Jornal do Cariri
Glêdson e Bilinha iniciam diálogo entre Prefeitura e Câmara
Aproximação veio após o afastamento do presidente e do vice da Câmara
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
JORNAL DO CARIRI
30/11/21 0:01

Depois de quase um ano de tensão e muitas crises políticas que levaram a abertura de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e votações polêmicas, com a derrubada de projetos de interesse do Município, os poderes Executivo e Legislativo de Juazeiro do Norte sinalizaram diálogo. A aproximação veio após o afastamento do presidente e do vice da Câmara, respectivamente, vereadores Darlan Lobo (PTB) e Capitão Vieira Neto (PTB), pela Justiça. A linha de diálogo foi aberta pelo presidente interino, vereador Willian Basílio, conhecido como Bilinha (PMN), segundo vice-presidente da Casa, que assumiu com a decisão judicial.

Em entrevista a imprensa, ainda no dia 22, o novo presidente falou da vontade de sentar com o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) para conversar sobre o futuro de Juazeiro e resolver questões pendentes entre os poderes. A conversa acabou acontecendo na sexta-feira (26), onde os dois enfatizaram a necessidade de destravar projetos pendentes na Casa, que são de interesse do Executivo. “Essa Casa tem muito a fazer. Serão muitas discussões e projetos que beneficiam a população de Juazeiro do Norte e temos que dar andamento aos trabalhos”, enfatizou Bilinha.

O novo presidente pretende deliberar, em reunião com o colégio de líderes, para analisar todas as iniciativas que estão paradas nas comissões. “O presidente não faz nada sozinho, se não tiver uma mão para ajudar, uma voz pra ajudar. Nesse momento que estamos passando, de turbulência, a gente tem que focar no trabalho e com a ajuda de todos os vereadores”, disse.

Sobre a reunião, o prefeito Glêdson disse ter gostado da forma como Bilinha se posicionou ante o desafio que tem pela frente. “Isso requer habilidade, já que não houve tempo de fazer uma transição. Ele (Bilinha) não se preparou para exercer um trabalho que ainda não estava no radar dele, no projeto dele”.

Glêdson ressaltou que, mesmo antes dos afastamentos, vinha conversando com os vereadores e recebendo sinalizações positivas. Projetos derrubados recentemente, como a inserção de Juazeiro no Comares (Consórcio de Municípios para a Construção de Aterro Sanitário), que trata da política nacional de resíduos sólidos, e sobre as vagas do estacionamento do Romeirão, que suspende as obras da Arena, ocasionaram prejuízos.
Para o prefeito, a derrubada dos projetos causou um clamor na sociedade. “As pessoas não compreenderam como derrubar dois projetos tão importantes para Juazeiro”. Esses e outros, como a adequação à nova política nacional de seguridade social, devem voltar ao plenário da Câmara nos próximos dias. Glêdson disse que “espera encontrar o ambiente favorável para a aprovação destes projetos importantes para a cidade”.

Os vereadores Darlan Lobo e Capitão Vieira são investigados pela Polícia Civil na operação “Públio Vatínio”, por participação no Jogo do Bicho e, entre outros, fraude em licitação. Os vereadores devem permanecer afastados por 180 dias, mas já anunciaram que estão recorrendo da decisão de primeira instância.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ