JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Festival Sérvulo Esmeraldo 95 é realizado em Crato
FSE tem programação gratuita até 3 de novembro - após, programação segue on-line
Foto: Allan Bastos
Joaquim Júnior
02/11/24 9:30

Até domingo (3), o Crato recebe a quinta edição do Festival Sérvulo Esmeraldo, o FSE 95. Posteriormente, entre os dias 9 e 30 de novembro, a programação segue com bate-papos on-line. A programação gratuita inclui masterclasses, oficinas, exposições, vivências ambientais e culturais no Cariri cearense, que reúne grandes nomes da arte contemporânea brasileira.  As oficinas deste ano têm à frente Siron Franco (GO), Berna Reale (PA), Rivane Neuenschwander (MG) e Pedro Motta (MG) com Kátia Lombardi (MG), residentes artísticos.

Com o tema "Venha Somar", o festival celebra a memória de Sérvulo Esmeraldo e pauta a alegria, o conhecimento, a educação, a percepção e o afeto presentes na obra do artista, natural de Crato, que completaria 95 anos em 2024. Como aponta a organização do FSE, o evento fomenta e promove as artes visuais, com ações de formação artística e de público. As Residências Artísticas norteiam a programação que envolve exposições, oficinas, palestras e vivências ambientais de forma presencial, além de bate-papos virtuais e, este ano, vem com forte apelo para o Meio Ambiente e a questões ligadas ao ecossistema do Cariri.

A abertura oficial do FSE95 contou com a abertura da exposição Terra Profanada, assinada por Siron, no Centro Cultural do Araripe (antiga Estação do Trem), no Largo da RFFSA – Centro, que fica em cartaz até 30 de novembro. As masterclasses e oficinas com os artistas residentes serão realizadas até o dia 3, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da URCA, no Crato, totalizando 20 horas/aula. Os participantes selecionados que tiverem frequência de 80% receberão certificado da URCA.

Por sua vez, os bate-papos na web, intitulados Porque o Cariri Encanta..., reúnem Siron Franco em conversa com o jornalista Ruy Lima sobre Arte e Meio Ambiente; o artista têxtil e performer Alexandre Hebert com a estilista Ariane Morais versam sobre As Linhas do Tempo, abordando moda, arte e ancestralidade; a arqueóloga Heloísa Bitú (IAC/FGG/URCA) com a artista visual e professora Ana Cláudia Assunção falam sobre Arqueologia e Pintura, e o paleontólogo Álamo Feitosa (Geopark Arararipe/URCA) com o professor Mauro Oliveira (Pirambu Innovation) discutem sobre Paleontologia e Inteligência Artificial.

 O Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, que promove atualmente a exposição Esse é Sérvulo Esmeraldo, também vai ser palco da pré-estreia do curta-metragem Mulher Barco, do fotógrafo, professor e realizador audiovisual Tibico Brasil, sobre a escultura La Femme Bateau.

O Festival Sérvulo Esmeraldo é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio das galerias Estação, Raquel Arnaud e Multiarte; além das parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da PROEX e do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau; da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri e do Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante; e do Sistema Fecomércio CE, por meio do Sesc, que possibilita a apresentação musical de Daniel Medina  na abertura do FSE 95.

Com informações da Assessoria do FSE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE