Jornal do Cariri
Fundação Memorial Padre Cícero comemora 34 anos
Em comemoração à data, haverá o corte do bolo a partir das 12h, nesta sexta-fera (22)
Foto: Júnior Silva
Natália Alves
21/07/22 17:00

Nesta sexta-feira (22) a Fundação Memorial Padre Cícero comemora 34 anos de existência em Juazeiro do Norte. Inaugurado em 22 de julho de 1987, com arquitetura inspirada no Memorial JK, em Brasília, o equipamento foi criado para abrigar relíquias e artefatos do sacerdote, que estivessem sob posse de famílias juazeirenses.

O espaço tem mais de 2 mil peças, distribuídas entre mobílias, indumentárias, louças, fotografias, quadros e outros itens que foram do Padre Cícero ou que fizeram parte da vivência dele no município, e que estão divididos entre a exposição e a biblioteca.

Na biblioteca, a coleção é um acervo iniciado pelos pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro. Em seguida, ela passou a ser expandida com doações da população, com curadoria de uma comissão composta por Abraão Batista, Assunção Gonçalves, Daniel Walker, Nair Silva, Monsenhor José Alves, Monsenhor Murilo de Sá Barreto e Renato Casimiro.

O local possui livros, revistas, jornais, fotografias, documentos impressos e manuscritos, que tratam tanto da trajetória do Padre Cícero, como sobre as personalidades que têm relação com a história do sacerdote, servindo de base acadêmica para estudiosos e pesquisadores.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ