Festival Unaé inicia nesta quinta (26) com programação gratuita
Evento é realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Foto: Joaquim Júnior
Joaquim Júnior
26/10/23 14:00

Entre quinta (26) e domingo (29), o Festival Unaé é realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato. Em alusão a “Unaé”, que vem da língua Kariri e significa sonhar, o evento convida todos para que embarquem nesse sonho. A programação, que inclui mais de 50 atividades, é 100% gratuita. Ao todo, serão mais de 50 horas de programação cultural, com 25 atrações musicais e três exposições fixas. Além dos shows musicais com tradutores de libras e performances, o festival contará com assistentes para dar suporte ao público com deficiência, intérpretes em quase toda a programação e visitas guiadas acessíveis às exposições.

Nomes do Cariri, a exemplo de João do Crato, Abidoral Jamacaru e Pachelly Jamacaru, estão confirmados entre as apresentações musicais do evento, que também contará com inúmeros artistas de outros estados, a exemplo de Liniker, Luedji Luna e Francisco El Hombre. Toda a programação é gratuita.

Américo Córdula, diretor geral do festival, conta que o evento surgiu para apresentar o CCC ao mundo. “Pensamos em mostrar para a região o que nós temos de diversidade cultural por meio das artes cênicas, das artes visuais, das danças, da cultura tradicional, do teatro, da música e, com isso, mostrar este imenso território que dialoga com outras expressões do Nordeste e do Brasil, numa festa que busca mostrar que sonho nós temos para esse Cariri”, sintetiza, ao dizer que a ideia é que todos sonhem junto o Centro Cultural, circundado pela Chapada do Araripe.

Dessa forma, a programação vai contemplar os fazedores de cultura do Cariri cearense e de outros do Nordeste e do Brasil, que vão se apresentar nos palcos de música, teatro e dança, conversando com ações que já são realizadas. Entre elas, exposições já inauguradas no mês de agosto, como Encarnado, de Efrain Almeida, e Terra em Transe, com curadoria de Diógenes Moura. A exposição “HÃHÃW: Arte indígena antirracista” ressoa vozes de 21 artistas indígenas de diferentes etnias e contextos brasileiros, entre elas as caririenses Barbara Matias Kariri e Vivi Kariri.

Como lembra Rosely Nakagawa, diretora do CCC, o parque foi a primeira área aberta ao público à época da inauguração do equipamento, em 2022. “Já nas primeiras semanas, a gente recebia, nos finais de semana, aos sábados e domingos, cerca de mil pessoas. A adesão da comunidade foi imediata. A nossa responsabilidade agora é alcançar os municípios vizinhos, que são 29”, conta, ao mencionar haver programas de formação, aproximação, intercâmbio e pesquisa em desenvolvimento. “E este é apenas o começo de uma jornada longa. O Centro Cultural tem a responsabilidade muito grande de ser um centro de convergência e difusão dessa grande diversidade cultural, natural e étnica do Cariri”, relata. Como enfatiza Rosely, o Festival Unaé é um convite para uma prática, para sonhar, para estender o limite imposto pelo cotidiano que impõe uma rotina.

No festival, além dos espaços do CCC, haverá o Pequeno Palco, que é um teatro de arena equipado para espetáculos menores; o Palco da Oralidade, onde os artistas da cultura urbana, hip-hop, poesia e slam vão realizar suas apresentações em um espaço ao ar livre; e o grande palco, chamado Mestre Azul, onde ocorrerão os shows da noite, que vão trazer as expressões do Cariri, do Ceará e nacionais. Haverá, ainda, apresentações como o Toré Indígena dos Cariri e o encontro de maracatus e afoxé.

Confira, abaixo, a programação desta quinta-feira (26):

16h às 16h 30

Toré do Povo Kariri de Poço Dantas

Local: Terreiro das Artes/ Livre

16h30 às 18h30

Abertura da exposição

HÃHÃW: Arte indígena antirracista

Local: Átrio/ Livre

17h às 18h

Banho de ervas e escalda pé para o autocuidado

Com Ana Lígia Neves e Tarsila Guimarães

Local: Bosque/ Livre

17h às 18h30

Opereta Popular Canto de Reis

Com Grupo Terra

Local: Terreiro das Artes/ Livre

18h às 18h30

Cabeça Cabaça

Local: Palco Tereza Kariri/ Oralidades Urbanas / Livre

18h30 às 19h30

Souto MC

Local: Palco Tereza Kariri/ Oralidades Urbanas / 14 anos

18h30 às 20h

Espetáculo “Poeira”

Com Grupo Ninho de Teatro

Local: Pequeno Palco/ 18 anos

20h às 20h30

Cerimonial de abertura

Local: Palco Mestre Azul/ Livre

20h30 às 21h30

Pandeiro do Mestre

Local: Palco Mestre Azul/ Livre

21h30 às 21h50

DJ Letícia Holu

Local: Palco Mestre Azul/ Livre

21h50 às 22h

Video Mapping

Com Valentino Kmeett e Fluxo Marginal

Local: Fachada CCCariri/ Livre

22h às 23h

Cátia de França apresenta “50 anos de pisada” Local: Palco Mestre Azul/ Livre

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ