Jornal do Cariri
Fase de transição para flexibilização entra em vigor no Cariri
Indústrias de calçados e construção civil são setores que retornam ao funcionamento. Horários diferenciados e menos funcionários integram medidas.
Semana de testes para flexibilização tem início nesta segunda (1º). - Foto: Ascom/Juazeiro
Joaquim Júnior
01/06/20 10:33

O novo decreto apresentado pelo Governo do Estado aponta o dia de hoje, 1º de junho, como o primeiro da fase de transição para a flexibilização no Ceará. O Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais contempla 17 setores. Seguindo o exemplo, prefeituras do Cariri deram início à divulgação da continuidade de seus planos contra a covid-19. Juazeiro do Norte apresentou, neste domingo (31), um decreto que estabelece a retomada responsável e gradual de setores produtivos. Paralelo a isso, continuam em vigor as orientações ao isolamento social e ao uso de máscaras em locais públicos.

Com o decreto municipal de Juazeiro do Norte, alguns setores do comércio e da indústria retomam as atividades esta semana. Na fase de transição, no município, ocorre a liberação da operação das indústrias de calçados, metalmecânica e construção civil. O funcionamento deve abranger entre 20% e 30% dos empregados. Além disso, está permitida a abertura de lojas de material de construção, imobiliárias, óticas e salões de beleza, dentre outros estabelecimentos, com até 30% do trabalho presencial e horários diferenciados.

Conforme apresentado pelo Governador Camilo Santana, com o início da fase de transição ocorrerá monitoramento diário, em todo Esrtado, para que se avaliem alguns fatores: taxa decrescente de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados ao tratamento da covid-19, internações, óbitos pela doença e territorialidade dos casos. Após a fase de transição, que acontece em sete dias, terá início a primeira fase, com a liberação do 1º grupo de atividades, que deve durar ao menos 14 dias. Ao todo, os grupos foram divididos em quatro fases e todas obedecerão o prazo mínimo, assim como os critérios de transição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ