JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Fóssil da Chapada do Araripe custa quase R$ 15 mil em site norte-americano
O frete do envio do fóssil para Juazeiro do Norte é em torno de R $1793,01
Foto: Reprodução
Natália Alves
07/02/23 11:30

Cerca de 214 fósseis de insetos retirados do Cariri estão à venda em um portal norte-americano. Uma libélula fossilizada pertencente à Chapada do Araripe custa até 2,9 mil dólares, em torno de R $14.700 mil, na cotação até a última quarta-feira. O inseto é símbolo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado em Santana do Cariri.

A oferta está no portal da Indiana9 Fossils & Prehistoric Fossils, localizado no estado do Missouri, nos Estados Unidos. O site possui outros fósseis de insetos com preços que variam entre R $6 mil e R $8 mil, onde descrevem como "inseto fóssil genuíno" e "autenticidade garantida". O frete do envio do fóssil para Juazeiro do Norte é em torno de R $1793,01.

De acordo com o coordenador do laboratório de paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), Álamo Feitosa, os fósseis são levados do Brasil para o exterior e vendidos, em sua maioria, a baixo custo. Da década de 1970 para cá, mais de 200 mil fósseis foram retirados da Bacia do Araripe ilegalmente, sendo levados para museus da Europa e dos Estados Unidos.

Allysson Pinheiro, Diretor do Museus de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, explica que os fósseis da Bacia do Araripe no exterior enfraquecem a sociedade brasileira em vários aspectos. “Do ponto de vista cultural, esses bens para o Araripe são referências que moldaram a cultura do povo da região. Em relação às visitações, os museus são grandes atrações a partir dos seus fósseis, e os do Araripe são um grande propulsor do desenvolvimento na região, e não estando no seu local de origem dificultam esse processo”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE