O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), esteve em Brasília nesta terça-feira (7). O gestor se reuniu com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para solicitar apoio do ministério para que as obras dos prédios públicos da saúde possam seguir seus cronogramas de execução. O Tribunal de Contas da União (TCU) havia requerido a verba de 910 mil em 2012, após UPA não ter sido construída em cinco anos.
Glêdson destacou que o apoio do governo Federal é indispensável para que as intervenções sigam. Ele disse, entretanto, ter sido informado de que este tipo de aporte só é possível após a conclusão das unidades de saúde. O município reafirmou o compromisso de seguir com as obras.
O prefeito foi aconselhado pelo técnico do Ministério da Saúde a fazer uma solicitação formal de ampliação e reabertura do prazo, mostrando que o prédio é funcional e já está servindo à população. Neste caso, o Ministério credenciaria o equipamento como uma UPA, superando os trâmites burocráticos Durante a pandemia, o local onde deveria ter sido instalado a UPA funcionou como Unidade Covid.