Jornal do Cariri
Festival celebra obras de artista cratense
Programação é gratuita
Foto: Divulgação
Luan Moura
06/09/21 17:58

Com o tema "O Crato no Mundo", o Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 91) será realizado no Crato entre os dias 09 a 30 de setembro. A programação celebra o legado do artista em obras públicas, contemplando uma exposição ao ar livre no Largo da RFFSA, exibições de documentários da série Museus a Céu Aberto, também ao ar livre, o webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes e cursos virtuais.

A curadoria é da fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE), Dodora Guimarães, e do curador Marcus de Lontra Costa, com colaboração do artista plástico e educador, Paulo Portella Filho. O FSE 91 é uma iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo que, por meio do fomento à formação, difusão e promoção das Artes Visuais, contribui com a dinâmica da arte contemporânea no Crato e região. Realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Toda a programação é gratuita.

Exposição, arte-educação e exibição de documentários ao ar livre. Durante todo o período do Festival, o Largo da RFFSA, área mais central do Crato recebe a mostra Sérvulo Esmeraldo: O Crato no Mundo, que irá reunir um conjunto de 12 obras públicas icônicas de Sérvulo Esmeraldo reproduzidas a partir de fotografias de Gentil Barreira impressas em grande formato, que podem ser vistas a longa distância. Ao tomar muros, fachadas e edificações, a proposta é intervir na paisagem urbana e causar grande impacto visual para atrair o olhar da população que vive, trabalha ou visita o local, um dos mais movimentados na cidade. Duas esculturas de natureza efêmera complementam a exposição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ