Jornal do Cariri
Fernando Santana é opção do PT ao Abolição
21/06/22 0:00

O impasse na aliança PDT-PT só cresce para a irritação do senador Cid Gomes, que acreditava estar tudo acertado com a reeleição da governadora Izolda Cela. Ciro Gomes rompeu o acordo que tinha firmado com Camilo e Cid como testemunha, e lançou a candidatura de Roberto Cláudio a governador. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, veio a Fortaleza na quarta passada, 15, e acabou de incendiar a união entre PDT e PT, cantando uma música do ex-governador Garotinho, do Rio de Janeiro, para defender Roberto Cláudio: “o melhor prefeito vai virar governador”. O refrão irritou profundamente ao PT, a Camilo e ao presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Houve até bate-boca de Lupi com Evandro Leitão. Hoje, o rompimento do PT com PDT é admitido. Hipótese que era descartada até Ciro atropelar Camilo. O PT tem quatro candidatos, caso os FG não recuem de Roberto Cláudio: José Guimarães, José Airton, Elmano Freitas e Fernando Santana. A escolha do candidato do PT ao Abolição, com a briga com os FG, será de Lula e Camilo, ouvindo Guimarães.

Camilo modera discurso de racha

Mesmo indignado com traição de Ciro ao acordo firmado com ele, sempre com o testemunho de Cid Gomes, Camilo Santana tem moderado o discurso de racha. Tem manifestado o apoio à aliança embutidas as suas entrevistas. Mesmo estando chateado com a rasteira que Ciro tentou dar nele, Camilo e na governadora Izolda Cela. Nesta segunda, 29, em Tauá, onde recebeu título de cidadão, Camilo ressaltou a importância da aliança PDT-PT não ser rompida, para o Ceará continuar no rumo certo do crescimento e qualificação de sua população. Mas, na dúvida, Camilo levou em sua comitiva a Tauá, o deputado Fernando Santana, que cresce como alternativa dentro do PT para disputar o Abolição, se não houver recuo dos FG em impor à candidatura de Roberto Cláudio. Fernando Santana seria candidato abençoado pelo Cariri e com densidade eleitoral no Ceará todo, por ser o candidato de Lula.

Cid Gomes se mantém silencioso no confronto

Camilo Santana conhece Cid Gomes. Os dois permanecem amigos e se respeitado muito. Diferente de Ciro, que não trata bem Camilo. Esse comportamento tem irritado Camilo, porém não reage publicamente mostrando sua insatisfação. Faz tudo isso para preservar a amizade dele com Cid Gomes. Camilo tem conversado com Lula sobre a sucessão cearense. Quem também conversou com Lula no último final de semana foi Eunicio Oliveira. Disse ao presidenciável petista aceitar ser candidato a governador. Agora, falta Camilo e o PT decidirem o que vão fazer. Uma possibilidade para acabar com todos os atritos é Cid Gomes aceitar ser o candidato do PDT ao Governo do Ceará. Aí, Camilo apoia e trabalha para elegê-lo. Cid não gosta de sofrer pressão, mas recuperado da covid, precisa iniciar esta semana o diálogo com os partidos da base governista, sob pena de sua implosão. Hoje, o único nome que unifica é Cid Gomes, pois Ciro veta reeleição da governadora Izolda e o PT veta Roberto Cláudio.

Glêdson sem candidato ao Abolição e Planalto


 O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, surpreendeu ao declarar que não decidiu ainda quais serão seus candidatos ao governo do Estado e à presidência da República. A afirmação, feita no dia 15, na entrega do título de cidadão juazeirense ao ex-governador e pré-candidato ao Senado, Camilo Santana, foi um balde de água fria na oposição liderada por Capitão Wagner. Glêdson criticou indiretamente o presidente Bolsonaro e o PT de Lula, ao dizer que não vê no futuro, melhores dias para o Brasil com essas duas opções de voto para Planalto. Para a oposição, a situação piora ao ver que Glêdson já declarou voto em Camilo para o Senado, Fernando Santana para estadual e tem conversado com Eunício Oliveira, Carlos Macedo e Rafael Branco para federal. Para amenizar o impacto da declaração, Glêdson disse que toda sua atenção está voltada à gestão de Juazeiro. Ficar no muro só fragilizará a administração Glêdson.


Arnon deixou barraqueiros com nome sujo

O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, terá muito trabalho para explicar aos barraqueiros porque seus nomes foram parar na dívida ativa do Município. Ao procurarem a administração municipal, na atual gestão do prefeito Glêdson Bezerra, para requerer a gratuidade no Juaforró, os trabalhadores descobriram que estavam com o nome sujo. Arnon declarou a gratuidade nos eventos municipais, mas nunca formalizou o não pagamento. Depois, teve que incluir os débitos na dívida sob pena de tirar do bolso ou responder por improbidade. A inadimplência impedia a adesão à gratuidade no Juaforró e para resolver o problema dos barraqueiros, Glêdson teve que fazer um Refis com 90% de desconto. O problema para Arnon é que o caso será denunciado ao Ministério Público.

Leitão questionado sobre uso de Parque


O pré-candidato a deputado estadual Leitão Moura, sogro do senador Cid Gomes, tem um problema pela frente. Ele deve ser questionado pelo Ministério Público do Estado por uso indevido do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Leitão realiza uma festa semanal, conhecida como Forró dos Velhos, nas dependências do Parque, sem qualquer compensação ao Estado. A liberação é dada pelo presidente da Associação dos Criadores (Accoa), conhecido como Pedro, que gerencia o espaço e que foi indicado por Leitão. Para piorar a situação, os promotores querem saber porque é cobrado ingresso e há desconfiança de autopromoção eleitoral. Leitão tem mostrado tranquilidade sobre o assunto. Diz que o projeto é social e o ingresso, simbólico, é apenas para cobrir os custos. Esse atrito do MPCE com Leitao Moura está sendo visto por seu genro, Cid Gomes, como uma forma de atingi-lo.

Disse me disse:


E o pré-candidato Leitão Moura não sai de Fortaleza. São consecutivas reuniões com o senador Cid Gomes, seu genro e padrinho político.

Cid tem colocado Leitão frente a frente com lideranças de todo o Estado para fechar apoio. Cid está empenhado em eleger Leitão para a Assembleia.

Quem esteve no Cariri no fim de semana foi o pré-candidato ao governo, Mauro Filho. Visitou empresários e lideranças políticas.

 No sábado, Mauro esteve com o ex-prefeito de Juazeiro, Manoel Salviano, que prometeu apoio e o levou a empresários do Cariri.

No Cariri, deputados ligados aos irmãos Cid e Ciro Gomes articulam uma série de eventos com a presença de Roberto Cláudio, para o mês de julho.

Desculpe a ignorância, senador Cid Gomes aceitará ser o tercius na guerra interna do PDT?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ