JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Força-tarefa política garante conexão aérea entre Juazeiro e Fortaleza
Cariri terá voos da Latam após suspensão de operações da Azul
Foto: Redes sociais
Robson Roque
11/02/25 0:00

A região do Cariri não ficará sem conexão aérea com a capital cearense. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, na sexta-feira (7), que a Latam Airlines vai operar o trajeto entre os aeroportos de Juazeiro do Norte, Fortaleza e Guarulhos. Os voos terão, "inicialmente, quatro frequências semanais e expectativa de ampliação", segundo o governador.

O anúncio veio após a Azul Linhas Aéreas comunicar, no mês passado, a suspensão de voos sem escalas entre Juazeiro do Norte, Fortaleza e Recife, a partir do dia 10 de março. A decisão, justificada como "parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda", elevaria os preços das passagens e a duração dos voos.

Tanto o governo estadual quanto a prefeitura de Juazeiro do Norte se mobilizaram para evitar a perda da conexão aérea. O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em Brasília, para tratar do assunto.

“O ministro reafirmou o compromisso de manter os voos diretos para Fortaleza e Recife. A Azul ficou de dar uma resposta no sentido de manutenção dos voos, para que possamos continuar nessa onda de prosperidade e desenvolvimento da nossa região do Cariri, não só de Juazeiro do Norte, mas da região do Cariri”, detalhou Glêdson.  

O deputado federal cearense Danilo Forte (UB) intermediou o encontro entre o prefeito e o ministro. “O ministro se comprometeu a buscar uma solução para o retorno dos voos e garantiu que fará uma visita à região em breve”, declarou o parlamentar.

Importância do Cariri

O acordo firmado entre o Governo do Ceará e a Latam, que também prevê voos entre Fortaleza e Portugal, inclui transferências financeiras do Estado para a empresa privada, via subvenções. “Desde o começo eu disse que, para nós, essa era uma questão crucial, pela importância econômica do Cariri, além do turismo religioso. Então, o Estado, até porque tem uma legislação para tal, estava disposto a fazer o investimento”, explicou Elmano de Freitas. 

O governador acrescentou que manterá diálogos com companhias aéreas “numa perspectiva de sempre buscar aumentar o número de voos”. No entanto, ele ponderou a necessidade de viabilização financeira e demanda para não só ampliar, mas manter as conexões aéreas.

“Todo crescimento de voos, necessariamente, decorre do crescimento da demanda. Isso implica, evidentemente, em aumento de renda das pessoas, de elas terem condições de comprar passagem aérea. O aumento de renda da população viabiliza o crescimento de vários negócios no Estado do Ceará. Esse é um deles”, conclui Elmano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE