Jornal do Cariri
Foco de preocupação
23/06/20 0:00

Mergulhados na crise do coronavírus, os municípios de Várzea Alegre e Mauriti tomam rumos diferentes, mas não menos preocupantes. Nenhuma das gestões aponta na direção de uma resolução para o aumento exponencial dos casos. Com 38 mil habitantes, Várzea Alegre chegou, no dia 21, a 235 casos e 6 óbitos, o que não desencorajou o prefeito Zé Helder a anunciar a abertura do comércio. Entre os dias 24 e 27, tudo estará aberto. O prefeito não suportou a pressão de comerciantes locais. Na cidade, o comentário é que o próprio Zé Helder espera uma intervenção do Ministério Público barrando a reabertura. Sabe que a decisão é um erro. Em Mauriti, com 46 mil habitantes, a situação não é menos preocupante. Com 167 casos e 7 óbitos, a diferença é que o prefeito Mano Morais não anunciou a abertura, mas também não apresentou ações para conter a crise. A população denuncia omissão frente à gravidade do avanço da pandemia.

Tudo dividido

A base do governador Camilo Santana em Mauriti está mais dividida. Adversários desde as eleições de 2016, PT e PDT ganharam mais um adversário, o PSB. O partido lançou o nome do ex-presidente da Câmara, Missô Marques, para a disputa de prefeito. Missô deve enfrentar o prefeito Mano Morais e o ex-prefeito Isaac Júnior. O ex-vereador apoiou as gestões de Isaac Júnior e foi o principal articulador para a eleição do ex-prefeito Evanildo Simão. Essa ligação com o PT acabou gerando especulações. Uma delas é que seria o plano “B” petista, em caso de impedimento de Júnior. Missô descarta a possibilidade e garante: é candidato, independente de Júnior. Apesar da divisão, a base governista deve se manter o poder. A oposição ao Governo no Município também está dividida. Felizardo, do Pros, e Turica, do PSL, têm pré-candidaturas independentes.

Herança política

A base de apoio do prefeito assassinado de Granjeiro, João do Gregório, parece se dividir em busca da sua herança política. Pelo menos três pré-candidatos ligados ao mandado do ex-prefeito se lançaram para a disputa deste ano. O primeiro a perceber o vácuo político foi o ex-vereador Chico Clementino, que se colocou no dia 18. O ex-vereador foi seguido pelo ex-assessor de João Gregório, Kleber Freitas, que anunciou a pretensão no dia seguinte. O mais recente anúncio foi do vereador Almir Soares, no dia 24 deste mês. Se a divisão não for parte de uma estratégia e perdurar até a campanha, há uma grande possibilidade de facilitarem a vida política do atual prefeito Ticiano Tomé. Claro, se Ticiano puder ser candidato à reeleição, já que está na linha de investigação da morte de João Gregório. Apesar das muitas opções, na cidade há um clima de desânimo eleitoral.

Sonho adiado

O ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, terá que adiar sua pretensão de disputar a Prefeitura mais um pouco. Foi negado o  pedido de nulidade da sessão da Câmara que desaprovou suas contas de 2006, 2007 e 2008. Sobre o julgamento no Legislativo, realizado em dezembro de 2016, o ex-prefeito alegou não ter sido comunicado e, por consequência, não ter o devido direito à ampla defesa e ao contraditório. A decisão mantém Carlos Macedo inelegível para a eleição municipal deste ano, mas sua defesa disse que vai pedir uma reconsideração da decisão. Segundo o advogado Luciano Daniel, há documentos importantes que acabaram não sendo levados em consideração no processo. Além disso, deve ser apresentado nova documentação comprobatória. Ou seja, apesar da decisão, Carlos Macedo, continua acreditando. Ou seria sonhando?

Tentando explicar

A prefeita de Potengi, Alizandra Gomes, enviou nota a esta coluna, onde tenta explicar a ação ao Tribunal de Justiça do Estado, para derrubar uma Lei sancionada por ela. A nota, que não está assinada, aponta a crise do coronavírus e a fiscalização do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado como motivações para a ação. Disse que diante da situação, orientada por assessores, resolveu submeter a situação ao Tribunal, a quem considera isento para decidir. Mas, a nota também ataca: “não pode aceitar que a opinião pública e a população em geral sejam ludibriados por pessoa de má fé, sob o manto do anonimato, que propagam mentiras”. Apesar da afirmação, a lei foi sancionada por ela, que depois recorreu à Justiça para derrubá-la. A nota garante que a gestão valoriza o servidor, em especial, os da saúde.

Saiu com grandeza

A estudante Ana Maria, filha do casal de ex-prefeitos de Jardim, Fernando Luz e Analeda Sampaio, apareceu nas redes sociais assumindo o erro por ter se cadastrado no auxílio emergencial. Disse ter se enganado, sobre ter direito, já que é estudante e não tem renda fixa. Ana Maria, disse também ter sido responsável pelo cadastro da sua mãe, Analeda. Ela garante que não usou o dinheiro e que vai devolver. Já estaria tentando cancelar os cadastros. Apesar da atitude louvável, Ana Maria não deixou por menos a sua posição política e mandou recado ao prefeito Aniziário Costa, pedindo que ele mandasse seu irmão, Anisivanio Costa, devolver o auxílio emergencial que está recebendo. Já o irmão do ex-prefeito, Fernando Luz, conhecido como Joãozinho, disse que está recebendo e vai continuar. Apesar de ser engenheiro, ele garante não ter renda. Ana Maria foi grande.

Enquanto isso...

... Ainda em Jardim, Anisivanio Costa, irmão do prefeito Aniziário Costa, gravou vídeo rebatendo as críticas da filha de Fernando Luz, Ana Maria. Anisivanio é agricultor, analfabeto, não tem emprego fixo e, segundo ele, precisa do auxílio emergencial. Sua postagem, nas redes sociais do irmão e de amigos, superaram as 10 mil visualizações. Anisivanio não tem rede social.

... O prefeito Aniziário tem repercutido o vídeo do irmão para mostrar, segundo ele, sua origem humilde, além do respeito ao cargo público. Aniziário disse que, apesar de ser prefeito, o irmão nunca fez parte dos quadros da Prefeitura, seja em cargos de indicação, contrato ou prestação de serviço. É esperar o próximo capitulo do embate.

... Em Missão Velha, o debate é sobre o recesso parlamentar. O vereador Eduardo Honorato sugeriu a suspenção das férias agendadas ainda para este mês de junho. Para o vereador, a crise exige que a Câmara se mantenha atenta às discussões necessárias ao enfrentamento da pandemia. Honorato diz que não é hora de vereador tirar férias.

... O debate levantado por Honorato tem como base a avaliação de especialistas que apontam uma curva ascendente na região do Cariri, o que inclui Missão Velha. Ele cita a importância de acompanhar e fiscalizar as ações do Executivo, com relação à aplicação de recursos contra o covid-19. O presidente da Câmara, Nairton Macêdo, foi contra a proposição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ