Fundadoras do Grunec recebem títulos de Doutoras Honoris Causa pela Urca
Título é a maior honraria que uma universidade pode conceder
Foto: Instagram/ Urca
Joaquim Júnior
25/09/25 12:15

As gêmeas Valéria Gercina das Neves Carvalho e Verônica Neuma das Neves Carvalho foram agraciadas, nesta quinta-feira (24), com os títulos de Doutoras Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri (URCA). Nascidas no Crato e descendentes de quilombolas do Piauí, elas têm ampla atuação nos movimentos sociais no Cariri e na luta antirracista no Ceará. A homenagem às irmãs, que são fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e do Terreiro das Pretas, fez parte da programação do XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra.

O Grunec foi fundado no ano de 2001 e, desde então, tem atuado em pautas como controle social de políticas públicas, combate ao racismo e fortalecimento da presença negra na vida política e cultural da região. No Terreiro das Pretas, espaço onde moram, localizado na Chapada do Araripe, Verônica e Valéria desenvolvem um trabalho contínuo de formação e acolhimento. Reconhecido como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, o terreiro é palco de atividades educativas, oficinas, rodas de conversa, eventos ligados à ancestralidade e à memória do povo negro do Cariri.

Como destaca a Urca, o título de Doutor (a) Honoris Causa é a maior honraria que uma universidade pode conceder. “A expressão em latim significa ‘por causa da honra’ e é destinado a personalidades que se destacam por sua contribuição relevante em áreas como cultura, educação, ciência ou direitos humanos”, afirma a universidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE