Jornal do Cariri
Gestores falam sobre compra independente de vacinas por municípios
Representantes divergem sobre a compra independente de imunizantes
Foto Agência Brasil
Da Redação
24/01/21 9:25

A quantidade de doses da vacina CoronaVac distribuída até o momento para os municípios é insuficiente para imunizar os caririenses na primeira fase do plano nacional de vacinação, sendo necessário o recebimento de outros lotes de imunizantes, pela Secretaria de Saúde do Estado, para cobrir a demanda. Neste sábado (23), mais 72,5 mil doses de vacina, desta vez da Oxford/Astrazeneca, chegaram ao Ceará e devem ser distribuídas para os municípios nesta segunda-feira (25).

Diante da quantidade insuficiente de imunizantes, alguns municípios sinalizam a intenção de comprar doses de forma independente. É o caso de Barbalha. De  acordo com o secretário adjunto de Saúde de Barbalha, Ádamo Macêdo, havendo os recursos financeiros necessários, o Município pode fazer aquisição da vacina. Entretanto, esta situação ainda está em análise. “A decisão depende de alguns fatores, dentre os quais a disponibilidade de recursos financeiros e a quantidade de vacinas fornecida pela União e Estado”, explicou.

Já a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, afirmou que a recomendação feita pela Associaçao dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) é que a aquisição dos imunobiológicos é de responsabilidade do Estado, juntamente com o Governo Federal. A secretária reforça que, aos municípios, além da elaboração dos planos locais de imunização, cabe a gestão do estoque de insumos, armazenamento e transporte da vacina em estruturas qualificadas.

O secretário da Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, também já havia sinalizado que acha improvável a compra de imunizantes pelos municípios. Outros prefeitos do Ceará, a exemplo do de Maracanau e de Caucaia, também já se manifestaram com a intenção de comprar doses da vacina de forma independente.

Com informações de Juliana Sátiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ