JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Giovanni mostra força na indicação de Nelinho para Abolição
20/06/23 0:00

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, tem mostrado que sua força no Governo do Estado só aumenta. Depois de garantir sua nomeação para dirigir o Hospital Regional do Cariri, inclusive, com a posse programada para a primeira semana de julho, Giovanni conseguiu destravar a indicação do ex-deputado Nelinho Freitas. Giovanni foi o responsável direto pela nomeação de Nelinho como assessor especial do governador Elmano de Freitas, lotado na Casa Civil. Apesar de algumas posições contrárias no PT juazeirense, Giovanni mostra aproximação com Elmano e Camilo, suficiente para ser o nome a ser trabalhado pelo Abolição para disputar a Prefeitura de Juazeiro. Para Giovanni essa a discussão é muito prematura, entretanto é incontestável que, em Juazeiro do Norte, é impossível falar em sucessão sem incluir seu nome. O deputado estadual Fernando Santana já defendeu a inclusão do nome Giovanni como opção governista em várias entrevistas. Nelinho passa a ser aliado de primeira hora e devedor. E um defensor ardoroso da candidatura de Giovanni Sampaio. Essa dobradinha cresce para ser a apoiada pela dupla Elmano/Camilo.

Zé Ailton se credenciou como único a pagar piso
A determinação firme do prefeito Zé Ailton Brasil, de anunciar que pagará o piso das enfermeiras e enfermeiros, além dos técnicos e técnicas em enfermagem, o diferenciou dos 29 prefeitos do Cariri, e o colocou num patamar superior no Ceará, onde apenas 10 prefeitos toparam pagar o piso. E o décimo primeiro, o de Caucaia, aprovou pagar o piso apenas para os servidores contratados, não aceitando respeitar essa lei aprovada pelo Congresso, para beneficiar os contratados e terceirizados. Esse impasse deve gerar mais crise nos próximos dias para os prefeitos do Cariri. O Supremo Tribunal Federal(STF) está analisando e deve decidir ser impossível gerar quem é enfermeiro aprovado em concurso de quem é contratado. Também deve manter piso para a iniciativa privada como um todo e mesmo entidades filantrópicas. O presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE), Júnior Castro, tenta uma saída no Governo Federal. O problema é que os municípios querem que a União pague toda essa conta. E a União quer pagar apenas o complemento. Aí está o impasse.

Germano é o novo presidente do PSOL de Juazeiro
O professor Germano Lima conseguiu o que ninguém avaliava possível, destronar o grupo ligado ao Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte na eleição para a direção do PSOL. O grupo controla o partido há décadas, sem experimentar qualquer avanço eleitoral ou partidário. A vitória de Germano deve oxigenar o PSOL para a eleição do próximo ano. A discussão é que o partido continue tendo candidatura própria e o nome de Germano está entre os mais cotados. O grupo ligado ao sindicato, que tem entre seus líderes o ex-candidato Demontieux Fernandes, já iniciou o movimento de oposição à nova direção, tentando desqualificar o novo dirigente Germano Lima. No seu veículo de comunicação, Demontieux disse que o PSOL será conduzido por um ex-apoiador de Bender e Glêdson. Esse grupo garante que não fechará com a nova direção. Tem tensão agendada para o futuro. Germano Lima tem o apoio das direções estadual e nacional. Está fortalecido para o embate. Controla o PSOL de Juazeiro do Norte.
 
Florisval quer estar na chapa majoritária da base
A disputa pela liderança do projeto governista no Crato está apertando. Disposto a fazer parte da chapa majoritária que disputará às eleições do próximo ano, o presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), bateu o martelo sobre seu futuro: não disputará outro mandato de vereador. O presidente avalia ter dado sua contribuição como parlamentar e que deseja alçar outros voos na política, além de abrir espaços para outras lideranças contribuírem no Parlamento. Florisval não confirma, mas existe uma discussão no seu grupo político para o lançamento da candidatura da sua esposa, a ex-vereadora Nágela Rolim. Florisval, que está no oitavo mandato, busca se viabilizar como alternativa na base do prefeito Zé Ailton Brasil (PT). Mas não descarta, com algumas sinalizações que pode buscar essa parceria fora. Na última semana, esteve reunido com o ex-prefeito Zé Adega. O que foi conversado, não foi revelado. Quem duvida que a sucessão no Crato foi o principal assunto.
 
Zé Ailton apara arestas dentro da família Brasil
Uma reunião marcada para fazer pressão no prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acabou servindo para amenizar uma possível crise no seio da família Brasil. Estavam lá os irmãos Roberto e Antônio, além do primo Júnior Brasil. De cara, deixaram claro alguns nomes que, provavelmente, não teriam o apoio da família para a sucessão do próximo ano no Crato. Ouviram do prefeito que ainda não estava discutindo nomes e que essa decisão passaria pelo ministro Camilo e pelo governador Elmano. Zé Ailton deixou claro que faz parte de um grupo político e que não decide sozinho. Fora disso, garantiu que tudo não passava de especulação. Prometeu, ainda, manter a família informada das discussões, quando elas começarem. Zé Ailton perguntou se algum deles tinha pretensões e deu um conselho: se tiverem corram para se viabilizar. Saiu por cima e pacificou a todos.

Felipe Mota na linha de frente  pelo piso da Enfermagem

O deputado estadual Felipe Mota aderiu à luta dos profissionais da Enfermagem pela efetivação do piso salarial nacional da categoria. O parlamentar foi o único da Assembleia Legislativa do Ceará a participar de uma reunião, no último dia 12, promovida pelos profissionais da Enfermagem. Os outros políticos presentes foram Idilvan Alencar e a Enfermeira Ana Paula, ambos do PDT, entre os deputados federais. Outro encontro estava programado para acontecer no Cariri, nesta segunda-feira (19), mas foi cancelado. O principal entrave para a garantia da remuneração nacional, segundo Felipe Mota, tem sido a imprecisão nos cálculos sobre quantos profissionais cada município tem. Os dados que baseiam a portaria do Governo Federal são de 2021 e, portanto, desatualizados.

Disse me disse…

Quem tem surpreendido quando o assunto é habilidade política é o ex-vice-prefeito de Juazeiro, Luiz Ivan. Tem conversado com todos políticos.

Luiz Ivan tem se reunido com o prefeito Glêdson, com deputado Davi de Raimundão, com o vereador Capitão Vieira e outros. Tem entrando no páreo como conciliador.

Para quem avaliou que o ex-prefeito Ronaldo Mattos tinha recuado das articulações no Crato, se enganou. Ele continua a testar sua liderança.

Ronaldo foi o mentor da reunião entre Roberto e Lucas Brasil com Elsio Batista, presidente do PSDB. Não apareceu nas fotos, mas estava lá.

O vice-prefeito do Crato, André Barreto, acompanhou toda a agenda do deputado federal André Figueiredo no Cariri, na última semana.

Barreto cobrou a garantia do acordo fechado por Figueiredo. A cobrança se dá porque Barreto alega haver um acordo para ele ser o candidato. Só não avisaram o prefeito Zé Ailton Brasil.

Desculpe a ignorância, alguém tem dúvida que se Lula não disputar à reeleição, o candidato do PT ao Planalto deve ser o ministro Camilo Santana?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE