Festival Canto de Reis encerra edição com lançamento do livro Relicário de Memórias
Obra reúne registros do espetáculo Opereta Popular Canto de Reis
Foto: Jarbas Oliveira
Joaquim Júnior
28/09/26 14:00

Nesta terça-feira (29), o auditório do Banco do Nordeste Cultural, em Juazeiro do Norte, recebe o lançamento do livro “Relicário de Memórias - Opereta Popular Canto de Reis”. O evento marca o encerramento da edição do Festival Nacional de Culturas Populares e Tradicionais - Canto de Reis deste ano. A mesa contará com a presença da organizadora do livro Rosiane Bezerra de Oliveira, popularmente conhecida como Dane de Jade, e os convidados  Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, e Elizabeth Fernandes, idealizadora do festival.

O livro, que nasceu a partir do espetáculo Opereta Popular Canto de Reis, desenvolvido  no Festival Canto de Reis e apresentado na edição de 2019, sob direção de Dane de Jade, é descrito pela autora como “uma ferramenta de encantamento e de permanência para o patrimônio”.

Na época, o espetáculo reuniu mestres e mestras de reisado, músicos e atores, e o processo criativo permitiu a documentação das partes cantadas, das encenações e melodias. De acordo com Dane, a obra é fruto de uma urgência vivida nos terreiros de tradição: “o reisado não pode depender só da memória oral para sobreviver, porque a oralidade está sendo atropelada pela falta de tempo e de escuta.”

O livro integra uma série de atividades do festival voltadas à Educação Patrimonial, levando o conhecimento do reisado para as escolas. A obra, que foi distribuída anteriormente em versão on-line para professores da Rede Pública de Ensino de Juazeiro do Norte durante o Seminário de Educação Patrimonial, será distribuída após o lançamento em bibliotecas das escolas municipais de Juazeiro do Norte.

O evento é uma realização da Betha Produções e da Associação dos Voluntários para o Bem Comum (AVBEM), e produção da Associação Movimentos. Ele conta com o patrocínio da Enel e com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura n° 18.012 de 1° de abril de 2022). 

Lançamento do ‘Relicário de Memórias Opereta Popular Canto de Reis’

Data: 29 de setembro, às 18h

Local: Banco do Nordeste Cultural (R. São Pedro, 337 - Centro, Juazeiro do Norte)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE