Jornal do Cariri
Fortalecendo a base
Madson Vagner
24/11/20 0:00

Articulador de várias candidaturas a prefeito no Cariri, o deputado estadual Fernando Santana, vice-presidente da Assembleia Legislativa, sai desta eleição fortalecido para sua reeleição em 2022. Fernando obteve vitória em pelo menos 10 municípios da região e terá apoio divido em outro. O resultado no Cariri fortalece Fernando para um mandato de presidente da Assembleia para o biênio 2021-2022. Tudo depende da vitória do candidato do PDT em Fortaleza, José Sarto, que é o atual presidente da Casa. Fernando já está em Fortaleza fazendo campanha para Sarto, que disputa e lidera o segundo turno contra o candidato do Pros, Capitão Wagner. No Cariri, Fernando teve participação direta nas vitórias em Altaneira, Assaré, Aurora, Barbalha, Granjeiro, Jardim, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Tarrafas e Antonina do Norte. Agora é esperar 2022.

Bem articulado

A disputa pela presidência da Câmara de Farias Brito, na base do prefeito eleito Deda Pereira, do PDT, está sendo a disputa de um nome só. É consenso que o nome do vereador Flávio Jorge, do PDT, é o mais preparado para comandar o Poder Legislativo. Os outros cinco nomes do partido foram eleitos pela primeira vez. Juntos PT e PDT elegeram seis dos 11 vereadores, tendo a maioria para eleger a nova Mesa. Pela oposição, o PCdoB terá cinco vereadores, o que deixará muito tensa a convivência entre situação e oposição. O próprio Deda estaria convencido de que Flávio, que vai para o terceiro mandato e sempre esteve na oposição ao grupo do ex-prefeito Vandevelder Freitas, é o mais preparado. Se eleito, Flávio quebrará uma longa sequência de nomes indicados por Vandevelder. A oposição ainda não apresentou seu nome para a disputa.

De volta ao poder

Convicto da força que ainda tem em Santana do Cariri, o grupo liderado pelo ex-prefeito Jesus Garcia resolveu apostar no futuro de sua geração. Candidatou e venceu a eleição majoritária com o vereador Samuel Werton, do DEM, seu neto. Jesus foi prefeito por dois mandatos e havia recuado do protagonismo após duas derrotas para a ex-prefeita Danieli Machado, cassada pela Justiça. Dr. Samuel, como é conhecido, teve 41,28% dos votos, vencendo os dois principais nomes da disputa: o prefeito Pedro Henrique, do MDB, que teve 32,07%, e o líder da oposição Vicente Brilhante, que terminou com 26,65%. Juntos na mesma coligação, DEM e PT fizeram apenas três dos 11 vereadores. Apesar da minoria, uma aproximação com o PDT de Vicente, que fez outros três, pode dar maioria a Samuel. O MDB de Pedro Henrique fez cinco vereadores.

Vitória inesperada

A cidade de Altaneira ainda se pergunta o que aconteceu na eleição deste ano. A vitória que reelegeu o prefeito Dariomar Rodrigues, do PT, intrigou quem apostava no desgaste do gestor e na força da oposição contrária à sua candidatura. Dariomar enfrentou e ganhou de todos os ex-prefeitos e mais os empresários da cidade, capitaneados por Palito Mega Som, marido da candidata do PDT, Ana Késia. Durante sua gestão, Dariomar rompeu com todos que o elegeram e comprou uma briga interminável com os professores, ao decidir não dividir os recursos dos precatórios do Fundef. Dariomar venceu com 51,37%, mas está sendo acusado de abuso de poder econômico e político. O Ministério Público Eleitoral investiga a contratação de mais de 500 eleitores no ano da eleição. O detalhe é que a eleição foi definida por 135 votos. Ou seja, à oposição resta o tapetão.

Eleição tranquila

Capitaneada pelo deputado estadual e líder do PDT na Assembleia Legislativa, Guilherme Landim, a eleição de Gislaine Landim, também do PDT, confirma a liderança familiar no Município. Gislaine, que é mãe de Guilherme, teve 61,72% dos votos e o PDT elegeu 11 dos 13 vereadores. Além de Brejo Santo, Guilherme conseguiu vitórias importantes em municípios como Caririaçu, com a reeleição de Edmilson Leite; Porteiras, também com a reeleição do prefeito Fábio Pinheiro; Jati, com a eleição de Mônica Mariano; além de Missão Velha, com a eleição de Washington Fechine; e Milagres, com a eleição de Cícero Figueiredo. Nessas duas últimas, houve apoio coletivo da base governista no Cariri, como o vice-presidente da Assembleia, deputado Fernando Santana, do PT. A expectativa é que essa base comande a eleição de 2022 na região.

Sem acordo

Sem qualquer sinalização por parte da gestão do prefeito de Aurora, Júnior Macedo, em iniciar o processo de transição de poder, o Ministério Público do Estado teve que enviar recomendação para a criação de uma comissão para fazer o trabalho. A mesma recomendação foi enviada ao prefeito eleito Marcone Tavares, do PSD, para indicar nomes para a transição. O chamado clã Macedo, ao qual o prefeito Júnior pertence, ainda não absorveu a derrota para a oposição e estaria demorando a indicar os nomes para o processo. O promotor Luiz Cogan alega que a orientação é para garantir a continuação do funcionamento de serviços públicos como educação, saúde e limpeza pública. Todas as reuniões da equipe devem ser registradas e o grupo deve ser composto por técnicos da confiança do futuro gestor. O descumprimento motivará ações de responsabilização.

Enquanto isso...

... Diante de tantas disputas acirradas no Cariri, chamou a atenção as eleições de Jati, pela facilidade. A candidata do PSD, Mônica Mariano, venceu com 71,39% dos votos, depois do candidato do PSB, Aristóteles Ulisses, desistir da disputa durante a campanha eleitoral. Aristóteles foi substituído por Vilma, que teve apenas 28,61% dos votos.

... Antes da desistência de Aristóteles, a vice-prefeita Mundinha, do PT, também já havia desistido. Para completar, o PSD de Mônica elegeu sete dos nove vereadores, o que deve facilitar seu governo. Mônica foi apoiada pela ex-prefeita Neta Diniz, que pouco apareceu, e pelo deputado estadual Guilherme Landim.

... Bem mais difícil foi a vida do prefeito de Porteiras, Fábio Pinheiro, do PTB, candidato à reeleição. Convencido de que teria uma vitória tranquila, quase foi surpreendido pelo vereador Mundinho Inácio, do PT, que acabou a eleição com 48,22% dos votos. Fábio teve 51,78%, mas a pequena margem coloca Mundinho como uma grande liderança no Município.

... Em Penaforte, a situação foi diferente. Derrotado com uma pequena margem em 2016 para o grupo do ex-prefeito Luiz Celestina, o jovem médico Rafael Angelo, do MDB, deu a volta por cima e derrotou o próprio Celestina, neste ano. Apesar da derrota em 2016, Rafael se credenciou como principal liderança do município, o que, se confirmou agora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ