Jornal do Cariri
Fogueiras podem agravar doenças respiratórias
Municípios do Crajubar fiscalizam uso de fogueiras
Comércio de fogueiras inibido na tarde desta terça-feira, em Juazeiro. Foto: Divulgação Prefeitura
Da Redação
23/06/20 21:00

Junho é mês de celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. Um dos meses mais animados do ano reúne várias tradições: das comidas típicas às fogueiras que iluminam as noites. Mas devido à pandemia do novo coronavírus, essa tradição terá que sofrer alguns ajustes. Isso porque a fumaça oriunda das fogueiras poder agravar a saúde das pessoas que têm doenças respiratórias, como asma, pneumonias e bronquites. Quem tem doenças respiratórias está mais vulnerável ao novo coronavírus e quem contraiu a doença pode ter o quadro de saúde seriamente agravado por causa da fumaça.

A médica Brena Tavares explica que o bom-senso deve prevalecer em um momento atípico como esse que estamos vivendo. “Nós temos um sistema de defesa respiratório que pode ser alterado em caso de inalação de fumaça. Por mais que seja cultural celebrar São João e São Pedro com fogueiras, nós estamos numa situação atípica. A pandemia continua e pacientes, tanto com doenças respiratórias como com covid-19, podem precisar de respiradores e gerar um colapso no Sistema de Saúde”, alerta a médica.

Em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, as prefeituras municipais proibiram a venda e o uso de fogueiras e estão com equipes nas ruas, para fiscalizar e tomar as medidas cabíveis, em casos de descumprimento da determinação.  

A população pode denunciar pelos números de telefones:

*153 em Crato

*193 em Juazeiro do Norte

*190 em Barbalha

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ