. “Especificamente sobre os municípios, ele vai nos receber agora, no início de fevereiro. Ele nos disse que pretende ouvir cada prefeito individualmente, para tratar de suas demandas”, comentou o prefeito juazeirense.

A reforma do Memorial Padre Cícero foi o principal entrave entre Glêdson e Elmano. O Governo do Ceará não passou todos os recursos devido a certidões negativas da Prefeitura de Juazeiro, situação que impede o envio de valores para a obra. A gestão municipal nega. O governador, então, disse ter sugerido ao prefeito uma espécie de acareação entre as equipes do Estado e da Prefeitura, para solucionar o impasse. “Agora, vamos esclarecer, porque não tem sentido eu ficar discutindo com o prefeito, ele discutindo comigo, o povo olhando a gente discutindo, e a obra não acontecer. Acho que é o pior dos mundos”, argumentou Elmano. 

O governador ainda ponderou a necessidade de superar “essa conversa de assessor”, e garantiu o repasse de dinheiro para a reforma, além de outras iniciativas em parceria com a prefeitura. “Eu penso que quando conseguimos um recurso para garantir a reforma, esse recurso não é para o prefeito, é para o povo de Juazeiro. Eu não vou, jamais, deixar de mandar um recurso para o povo de Juazeiro, porque o povo de Juazeiro escolheu um candidato que não foi o meu. Eu respeito o voto do povo”, disse Elmano, em entrevista a uma emissora de rádio. 

A conversa entre os dois ocorreu durante um jantar entre o governador e prefeitos e prefeitas das 29 cidades do Cariri. A iniciativa foi o primeiro passo do gestor estadual que, dias antes, prometeu uma maior aproximação com os gestores dos municípios cearenses. 

“Tenho a missão de trabalhar de mãos dadas com as prefeituras para, juntos, avançarmos ainda mais nas políticas públicas. Por isso, reafirmei o compromisso de fortalecer as parcerias entre o Estado e os municípios. O Ceará já é reconhecido por um grande regime de colaboração, que possibilita a implementação de diversos programas que têm transformado a vida dos cearenses”, afirmou Elmano durante seminário organizado pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

A ideia de Elmano é se reunir com blocos de prefeitos, em especial nas cidades em que houve mudança de comando. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais o diálogo para melhorar a vida dos cearenses, independentemente da escolha partidária dos gestores”, revelou o governador. No reduto de aliados, Elmano deve acelerar obras, como a do Canal do Rio Granjeiro, em Crato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE